Você quer saber tudo o que faz um marido de aluguel? Aprenda aqui os principais conceitos sobre a profissão e aprenda como realizar uma renda extra, ou até mesmo principal, com serviços de reparos rápidos.

O nome não é dos melhores, sem contar que existem margens para vários trocadilhos, mas o fato é que a demanda por este tipo de profissional aumentou bastante. 

Quanto mais corrida fica a rotina, maior é a demanda por alguém que resolva problemas pontuais de rápida resolução.

Este é um profissional completo e que não fica parado, mas é interessante saber um pouco mais sobre o que de fato é um marido de aluguel.

Sendo assim, hoje gostaria de apresentar um guia completo deste profissional autônomo e que faz de tudo um pouco. Deste modo você pode decidir se esta é uma opção válida para você.

Vamos conferir?

O que é um Marido de Aluguel?

Bom, primeiramente é importante notar que não há qualquer tipo de vínculo matrimonial com o cliente.

Este é profissional que atua em serviços de reparo e instalação em geral. Sendo convidado para trabalhar por empreitadas, e que pode resolver vários tipos de problemas.

O nome vem da tradição mais antiga onde os homens eram responsáveis por praticamente todos os reparos e instalações da casa. Principalmente pelo fato de tudo ser mais bruto e pesado, já que materiais resistentes de plástico eram raros e tudo era feito de ferro fundido.

Então, as pessoas que por algum motivo não sabiam executar algum tipo de serviço, ou mesmo não tinham tempo, alugavam um marido para aquele serviço específico.

Com o tempo o nome ficou, e a maioria das pessoas entendeu que é mais fácil contratar alguém para determinada tarefa do que simplesmente tentar e acabar piorando o problema.

reparos-no-encanamento

Tipos de serviço que um profissional desta área faz

Este é um profissional que precisa apresentar uma melhor capacidade de adaptação. E se algo pode dar defeito em uma casa, ele deve saber consertar.

Ou seja, dificilmente a pessoa irá aprender o básico do dia para a noite, assim como pode ser necessário acompanhar outra pessoa por um tempo.

De fato, este é um profissional com muita demanda no mercado, pois consegue fazer a maioria dos trabalhos relacionados a encanadores, eletricistas e por aí vai.

Aqui está uma lista breve dos tipos de serviço que ele pode executar:

1 – Reparos e Instalações Elétricas

Hoje em dia somos realmente dependentes da eletricidade, e infelizmente ela pode apresentar defeitos em suas distribuição. Embora alguns deles tenham a ver com a empresa que presta a distribuição, a maioria deles acontece das suas portas para dentro.

Muitos constroem a casa de qualquer jeito, com materiais mais baratos. Seja no padrão em si ou mesmo a fiação em geral.

Isso gera um problema enorme de segurança, onde a pessoa pode acabar até mesmo incendiando seu imóvel. Ou pelo menos irá garantir derretimento de fios, curto circuitos e outros vários problemas.

No longo prazo a escolha pelo mais barato traz dificuldades. Mas como nada é feito para durar muito, a verdade é que você pode perder muito com a degradação durante o tempo.

Bom, o profissional em questão precisa estar preparado para identificar o problema e resolver da maneira mais rápida possível. Além de ter à sua disposição as ferramentas adequadas para um tratamento geral da situação.

E não só erros irão requisitá-lo para esta área, você também precisa estar preparado para instalar uma série de dispositivos, como por exemplo chuveiros, portões eletrônicos, interfones, ventiladores de teto, ar condicionado, etc…

Não há a necessidade de ser um eletricista completo, isto custaria muito tempo de preparação. Entretanto seria realmente positivo, pois abriria ainda mais o leque de trabalhos.

Só que é indispensável conhecer sobre a segurança de trabalhos com eletricidade, de preferência fazendo um curso de NR10.

