De acordo com pesquisas do setor, os serviços gerenciados em nuvem para TI aumentarão em mais de 50% nos próximos cinco anos. Na verdade, de acordo com a Market Markets, a indústria de provedores de serviços gerenciados alcançará a gritante $ 282 bilhões em 2023 , um aumento de 56% em relação ao que o mercado viu no ano passado.

O motivo é que os líderes empresariais estão aceitando o fato de que a expertise interna não é mais suficiente para administrar um negócio eficiente. As mudanças nas tendências do mercado e nas regulamentações do setor têm um impacto direto nas demandas operacionais do dia a dia. Não ter a habilidade de acompanhar o ritmo da tecnologia apenas retém os esforços que a empresa faz para crescer. É aí que entram os provedores de serviços gerenciados . Neste artigo, listamos as principais tendências dos provedores de serviços gerenciados a serem observados em 2020.

O que são serviços gerenciados e o que um  provedor de serviços gerenciados  (MSP)  faz

Serviços gerenciados ou serviços de TI gerenciados referem-se à prática de terceirizar certos processos e funções de negócios para tornar as operações mais eficientes e otimizar custos. Um provedor de serviços gerenciados permite que uma empresa se concentre em suas operações principais, aumentando sua produtividade e eficiência no crescimento em seu mercado-alvo.

Um provedor de serviços de TI gerenciado é diferente dos serviços sob demanda. Eles monitoram, mantêm ou gerenciam, aprimoram, dão suporte, resolvem e relatam continuamente as operações de negócios, garantindo que atendam a todas as regulamentações da indústria e necessidades do mercado em todos os momentos.

Os serviços gerenciados em nuvem estão ajudando as empresas a escalar mais rapidamente. Mas, para atender às suas necessidades em constante mudança, os provedores de serviços de TI gerenciados também estão vendo uma mudança de paradigma em suas tecnologias e processos.

Fica claro pelo exposto que um provedor de serviços gerenciados não ajuda apenas na adoção da tecnologia. Também auxiliam no controle dos gastos correntes, além de reduzir os riscos de adoção de novas tecnologias. Embora o mercado já esteja observando um aumento nas despesas de capital com nuvem e serviços gerenciados de TI pelas empresas, o setor por si só está evoluindo.

Este artigo lista todas as tendências definidas para alterar o setor de provedor de serviços gerenciados. Desde a nuvem, automação e terceirização até IoT e blockchain, infraestruturas hiper convergentes, medidas de segurança aprimoradas e muito mais, vamos dar uma olhada por todos eles para ajudá-lo a entender como os provedores de serviços gerenciados estão evoluindo também na esteira da transformação digital .

As 8 principais tendências de provedores de serviços gerenciados a serem observadas:

1. Nuvem, automação e terceirização 

A tecnologia em nuvem já está sendo usada para construir plataformas mais novas para melhorar a transformação digital de uma empresa. Mas a aplicação de um ambiente de várias nuvens para aprimorar o envolvimento do cliente é um desafio para a maioria das empresas devido à falta de habilidade e infraestrutura. Um provedor de serviços gerenciados em nuvem pode permitir que tais empresas adotem a tecnologia em seus processos, com modelos de preços baseados no consumo, oferecendo escalonamento fácil e acessível.

Ao mesmo tempo, o setor de TI também está observando a adoção da automação. Remover tarefas redundantes e repetitivas de seu prato ajudou as equipes a se tornarem mais eficientes e a realizar uma quantidade substancial de trabalho em menos tempo. Mas as necessidades de automação para cada empresa são diferentes. É aí que um provedor de serviços gerenciados entra para oferecer e ajudar a implementar a automação personalizada em diferentes processos de negócios.

Conforme mencionado antes, os líderes de negócios agora perceberam que as habilidades internas não são mais suficientes para atender às necessidades em constante mudança do setor. É por isso que agora você verá os provedores de serviços de TI gerenciados mudando dos antigos SLAs (acordos de nível de serviço) para se concentrar mais na satisfação do cliente e do funcionário de forma contínua.

2. IoT e Blockchain 

De acordo com um relatório da IoT Analytics , o número de dispositivos conectados deve crescer para 10 bilhões em 2020 e disparar para 22 bilhões em 2025. Mas para poder alavancar as duas tecnologias, as empresas precisam de um conjunto profundo de habilidades. Contratar ou ter que obter conhecimento substancial dessas tecnologias emergentes consome muito tempo e é ineficiente.

Com este relatório sendo uma validação de que a IoT é a tecnologia mais comentada, é seguro dizer que um MSP terá um grande papel em ajudar as empresas a adotarem tecnologias inovadoras para permanecerem relevantes para o mercado no futuro. Além disso, com um provedor de serviços gerenciados à mão, as empresas podem identificar as lacunas de conhecimento para otimizar a estratégia de nuvem nas operações de negócios relevantes.

3. Infraestrutura hiper convergente

Executando em serviços comerciais prontos para uso, a infraestrutura hiper convergente reúne toda a infraestrutura de uma empresa. Ele conecta computação, rede e armazenamento para criar um sistema único e fácil de usar que permite que a empresa cresça mais rapidamente em direção à transformação digital.

Uma infraestrutura hiper convergente típica inclui computação virtual, SAB virtual e uma rede virtual, no mínimo. Mas implementar essa infraestrutura também é um processo complexo que requer cuidado e especialização.

Um provedor de serviços gerenciados pode ajudar uma empresa a configurar uma infraestrutura hiper convergente. Sua equipe de especialistas pode compreender as necessidades atuais e em mudança da empresa e ajudar a criar e implementar uma única infraestrutura que torna seus processos de negócios mais eficientes.

