Quer conhecer as 10 melhores profissões autônomas que trazem resultados com pouco tempo de preparo? Então confira esta lista que preparamos e aprenda como ter resultados incríveis ainda este ano.

Ser um autônomo para muitos pode parecer algo um tanto quanto pejorativo ou informal. Afinal de contas, ainda estamos paralisados na ideia de que para ter uma boa qualidade de vida é necessário ter uma carteira assinada.

Mas se engana quem tem estabilidade contando só com um salário fixo todo mês. Já parou para pensar que a maioria das pessoas têm uma quantidade todos os meses que cai no dia certo, porém nunca para de reclamar que falta dinheiro?

O trabalhador autônomo tem uma vantagem, ele não precisa se limitar por uma meta, ou então simplesmente pagar as contas. Assim que ele consegue atingir uma certa estabilidade de remuneração, pode simplesmente se empenhar mais para aumentar a renda.

Enquanto isso, a pessoa que trabalha com um regime fixo dificilmente consegue aumentar seu salário quando deseja ou precisa. Normalmente recorrem a empréstimos e crédito para pagar imprevistos, mas isto tem um alto preço depois.

E dentro das profissões autônomas mais lucrativas a área da prestação de serviços acaba sendo a melhor de todas.

Hoje resolvi te trazer um guia não com uma, nem duas, mas dez das melhores opções para você iniciar uma profissão. E o melhor, selecionei aquelas que precisam de menos tempo de preparo, para que se possível você comece ainda este ano.

Vamos conferir?

Por quê prestação de serviços?

Primeiramente eu gostaria de indicar porque prestar serviços acaba sendo uma das melhores saídas no longo prazo. Assim você pode se motivar um pouco mais para escolher o melhor caminho.

Então, entre os motivos principais está a facilidade em aprender algo, que muitas vezes só vai exigir um computador ou mesmo algum curso simples.

Sem contar o fato de que muitas profissões nem ao menos possuem um curso de educação formal de nível técnico ou superior. Por isso, é uma maneira rápida de se dedicar a algo que trará bons resultados no futuro.

Outro ponto que podemos listar é o baixo investimento inicial, que mesmo quando ocorre acaba sendo voltado para ferramentas, que no desespero podem ser prestadas.

Lembrando também que grande parte dessas atividades podem ser feitas dentro de casa, em regime Home Office. Algo que diminui a perda de tempo com deslocamentos e muitas vezes aumenta o conforto do trabalho.

Por isso, o foco das 10 principais atividades estão dentro deste nicho mais abrangente.

Profissões autônomas lucrativas: 10 melhores

Antes de começar só gostaria de dizer que cada um tem seu gosto, então tudo bem se nenhuma opção te interessar imediatamente. Neste caso, basta que você vá até o comentário e peça uma parte 2, quem sabe não acerto seu gosto e suas habilidades?

Conto com você, e dito isto, vamos à lista!

pedreiro-profissoes-autonomas-lucrativas

1 – Pedreiro

Esta é uma das opções mais básicas e interessantes que muitos acabam esnobando por motivos pouco justificáveis. O fato é que o ramo da construção civil é um dos mais fortes dentro do nosso país e do mundo todo.

Sejam edificações difíceis, com muitos detalhes preocupantes e até mesmo a necessidade de alguma tecnologia especial, sempre há uma necessidade de mão de obra latente.

Assim, como sendo uma região pobre ou rica, a construção civil precisa ser feita, afinal de contas, temos que morar em algum lugar, não é mesmo?

Embora hajam alguns cursos técnicos na área, você pode aprender o básico através de trabalho supervisionado. Muitos começam com auxiliares, os famosos serventes de pedreiro.

É uma profissão que exige muito trabalho braçal, e pode ser muito pesado para quem tem um estilo de vida sedentário. Entretanto, é possível pegar o jeito com o tempo.

Por incrível que pareça a habilidade manual, pontualidade e dedicação são os pontos mais importantes. Com estes fatores ao seu favor, vai ser bastante fácil encontrar trabalho, e para quem está parado, até mesmo o cargo de servente pode ter uma renda interessante.

Com o tempo, se tornando um pedreiro profissional e depois até mesmo um mestre de obras, é possível ter salários superiores ao de pessoas formadas em um curso de nível superior.