2 – Montador de móveis

Muitas pessoas compram mobílias que precisam ser encaixadas e montadas. Para ser justo, praticamente tudo hoje em questão de armários, cômodas e afim são feitos de MDF e montados em casa.

Entretanto, embora muitos locais ofereçam o serviço de montador de móveis, eles não têm hora ou dia para aparecer. Principalmente no caso de você trabalhar de dia e não ter como receber a pessoa para fazer a montagem.

Além disso, muitas pessoas precisam se mudar, e transportar tudo montado pode ocupar espaço demais ou ser um convite para que eles sejam danificados. Sendo assim, também existe uma grande demanda por serviços de desmontar móveis.

Um montador tem grande demanda de trabalhos, entretanto é justo dizer que ele precisa ter bons equipamentos em mãos, como por exemplo as parafusadeiras.

Sem isso você demorará muito mais do que o tempo normal, além de fazer grandes estragos desnecessários.

Ter cuidado para não perder nenhuma peça, e até mesmo levar alguns parafusos e pregos sobressalentes é crucial. 

Ninguém vai querer ter o serviço interrompido simplesmente porque não foi possível encontrar uma peça que custa centavos e se vende em qualquer lugar.

De maneira geral é importante seguir corretamente as instruções do manual do móvel. E se não houver certeza do que fazer, é melhor parar, ir para outra parte até que se esteja 100% certo.

No caso da desmontagem, é importante identificar as peças e recomendar a compra de plástico bolha para proteger as partes mais expostas. Lembrando que parafusos, porcas, cavilhas e encaixes devem ser guardados em caixas ou sacos seguros.

3 – Encanamento

Ficar um dia sem energia é realmente difícil, mas você já ficou um dia inteiro sem água? Ou então já experimentou ter um vazamento de grande quantidade no meio da noite?

Pois é, serviços de encanamento são os mais difíceis de se consertar na maioria dos casos, mas costumam ter um excelente retorno. E claro, não possuem hora para aparecer.

Se você quer ter seus dias de folga, tudo bem, mas lembre-se que o serviço será do primeiro profissional que aparecer.

Então, uma ótima ideia é ter horários flexíveis e estar pronto para encarar alguns desafios. Mesmo que isso custe alguns dias que você normalmente teria de folga. O valor por trabalhar fora do horário costuma compensar no longo prazo.

Entretanto é justo dizer que um conhecimento além do básico precisa estar disponível. Principalmente porque alguns dos serviços estarão diretamente ligados à furar paredes, ou mesmo podem requisitar ferramentas especiais.

Cuidado para não piorar o problema ao invés de trazer uma solução.

4 – Reformas e construção em geral (Marido de aluguel)

Atuar como alguém da construção civil também pode ser uma situação bastante recorrente para este tipo de profissional.

O marido de aluguel precisa saber como levantar uma parede de tijolos, ou mesmo rebocar e pintar para ter um acabamento interessante. Isto faz com que você tenha uma facilidade maior de encontrar trabalhos.

Porém vale a pena dizer que você não é um pedreiro para levantar uma casa inteira. Seus trabalhos costumam ser rápidos, onde é possível fazer mais de uma empreitada por dia.

Se você se prende a um trabalho só acabará recebendo valores menores e ainda perde a oportunidade de aumentar a sua variedade de clientes no mercado.

reparos-em-geral

Como conseguir clientes sendo Marido de Aluguel

Primeiramente é interessante notar que esta não é uma tarefa muito difícil, mas que pode ser um pouco frustrante para os iniciantes.

O normal é que o profissional deste tipo acabe formando uma carteira de clientes de forma bastante natural e espaçada.

Ele provavelmente arruma um bico ou outro nos dias de folga ou mesmo fora do horário do expediente.

As indicações vão gerando pedidos constantes que com o tempo aumentam até de preço. Uma hora a pessoa percebe que ganha mais por fora do emprego do que por dentro, fazendo com que a pessoa consiga finalmente se manter como autônomo.

