O talento de hoje quer trabalhar para empresas alinhadas com seus valores . Por exemplo, de acordo com uma pesquisa recente da Qualtrics , mais da metade dos funcionários nos EUA (56%) não consideraria um emprego em uma empresa com valores dos quais discorda. E mais da metade (54%) aceitaria um corte salarial para trabalhar em uma empresa com uma forte missão e valores.
Os consumidores sentem o mesmo. De acordo com uma pesquisa do Zeno Group , os consumidores são quatro a seis vezes mais propensos a confiar, defender e comprar de empresas que consideram ter um propósito forte. Portanto, se você deseja atrair clientes e os melhores talentos no mercado competitivo de hoje, precisa de uma missão — e uma declaração de missão forte para comunicar essa missão.
Mas o que, exatamente, é uma declaração de missão da empresa? Por que isso é tão importante? E como desenvolver uma declaração de missão que comunique a missão e os valores de sua empresa — e atraia os melhores talentos no processo?
O que é uma declaração de missão da empresa?
Primeiras coisas primeiro. Antes de entrarmos em como elaborar a declaração de missão da sua empresa, vamos abordar rapidamente o que é exatamente uma declaração de missão da empresa.
O que é uma declaração de missão da empresa?
Uma declaração de missão é uma descrição clara e concisa do propósito de uma empresa. Ele define quem é a empresa (e quem eles estão direcionando), o que eles fazem e, mais importante, por que eles fazem isso.
Uma boa declaração de missão chega a quem, o quê e por que rapidamente. Idealmente, uma declaração de missão da empresa terá entre uma frase e três frases (ou um parágrafo curto).
As declarações de missão são importantes porque descrevem o que a empresa representa. Isso inclui os valores fundamentais da empresa. Também define como a empresa irá interagir com os stakeholders. Isso inclui partes interessadas internas (como membros da equipe) e externas (como clientes).
Uma declaração de missão forte cria uma estrutura – ou roteiro – para a empresa. E esse roteiro orienta tudo o que a empresa faz, desde definir a cultura da empresa até definir as metas da empresa.
Declaração de missão versus declaração de visão: Qual é a diferença?
Os termos “declaração de missão” e “declaração de visão” são frequentemente usados de forma intercambiável. Mas há diferenças distintas entre os dois . E antes de começar a elaborar a declaração de missão da sua empresa, é importante entender essas diferenças.
Como mencionado, uma declaração de missão define o propósito de uma empresa. Ele descreve o que sua organização deseja alcançar.
Uma declaração de visão, por outro lado, descreve o impacto positivo que a empresa espera que sua missão tenha. Esse impacto pode ser em seus clientes, sua equipe, sua comunidade ou o mundo em geral (ou todos os itens acima).
Em outras palavras, uma declaração de missão descreve o que uma empresa está fazendo atualmente – e por quê. Uma declaração de visão se concentra no futuro e em como a empresa espera dar vida à sua missão.
Por exemplo, digamos que você trabalhe para uma empresa de energia. A declaração de missão da sua empresa pode ser a seguinte:
“Para diminuir o impacto da atual crise ambiental, fornecendo energia mais sustentável para clientes residenciais e comerciais.”
Nessa situação, sua declaração de visão descreveria como você espera que essa missão impacte o mundo. Por exemplo, pode ler algo ao longo das linhas de:
“Difundir a sustentabilidade e atender a todas as necessidades energéticas de nossos clientes enquanto reduzimos a pegada de carbono do país – em última análise, diminuindo o impacto das mudanças climáticas.”
Como desenvolver uma declaração de missão
Você sabe o que é uma declaração de missão e como ela difere de uma declaração de visão. Você sabe por que a declaração de missão de uma empresa é importante. Agora, vamos ver como desenvolver uma excelente declaração de missão para sua organização.
Existem algumas etapas que você deve seguir para elaborar as melhores declarações de missão, incluindo:
- Defina as ofertas da sua empresa.
- Defina seus valores fundamentais.