Tudo começa com vontade de aprender e dedicação, o que torna uma primeira opção válida e bastante simples.

motorista-de-aplicativo

2 – Motorista

Embora a profissão já seja um tanto quanto antiga, é possível notar que ganhou uma popularidade enorme com aplicativos como o 99 e o Uber.

O motorista é um profissional que alguns consideram um luxo desnecessário, e sim, nem todos irão ter dinheiro para pagar um motorista fixo. Mas isto não significa que a profissão seja luxuosa.

Várias pessoas, quando viajam em grupo, resolvem contratar um motorista, pois é mais confortável e barato do que uma passagem de ônibus para 4 pessoas, por exemplo.

O melhor de tudo é que para começar a atuar você precisa somente de uma carteira de habilitação.

Ter um veículo próprio traz margens de lucro muito maiores, mas também tem seu preço. Até porque carros antigos não poderão ser utilizados em aplicativos e fazer um taxi de maneira clandestina além de criminoso é perigoso.

E claro, dificilmente irão querer alugar um carro desgastado e desconfortável. Isso sem contar que carros velhos podem trazer uma necessidade de manutenção muito acima do normal.

A estratégia adotada por muitos é trabalhar de maneira regular através de aplicativos e fazer contatos para viagens particulares. Às vezes alguma pessoa de maior importância acaba requisitando seus serviços de maneira integral, o que também é positivo.

Se você tem uma grande habilidade para dirigir, é possível até mesmo fazer cursos e tirar uma habilitação de categoria superior. Isto fará com que você possa investir em vans e até mesmo ônibus e caminhões.

São opções mais interessantes para valores e lucros maiores no longo prazo.

3 – Programador

Se existe uma área que está em grande demanda, sem dúvida nenhuma é a área do TI. Lembrando que TI é a abreviação de Tecnologia da Informação, e não Técnico de Informática.

Basicamente, um programador terá várias vertentes onde pode atuar, que vão desde o desenvolvimento básico, o suporte e até mesmo a testagem de software. Alguns se dedicam a protocolos de segurança e redes, trabalhando com a infraestrutura e Dev Ops.

Temos a opção de analisar todos os dados envolvidos em um sistema ou programa, e com isso tirar conclusões que sejam positivas para a empresa.

Seja como for, é importante ter em mente que nem todas as empresas hoje em dia exigem algum tipo de faculdade no currículo. Até porque a maioria dos trabalhos exigem conhecimentos que você não aprenderá em um curso superior.

Para ter habilidades de verdade e ter uma carreira incrível de programador, o que você precisa mesmo é estudar. Existem vários cursos disponíveis na internet e a maioria deles não irá requisitar muito tempo para concluir.

Uma indicação que eu dou é que você escolha entre as áreas programação a seguir para não ficar perdido com a grande quantidade de conteúdos:

  • Desktop
  • Mobile
  • Web

Entretanto, a ideia por trás de todas estas áreas é a mesma, e com um pouco de experiência tudo acaba se interligando.

Estude lógica de programação em algoritmos, de preferência com uma linguagem como o C e depois aprenda a criar estrutura de dados, manipulação de arquivos e bancos de dados.

Com o tempo será possível conseguir melhores resultados visíveis com linguagens de alto nível e por aí vai.

O melhor de tudo é que você pode trabalhar como autônomo e também como alguém fixo. Esta é sem dúvida uma das opções com a remuneração inicial mais alta.

designer

4 – Designer e Editor de vídeos

Hoje em dia é difícil conhecer um ilustrador, mas isto não significa que eles deixaram de existir. Hoje podemos contar com uma quantidade enorme de profissionais que trabalham com design gráficos de qualidade.

Isto não se aplica só àqueles trabalhos simples que encontramos em gráficas rápidas para criação de cartões ou algo do tipo. Você tem a oportunidade de criar os mais diferentes tipos de comunicação, até mesmo para redes sociais.

Além disso, a maioria destes profissionais também irá se desdobrar em outras atividades que envolvem a edição de vídeos e até mesmo áudio. Tudo porque as demandas costumam vir juntas, até mesmo do cliente em comum.