Mas se você está procurando uma opção para começar agora, aqui vão algumas recomendações:

Avise seus conhecidos e vizinhos

Claro, para começar você precisa saber fazer alguma das opções de serviços cobertas pela profissão em si.

Mas assim que você tiver uma boa ideia de por onde começar, fale com todos os seus amigos. Eles podem te convidar para resolver algo, mas o principal é pedir para que eles te indiquem para outras pessoas.

Isto facilita você a criar uma rede de conhecidos. Também é importante preparar algum cartão virtual para que possa ser compartilhado de maneira rápida pelos apps de chat ou redes sociais.

Avisar seus vizinhos também pode ser interessante, afinal de contas estamos falando de pessoas que podem estar realmente procurando alguém para resolver várias necessidades práticas.

Sendo assim, você ficará surpreso como pode conseguir seus primeiros trabalhos no seu bairro logo no primeiro dia.

Claro, nem todos têm coragem de fazer isso, tudo bem. Mas ainda assim preciso dizer que é uma opção válida e interessante.

Utilize a internet

Hoje em dia praticamente todo mundo tem alguma dependência em relação a internet. Afinal de contas, é um jeito rápido e confiável de se trocar informações e fazer a maioria das comunicações necessárias do dia a dia.

Acredite, em breve a maioria dos documentos serão 100% baseados em dados digitais, sendo quase que inútil utilizar qualquer coisa de papel.

O fato é que para encontrar empregos esta é uma ótima opção, embora possa ter uma variedade de possibilidades que deixam as pessoas um tanto quanto confusas.

Minha primeira recomendação seria que você buscasse o Tá Contratado. Nós somos um site especializado em conectar os prestadores de serviços aos melhores clientes de acordo com a necessidade de cada um.

Temos vários tipos de planos para te ajudar, confira lá em cima na aba ”Como Funciona” para entender melhor.

Outra possibilidade é recorrer a grupos de Whatsapp e Facebook. Assim será possível conhecer pessoas em locais perto de onde você mora também.

O retorno desta técnica pode ser baixo, principalmente levando em consideração a ampla concorrência, já que basicamente é algo que você não terá nenhum custo além do seu tempo.

Mas de fato vale a pena para conseguir alguns clientes. Sendo que contratar um serviço especializado, ainda mais um baratinho como o Tá Contratado, é mais interessante.

Tente o marketing tradicional

Muitas pessoas ainda apostam no marketing tradicional, que basicamente seria imprimir uma série de flyers ou folhetos e ir distribuindo por aí.

Não é uma coisa negativa, afinal de contas muitas pessoas ainda gostam de fazer as coisas à moda antiga. Entretanto, o retorno costuma ser muito baixo para um investimento que tem seu custo.

profissional-autonomo-com-maleta

Como fidelizar clientes e ganhar indicações

Esta é uma etapa crucial de todo o trabalho, afinal de contas a maioria das pessoas vai conseguir se manter ativo no mercado exatamente desta forma.

Então, antes de mais nada é importante entender como fidelizar os clientes que você conquistar, pois eles irão te recomendar para outros serviços.

Estas dicas servem tanto para quem vai começar agora, como também para quem deseja melhorar suas habilidades em geral.

Aqui estão algumas dicas finais para que você se dê:

1 – Faça um bom prazo e um bom orçamento

Não existe nada pior para um cliente do que simplesmente ter que desembolsar algo extra depois que o trabalho começar a ser executado. Podem aparecer problemas no meio do caminho que sejam inesperados, mas isto deve ser evitado a todo custo.

A maioria das pessoas têm confiança de que você sabe mais do assunto do que eles mesmos. Mas isto não significa que você seja perfeito e que possa prever o futuro.

Não tenha medo de falar que seu orçamento é provisório, pois podem haver algumas situações que você não tem como prever.

Assim como é importante não dar nenhum tipo de prazo ou orçamento sem que já tenha certeza do que vai executar ou de quanto material vai precisar.