- Conecte-se com a liderança e as principais partes interessadas para obter insights.
- Encontre a conexão entre suas ofertas e seus valores.
- Use essa conexão para redigir uma declaração de missão.
- Aperte sua declaração de missão.
Vamos dar uma olhada em cada passo mais a fundo.
1. Defina o que sua empresa oferece
Quando as pessoas lêem sua declaração de missão, você quer que elas tenham uma ideia clara do que, exatamente, sua empresa faz. É por isso que, antes de escrever sua declaração de missão, você precisa definir as ofertas de sua empresa.
Obviamente, você sabe o que sua empresa faz e o que ela oferece. Mas para que isso apareça em sua declaração de missão, você deve dividi-la para ser o mais clara e concisa possível.
Antes de escrever sua declaração de missão, pergunte a si mesmo:
- Quais produtos e/ou serviços nossa empresa oferece aos clientes?
- Quem estamos direcionando com seus produtos e/ou serviços? Quem é o nosso público-alvo?
- O que torna nossas ofertas diferentes de nossos concorrentes? Por que nosso público-alvo deseja se envolver com nossos produtos e/ou serviços?
Ser claro sobre o que você tem a oferecer a seus clientes garantirá que qualquer pessoa que leia sua declaração de missão também seja clara sobre suas ofertas. E essa clareza os ajudará a entender melhor sua missão.
2. Defina seus valores fundamentais
Ao escrever sua declaração de missão, é importante deixar claro o que você tem a oferecer aos seus clientes. Mas é tão (se não mais!) importante definir por que você faz o que faz. E isso significa definir os valores fundamentais da sua empresa .
Os valores fundamentais da sua empresa são uma parte fundamental da sua declaração de missão. Os valores fundamentais são o que motivam as empresas a fazer o trabalho que fazem. E eles também ditam como esse trabalho é feito.
Os valores serão diferentes de empresa para empresa. Por exemplo, os valores centrais da sua organização podem ser respeito, igualdade e empatia. Ou podem ser sustentabilidade, adaptabilidade e transparência.
Quaisquer que sejam os seus valores fundamentais, certifique-se de que eles são claros antes de começar a redigir sua declaração de missão. Dessa forma, você pode ter certeza de que esses valores aparecerão na declaração final – e que as pessoas entenderão o “porquê” por trás da missão de sua empresa.
3. Conecte-se com a liderança e as principais partes interessadas para obter insights
Poucas pessoas entendem melhor a missão de uma empresa do que os líderes da empresa. Portanto, se você recebeu a tarefa de criar a declaração de missão da sua organização, definitivamente desejará se conectar com a liderança.
Agende um horário para falar com a liderança da sua empresa para obter seus insights sobre a missão da empresa. Pergunte a eles, do ponto de vista deles:
- Quem somos nós como empresa?
- O que temos a oferecer aos membros da nossa equipe, clientes e comunidade?
- Quais são os nossos valores fundamentais e como esses valores aparecem na forma como fazemos negócios?
- Por que fazemos o que fazemos?
Além de se conectar com a liderança da empresa? Você também pode querer se conectar com outras partes interessadas internas que têm voz na definição da missão da empresa. (Por exemplo, alguém do departamento de recursos humanos, como um Diretor de Cultura Corporativa)
4. Conecte suas ofertas e seus valores
Você definiu o que sua empresa tem a oferecer. Você definiu os valores centrais que orientam sua organização. Agora, é hora de conectar os dois.
Para que sua declaração de missão seja eficaz, ela precisa ilustrar como seus valores centrais estão conectados ao que sua empresa oferece.
Por exemplo, digamos que o valor central da sua organização seja a sustentabilidade. Nessa situação, você gostaria de mostrar exatamente como os produtos ou serviços de sua empresa apoiam a sustentabilidade ou foram criados de forma sustentável.
Isso conecta seu valor central (sustentabilidade) com as ofertas da sua empresa. (Produtos ou serviços que apoiam a sustentabilidade e/ou são criados usando práticas sustentáveis).