4. Fusões e Aquisições 

Outra tendência que você pode notar no setor de serviços gerenciados de TI é o aumento das fusões e aquisições – de ferramentas que os provedores de serviços usam para operar seus negócios. A razão para as fusões e aquisições serem tendência no setor é a necessidade de oferecer uma solução holística para as empresas alvo.

Um provedor de serviços gerenciados precisa ser capaz de oferecer um conjunto de soluções integradas. Não fornecer algo de que uma empresa precisa, está criando motivos para perdê-los para um concorrente. Portanto, este ano definitivamente veremos os MSPs buscando mais fusões e aquisições para IPs, serviços de segurança gerenciados e outras habilidades.

5. Segurança aprimorada

Com o número de ataques cibernéticos aumentando a cada dia, está se tornando importante para as empresas protegerem sua infraestrutura . Isso exige que eles identifiquem primeiro os pontos de contato com maior risco de serem invadidos, criando soluções para protegê-los, implementá-las e, em seguida, monitorá-los continuamente em busca de vazamentos. Para implementar esses esforços de segurança e estabelecer um plano de contingência, uma empresa precisa ter as habilidades certas. Um grande desafio que a maioria das empresas – de pequeno a médio porte enfrentam – é um orçamento de TI limitado. Isso os impede de implementar as medidas de segurança necessárias para sua infraestrutura.

A Juniper Research relata que os crimes cibernéticos são responsáveis ​​pela perda de trilhões de dólares. A quantia totalizando US $ 2 trilhões para 2019 em si. Isso torna o comprometimento da segurança uma grande impossibilidade, não importa o tamanho de sua empresa.

É aí que entram os serviços de segurança gerenciados.

Um provedor de serviços de segurança gerenciada pode ajudar as empresas a proteger sua infraestrutura. Além disso, os serviços de segurança gerenciados monitoram, defendem e otimizam continuamente as medidas e regulamentações de segurança e ajudam as empresas a se recuperar de ataques cibernéticos. \

6. Serviços baseados em resultados

Com os requisitos da indústria, padrões e necessidades do consumidor mudando a cada dia, as empresas agora buscam resultados baseados em resultados. Eles querem ter padrões pré-definidos ou esperados documentados claramente para serem capazes de quantificar os resultados em tempo real.

Um provedor de serviços gerenciados agora será visto usando análises e relatórios avançados para determinar o impacto das tecnologias implementadas e apresentar dados concretos. Embora isso dê às empresas a garantia de obter o máximo de seus serviços gerenciados em nuvem, também estimulará os provedores de serviços de TI gerenciados a aprimorar continuamente as habilidades. Eles serão vistos evoluindo no estilo de gestão e nas funções oferecidas, agregando também aos seus clientes serviços de consultoria para auxiliar na mensuração dos resultados.

7. Infraestrutura como serviço 

As empresas agora estão se aventurando em tecnologias novas e emergentes para tornar suas operações diárias mais eficientes e orientadas para os resultados. Mas adotar essas tecnologias não envolve apenas ter as habilidades certas, mas também recursos para comprá-las – tanto em termos de hardware quanto de software.

É aí que você verá o provedor de serviços gerenciados em nuvem da nova era oferecendo infraestrutura como serviço (IaaS). O modelo de serviço oferece uma infraestrutura de informática para dar suporte às operações do negócio, em regime de terceirização. Normalmente, um provedor de serviços gerenciados fornecerá o hardware, software, armazenamento, servidores, componentes de rede necessários e um data center no modelo.

O modelo de faturamento baseado em assinatura de IaaS oferecerá muitas vantagens às empresas em termos de escalabilidade, custo e segurança.

8. Proteção e coleta de dados

As novas normas da LPGD (Lei de Proteção Geral de Dados juntamente com a internet das coisas tem gerado grandes alternativas de proteção para os usuários, afinal quanto mais protegidos estiverem muito melhor.

Dessa forma a capacidade no oferecimento de recursos pelos provedores de torna cada vez critério de escolha pelos usuários, as empresas partem agora para ambientar-se com as tradicionais e evitam se arriscar com provedores descritos como implausíveis no setor. Um nicho grandioso na conquista de aprimoramento, a empresa de puder oferecer ainda mais recursos de segurança terá destaque imediato.

Então, quais são as principais conclusões dessas tendências de provedores de serviços gerenciados?

Os padrões e regulamentações da indústria estão sempre mudando. As tecnologias estão em constante evolução. O envolvimento do consumidor está sendo redefinido a cada dia. Resumindo, a oportunidade surge para aqueles que estão preparados e as empresas precisam acompanhar o ritmo. Agora, melhorar continuamente ou obter novas habilidades internamente não é um modelo escalável. As empresas levarão meses ou até anos para implementar soluções de forma eficaz em seus processos do dia-a-dia. É por isso que um provedor de serviços gerenciados está se tornando uma obrigação para empresas em rápido crescimento.

Com um provedor de serviços gerenciados especializado como Rapyder, você pode implementar as tecnologias mais recentes e futuras para melhorar os processos de negócios. Com profundo conhecimento em serviços em nuvem da AWS, a equipe pode ajudá-lo a atender a uma ampla gama de requisitos baseados em nuvem.

O que acharam dessas informações? Estão prontos para assumir a melhoria no gerenciamento dos serviços em seus negócios?

Conheça um dos nossos usuários que atua na área de tecnologia SATGEO

 

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.