Por isso, minha recomendação é que você tenha tempo e habilidade para fazer o melhor possível nesta área. Não adianta tentar forçar muito se você não possui um pouco de dom ou gosto para a coisa.

Afinal de contas, o designer é antes de mais nada um artista. Só que além de trabalhar com a expressão da beleza de uma maneira mais direta, este profissional precisa ser capaz de gerar um ambiente imersivo para o usuário final.

Um dos grandes reveses é que as principais ferramentas utilizadas no mercado são bastante caras.

Mas graças aos programadores que trabalham com materiais de código aberto, é possível conseguir resultados incríveis com ferramentas 100% gratuitas. O problema é que você não contará com um suporte dedicado e terá que aprender em grande parte por conta própria.

5 – Social Media Manager

Social Media Manager é só o nome mais rebuscado da pessoa que gerencia as redes sociais de outras pessoas ou empresas. Assim, é possível que você consiga ter resultados incríveis através do marketing digital.

Ou seja, o Social Media Manager é alguém totalmente completo que sabe também trabalhar com marketing digital em geral. Para isso acaba sendo inevitável que você tenha algum conhecimento da área através de cursos.

De fato, também é importante ter alguma habilidade na área do design também. Principalmente porque grande parte do material que será vinculado irá requisitar uma apresentação profissional para trazer resultados.

Lembre-se, é importante que você tenha a capacidade de criar também textos que sejam persuasivos. Chamamos esta habilidade de CopyWriting, e por isso é interessante que a pessoa tenha uma boa dose de prática.

O retorno com este tipo de trabalho é um dos mais altos, onde é possível ganhar uma quantia enorme por poucas horas de trabalho no dia. Entretanto, é justo dizer que as pessoas precisam ter uma excelente dedicação para aprender.

Pode demorar até se ter uma grande quantidade de clientes, entretanto é possível levantar resultados interessantes no longo prazo.

zelador

6 – Zelador (a)

Outra profissão que muitos deixam de lado é a de zelador, que muitas vezes também é referida como sendo a de faxineiro.

Por mais que alguns julguem que ela tenha uma aplicação para classes mais baixas, a verdade é que você sempre precisa de um ambiente limpo se realmente quiser ter alguma qualidade de vida e trabalho.

Então, a procura por este tipo de serviço costuma ser grande. Principalmente para grandes estabelecimentos. Neste caso, a melhor saída para muitos é se aliar a empresas que terceirizam este tipo de trabalho.

Mas pessoas realmente capazes, mostram todas as suas habilidades e conseguem montar uma grande rede de clientes fixos.

Ao invés de oferecer um serviço de limpeza simples, eles realmente fazem algo que transforma o ambiente em algo totalmente novo.

E com um resultado tão positivo, o cliente pode até precisar de menos faxinas durante o mês, mas com certeza terá prazer em pagar um valor maior.

Muito do preço do nosso trabalho está exatamente em ter como passar a confiança de que tudo será perfeitamente executado. Por isso, recomendo plenamente que pense em como você pode se lançar nesta área, já que o seu custo inicial será mesmo só o tempo.

Pode ser interessante procurar na internet algumas dicas de limpeza, mas em geral tudo pode ser feito de maneira bastante tranquila.

7 – Cuidador de Idosos

Hoje em dia, não só o Brasil, mas o mundo inteiro está enfrentando um fenômeno de envelhecimento da população. Isto é resultado de uma medicina mais avançada, aliada à técnicas que permitem ter mais saúde quando se procura.

Antigamente a escassez na variedade de alimentos, rotinas de trabalhos prejudiciais e falta de fatores de segurança eram um problema que reduzia a média de idade dos cidadãos.

Entretanto, hoje já é possível superar este obstáculo como sendo algo do passado. Temos a capacidade de fazer o melhor para garantir uma melhor qualidade de vida em geral.

O fato é que quando a velhice chega, ainda há o risco de desenvolver várias doenças degenerativas. Principalmente as que afetam a mente e os músculos.

Algumas pessoas ficam impossibilitadas de viverem sozinhas, ou mesmo podem precisar de ajuda nas funções mais básicas do dia a dia, que vão desde a alimentação até mesmo a higiene pessoal.

Por isso, os enfermeiros, que já estavam em falta no mercado, foram substituídos pelos cuidadores de idosos. Estes profissionais trabalham prestando assistência para os mais necessitados, e podem até mesmo ter mais de um cliente.