Você precisa definir a ligação entre os valores de sua empresa, como sua empresa faz negócios e o que sua empresa tem a oferecer. É uma parte crucial de sua declaração de missão — portanto, certifique-se de entender como tudo está conectado.
5. Combine todos os seus elementos para criar uma declaração de missão
Depois de definir quem é sua empresa, o que você tem a oferecer e os valores que impulsionam essas ofertas, o próximo passo? Combinando esses elementos para elaborar sua declaração de missão.
Novamente, sua declaração de missão precisa delinear claramente o propósito de sua empresa. E o faz definindo quem o quê e por quê:
- Quem é sua empresa
- O que você está oferecendo
- Por que você faz o que faz (ou, em outras palavras, seus valores fundamentais)
Escreva algumas declarações de missão que transmitam a mensagem de quem, o quê e por quê. Compartilhe as declarações com líderes e partes interessadas. Trabalhem juntos para escolher a declaração que melhor e mais claramente comunica sua missão.
6. Reforce sua declaração de missão
Depois de decidir qual declaração de missão você deseja usar, qual é a última etapa do processo? Apertando a cópia.
Como mencionado, uma declaração de missão não deve ter mais do que um parágrafo curto – ou três frases. Mas as melhores declarações de missão geralmente são uma única frase.
Edite sua declaração de missão. Remova quaisquer palavras ou sentimentos desnecessários. Obtenha sua declaração de missão o mais clara e concisa possível, sem perder o significado de sua missão.
Uma vez que você tenha reforçado sua cópia da declaração de missão, você vai querer compartilhá-la com a liderança e quaisquer outras partes interessadas para obter sua aprovação. E uma vez que você tenha sua luz verde? Sua declaração de missão está pronta.
5 exemplos de declaração de missão da empresa para se inspirar
Precisa de alguma inspiração? Procurando ideias sobre como comunicar efetivamente a missão da sua empresa? Observar exemplos de declarações de missão de outras empresas é um ótimo ponto de partida.
Mas nem todas as declarações de missão são criadas iguais. Se você quer se inspirar, vai querer ver os melhores exemplos de declaração de missão.
Vamos dar uma olhada em cinco empresas com fortes declarações de missão:
- Patagônia : “Estamos no negócio para salvar nosso planeta natal.”
- Amazon: “Ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, onde os clientes podem encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar on-line e se esforçam para oferecer a seus clientes os preços mais baixos possíveis.”
- LinkedIn: “Conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos.”
- Nike : “Traga inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.* (*Se você tem um corpo, você é um atleta.)”
- TED: “Espalhe ideias.”
Patagônia
“Estamos no negócio para salvar nosso planeta natal.”
A base da marca Patagônia é salvar o meio ambiente. A empresa é conhecida por criar produtos de longa duração a partir de materiais recicláveis. Eles também doam lucros para causas ambientais. (Na verdade, o fundador da Patagonia, Yvon Chouniard , transferiu recentemente a propriedade da empresa para um truste e uma organização sem fins lucrativos especialmente projetados para garantir que os lucros continuem a ser usados para combater as mudanças climáticas).
A declaração de missão da Patagônia descreve claramente sua missão ambiental. Ele comunica quem eles são e por que estão no negócio em uma única frase.
Amazonas
“Ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, onde os clientes podem encontrar e descobrir tudo o que desejam comprar on-line e se esforçam para oferecer a seus clientes os preços mais baixos possíveis.”
A declaração de missão da Amazon comunica os três elementos fundamentais da missão da Amazon. A primeira parte da missão é colocar o cliente em primeiro lugar. (O que a empresa faz por meio de iniciativas como devoluções gratuitas e Prime 2-Day Shipping). A segunda é a grande variedade de produtos. E a terceira é oferecer esses produtos aos preços mais baixos possíveis.
É uma missão importante – mas a declaração de missão da Amazon comunica todos os três elementos em apenas uma frase.
“Conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos.”
