Você já deve ter prestado atenção no pequeno texto que aparece nos resultados das pesquisas do Google que ficam abaixo do título e do link. Essa é a Meta Description de uma página. Antes, para o SEO a descrição era primordial para um bom ranqueamento, mas quem utiliza na prática já interpretou que para ranqueamento a meta description não faz diferença.
Tirando conclusões como usuário, muitas vezes saber sobre o que o site se trata faz com que você se interesse mais para clicar. Além de fazer também uma seleção melhor no clique e ter melhor qualidade nas visitas, o que contribui para uma menor taxa de rejeição. A Meta Description é um pequeno texto que resume o que a página aborda e complementa o título, sendo um diferencial a mais. Ele pode ser configurado em código HTML de maneira fácil ou de forma ainda mais simples para quem usa WordPress por conta dos plugins que ele possui e disponibilizam a caixa de texto onde é só digitar.
É importante manter a descrição tanto para os motores de busca como para o compartilhamento das redes sociais. Meta Description nas ferramentas de busca tem o poder de persuadir o leitor e levá-lo a clicar. Ela também destaca a palavra-chave pesquisada se estiver presente no corpo do texto. Em negrito a palavra ganha destaca e chama a atenção logo de quem passa os olhos. Nas mídias sociais páginas como o Facebook e no Twitter disponibilizam a descrição da página juntamente do link quando compartilhados. Como clicar em um link no Facebook requer mais interesse ainda por parte do usuário, o texto da descrição pode ser muito decisivo.
O Google mostra por volta 160 caracteres do texto da Meta Description, então faça um texto baseado nesse tamanho, de forma que o texto não fique pobre, mas sucinto. Não existe uma fórmula correta, por isso tente passar a ideia de forma clara e curta.
Vemos muitas descrições vagas, que ocupam espaço, mas não dizem nada e talvez confundem mais. O objetivo deve ser escrever descrições claras e atrativas, principalmente. O intuito é despertar o interesse e a curiosidade do usuário.
É útil quando são usadas chamadas para a ação como “clique aqui” “leia mais” e elas se aplicam bem a situação.
Fica válido a ideia de que quanto mais incentivos você dá ao usuário a fim de conquista-lo e ganhar o clique, melhor. De um modo geral toda as ações positivas que você coloca em prática, fazem parte do processo de SEO. Não deixe de configurar algo simples, mas que faz diferença no processo de navegação do usuário.