Claro, como os turnos podem ser de várias horas, o ideal é tomar cuidado para não acabar se desgastando demais.

É necessário que a pessoa tenha um curso profissionalizante da área. Assim como não será capacitada a dar remédios intravenosos.

Mas é possível administrar remédios orais que tenham sido devidamente receitados. Além de auxiliar com outras tarefas simples.

O trabalho é extremamente procurado e o pagamento em geral é ótimo. Aqueles que querem aprender e ganhar mais uma experiência podem trabalhar junto à uma agência de Home Care, mas o ideal é ser autônomo.

tradutor

8 – Tradutor

Infelizmente a tecnologia não conseguiu ainda ultrapassar de maneira instantânea a barreira da comunicação por diferentes idiomas. Isto faz com que a maioria das pessoas tenha uma dificuldade enorme de entender coisas somente através do Google Tradutor ou outro aplicativo do tipo.

Os tradutores humanos permitem uma confiança em relação à qualidade da informação sendo trocada. Assim como são essenciais para garantir uma comunicação simultânea em encontros importantes, palestras e afins.

O melhor de tudo é que hoje você pode aprender idiomas do mundo todo de maneira gratuita com muitas opções da internet. Entretanto, para se garantir uma apresentação mais profissional, é sempre bom ter um diploma de alguma instituição.

Uma outra coisa que costumam exigir é algum tempo de vivência no exterior. Você pode até mesmo utilizar um intercâmbio ou alguma experiência de alguns meses trabalhando com algo.

Alguns se tornam freelancers de empresas estrangeiras, onde mesmo morando no Brasil, precisam comprovar uma comunicação em algum idioma estrangeiro. O que também é excelente para o currículo deste profissional.

Além disso, as pessoas que têm um maior destaque e facilidade podem fazer um curso superior e depois prestar uma prova para tradutor juramentado. Embora haja muita responsabilidade neste tipo de trabalho, o pagamento é realmente impressionante.

Por isso, vale a pena investir um pouco além do básico e correr atrás de uma capacitação extra.

assistente-virtual

9 – Assistente Virtual

Uma opção que poucos conhecem hoje em dia é a de assistente virtual. A pessoa que se dedica a esta área está se lançando na possibilidade de criar vários trabalhos de curto período para resolver problemas pontuais.

Pense no assistente virtual como se fosse uma espécie de secretário para momentos em que ele é necessário.

Um tipo de serviço nesta área é procurar na Web informações relacionadas a alguns tipos de negócios específicos. Seja para estudar a concorrência ou mesmo montar uma lista de contatos para transformar em clientes.

Outra abordagem também bastante conhecida é exatamente a de inserir vários dados dentro de um sistema. Podemos dar o exemplo do cadastro de muitos produtos novos dentro de uma loja virtual.

Algumas vezes também é possível fazer a validação de dados, ou inserir informações de um campo novo em determinado sistema. Tudo que precisa ser feito de maneira repetitiva e manual tem uma certa necessidade de se integrar um assistente virtual.

Embora muitos desses trabalhos estejam sendo resolvidos por programas de computador, a grande verdade é que temos vários casos onde isso será caro demais, além de ser desnecessário.

E por último, este também é um profissional que muitas vezes é contratado para fazer serviços simples de atendimento ao consumidor. Algo como um atendimento por telefone, ou mesmo para levantamento de pesquisas.

10 – Suporte de TI

O profissional de suporte de TI é um destacamento muito interessante da área da informática. Lembrando que a ênfase aqui não é sobre a manutenção de um código de software ou de consulta de dados em um banco, mas sim de necessidades de microinformática.

Pode ser desafiador para muitos encontrar um erro que não conseguem resolver em seus computadores durante um dia de trabalho. Às vezes a pessoa tem até a capacidade necessária para resolver, porém sua função não é essa, e tempo é dinheiro.

Por isso, muitas empresas terceirizam seus departamentos de TI, fazendo com que todos os trabalhos relacionados a problemas de computadores possam ser resolvidos em poucos minutos.

Situações mais graves também podem aparecer, e neste caso é importante ter algum tipo de capacitação técnica para apresentar na hora da contratação.