2 – Resolva o problema

Nunca dê um problema como acabado antes de ter certeza. E sempre ofereça uma garantia para seu cliente, pois podem haver imprevistos.

Não existe nada pior do que pagar por um serviço e ele não ser terminado da maneira correta ou mesmo ser executado para resolver os problemas em si.

O fato é que alguns profissionais, de maneira antiética, resolvem o problema pela metade. 

Só para garantir que em algumas semanas ou meses ele tenha que ser chamado novamente para resolver a mesma questão, e assim ganhar o dobro em cima de um problema que deveria ser simples.

Isso é um tiro no próprio pé do profissional, além de ser algo errado de se fazer, uma hora você será pego, e as indicações que você vai receber é a de que não é uma pessoa confiável.

3 – Cuidado com o acabamento

Uma grande parte dos serviços de qualidade está baseada exatamente na aparência que é vendida para os clientes.

Não só o que você fez precisa atender às expectativas em questão de função, mas também é importante que você tenha condições de criar uma apresentação incrível!

Primeiramente porque isto deixará a pessoa ainda mais satisfeita. É como se fosse um bônus que ela levasse ao ter uma apresentação impecável.

Entretanto, é possível dizer que existe a vantagem de pedir para tirar uma foto ou mesmo gravar um vídeo para depois utilizar aquele trabalho como portfólio.

Acredite você ou não, mas mesmo para um trabalho simples, ter uma quantidade de coisas já realizadas ajuda na contratação.

4 – Entregue mais do que o solicitado

Não estou falando aqui para sair no prejuízo, mas ter uma capacidade de entregar mais do que te pediram, acaba sendo ideal para que você tenha um reconhecimento maior no mercado.

Faça sempre algo para entregar um extra, nem que seja limpar a sujeira que você fez. Assim, é possível que você acabe seu serviço com uma imagem de que você é o profissional completo que deve ser contratado sempre.

Entregar algum brinde também pode ser uma ótima maneira de ser lembrado. Alguns entregam canetas, outros entregam chaveiros e alguns imãs de geladeira.

De fato, ter algo físico para fazer seus clientes lembrarem dos seus serviços é bom, mas tem seu preço. Caso esteja começando pode não ser a melhor ideia.

5 – Seja pontual

Não há nada mais irritante do que contar com uma pessoa e ela te fazer esperar. Ainda mais quando falamos de serviços para um profissional que é reconhecido por trazer soluções rápidas.

Se você não tem um carro à disposição, então tente buscar maneiras de chegar mais rápido, peça um prazo maior e saia com bastante antecedência.

Se o seu cliente estiver com muita pressa, peça para ele chamar um Uber. Acredite, eles terão prazer de arcar com esta despesa.

De fato, sempre chegue antes ou então na hora, nunca depois.

materiais-para-reforma

Quanto ganha um Marido de Aluguel?

Para encerrar vamos falar um pouco sobre este tema interessante. Afinal de contas, você trabalha para receber algum dinheiro em troca, não é?

Então, no caso de um marido de aluguel é interessante notar que a remuneração costuma variar bastante. Tanto pela região quanto pelo profissional.

Como este é um profissional autônomo, é importante entender que existem limitações básicas do trabalho.

A maioria delas estará diretamente ligadas ao tempo que você tem, já que o dia não pode ser estendido.

Mas em geral, o profissional iniciante, quando tem uma agenda cheia, pode ganhar algo entre R$2000,00 a R$2500,00 por mês.

Quando você faz seu nome no mercado e consegue atingir um público maior, isto faz com que você possa ganhar acima de R$4000,00.

Existem alguns que se aliam a empresas profissionais do ramo, e aí acabam ganhando algo em torno de R$2200,00 dentro do regime CLT mais alguns benefícios.

No mais é isso, espero ter tirado todas as suas dúvidas. Qualquer pergunta extra estou à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.