Como sabe quem já usou o LinkedIn, a plataforma tem um foco claro. Reunindo profissionais e ajudando-os a fomentar novas conexões e oportunidades. Curta, simples e direta, a declaração de missão do LinkedIn comunica claramente a missão da empresa. Reunir profissionais para torná-los mais bem-sucedidos e produtivos.
Nike
“Traga inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.*
*Se você tem um corpo, você é um atleta.”
A declaração de missão da Nike é única. A primeira frase da declaração de missão diz que a missão da empresa é inspirar os atletas. Isso pode ser lido como se aplicando apenas a pessoas atléticas. Mas a empresa inclui um asterisco para esclarecer que considera todos os que têm corpo como atletas. Isso imediatamente torna a declaração de missão mais inclusiva. Mostra que a missão da Nike de trazer inspiração e inovação se aplica a todos.
TED
“Espalhe ideias.”
A declaração de missão do TED é tão eficaz não apenas porque é concisa, mas porque é inclusiva. TED não é sobre compartilhar nenhum tipo específico de ideias, mas ideias em geral. (Como evidenciado por sua enorme coleção de TED Talks sobre quase todos os tópicos sob o sol.) A declaração de missão do TED captura exatamente o que a empresa de mídia pretende fazer – e o faz em apenas duas palavras.
Práticas recomendadas para elaborar uma declaração de missão da empresa
Precisa de mais informações sobre como elaborar a declaração de missão da empresa perfeita? E como tirar o máximo proveito de sua declaração de missão depois de elaborada? Aqui estão algumas práticas recomendadas a serem lembradas:
- Crie uma declaração de missão – não importa quão pequena seja sua empresa. Muitos proprietários de pequenas empresas pensam que as declarações de missão são apenas para empresas maiores. Mas isso não é verdade! Elaborar uma declaração de missão é benéfico para todas as empresas, não importa quão grande ou pequeno. Portanto, dedique tempo para elaborar uma declaração de missão da empresa – seja você uma empresa de um, 100 ou 10.000.
- Compartilhe sua declaração de missão internamente… Seus funcionários são as pessoas responsáveis por dar vida à sua missão todos os dias. Portanto, é importante compartilhar a declaração de missão com eles. (Por exemplo, adicionando-o ao manual do funcionário ). Dessa forma, eles entendem o que sua empresa está tentando fazer e por que e podem agir de acordo.
- … e externamente. Você também quer que o mundo saiba o que sua organização está fazendo e por quê. Como tal, você desejará compartilhar amplamente a declaração de missão da sua empresa. Coloque sua declaração de missão em seu site. Compartilhe nas redes sociais. Faça parte das iniciativas voltadas para o cliente. Quanto mais pessoas entenderem sua missão, mais pessoas se conectarão a ela – e mais pessoas desejarão engajar seus negócios.
- Esteja aberto à evolução da sua missão. Sua missão hoje pode mudar daqui a um ano, cinco anos ou 10 anos. Para garantir que sua empresa continue se movendo na direção certa, esteja aberto à evolução de sua missão. (E evoluindo sua declaração de missão com ela).
O que não incluir em uma declaração de missão da empresa
Agora que você sabe o que incluir na declaração de missão da sua empresa, vamos abordar rapidamente o que não incluir.
Coisas que você vai querer deixar de fora de sua declaração de missão incluem:
- Fofo demais . Como mencionado, uma declaração de missão deve ser curta e direta. Este não é o lugar para ser verboso – portanto, certifique-se de remover quaisquer palavras extras ou “fluff”.
- A visão da sua empresa . O propósito da sua declaração de missão é comunicar quem você é como empresa, o que faz e por que faz. Não é a visão da sua empresa. Isso é para sua declaração de visão – portanto, certifique-se de manter os dois separados.
- jargão corporativo . Você quer que sua declaração de missão pareça genuína, autêntica e acessível a todos. Portanto, deixe de fora qualquer linguagem da empresa ou jargão corporativo que possa não se conectar com pessoas de fora da sua organização.