Muitos cursos profissionalizantes dão conta do recado. Entretanto é justo dizer que existem vários tipos de formações técnicas que são mais apropriadas.

Seja como for, muitas das empresas de TI contratam pessoas dos famosos Body Shops, onde você recebe por projeto ou hora. Sendo assim, é possível ter um trabalho muito mais livre em questão de horários.

Porém, este tipo de opção também requer uma certa experiência e capacidade para realizar a maioria dos serviços.

Vale a pena fazer um curso superior hoje em dia sendo autônomo?

Bom, muitos desses espectros de atividade podem ser executados quase que imediatamente, pelo menos acompanhando um profissional experiente. Outros irão requisitar um curso profissionalizante simples.

Mas quase todos terão alguma opção de curso superior que irá abrir um caminho para a profissionalização absoluta.

Isto deixa espaço para uma dúvida: “Vale realmente a pena investir em um curso superior?”.

A resposta, entretanto, é mais complicada do que parece. E sim, vale sempre a pena investir em um curso superior. Afinal de contas, o conhecimento é algo que nunca faz mal.

O fato é que um curso superior irá exigir não só tempo de dedicação, que você vai ter pouco após começar a trabalhar, como também irá exigir dinheiro.

Mesmo faculdades públicas têm sua dose de despesas com materiais e transporte. Sem contar na baixa variedade de horários que pode ser um tanto quanto frustrante.

Por isso, recomendo plenamente que você comece experimentando trabalhar na área. Caso veja que gosta e que possui jeito para esta profissão, então o ideal é realmente continuar com os seus investimentos mais a fundo.

Isto te proporcionará um currículo mais profissional, aumentando a qualidade e o valor do seu serviço. Mas também te cobrará uma rotina mais puxada por algum tempo.

Sendo assim, eu digo que estas profissões autônomas são excelentes opções para que você consiga escolher o seu caminho para o sucesso. Tendo sempre a possibilidade de ir além.

Quando saber se posso aumentar meu preço em profissões autônomas

Já falamos em um outro material sobre como criar um orçamento. Entretanto, vou te deixar uma palinha sobre esta questão de como fazer para receber mais pelo seu trabalho.

Afinal de contas, nosso sistema financeiro, e do mundo todo, ainda é inflacionário por natureza. Então mesmo que você esteja ganhando bem mais do que precisa, amanhã pode não ser tão verdade.

Sendo assim, minha recomendação é estar sempre de olho nas matérias primas, ferramentas e despesas relacionadas ao seu trabalho.

Quando todos estes fatores sobem, é importante que você dê um jeito de repassar o ajuste para os seus clientes. Isto traz um certo desconforto, mas se seu trabalho realmente tem qualidade, eles irão entender perfeitamente.

E é aí que entramos no cerne da questão. As pessoas não terão tanto medo de te pagar se você entregar sempre um trabalho de qualidade e confiança para elas.

O principal motivo da barganha é imaginar que ainda terão outras despesas para concluir a tarefa. Seja ter que contratar um acabamento ou mesmo uma revisão profissional.

Se você entrega algo totalmente completo e confiável, por que não acreditar que seu trabalho tem um preço justo?

Muitas pessoas não tem problema em pagar mais caro, embora você esteja relutante em cobrar.

Claro, para se ter uma certeza mais forte e ficar tranquilo, pode ser interessante olhar para o mercado em geral e entender os preços praticados. Se você está abaixo da tabela, pode aumentar quase que sem medo.

Agora, se seu valor já estiver muito acima, então pode ser necessário estudar uma forma mais tranquila de se gastar o dinheiro.

Conclusão

Por último eu digo que sempre vale a pena estudar um pouco sobre o marketing profissional. Não exatamente saber utilizar as redes sociais para divulgar seus trabalhos, mas também saber se apresentar pessoalmente e vender o seu peixe.

Conhecer como é feita a criação de um portfólio principal é realmente importante para quem deseja, de maneira eficaz, entregar uma mostra do que você faz.

No mais é isso, espero que este conteúdo esteja de acordo com os seus objetivos em geral. Por isso, qualquer dúvida que você tiver em relação ao conteúdo, estou à disposição para te ajudar, ok?

Te desejo muito sucesso!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.