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Qual o propósito da sua empresa ou negócio?

Qual o propósito da sua empresa ou negócio?

Três maneiras para Prestadores de Serviços e Pequenas Empresas definirem o propósito da sua marca.

Nos negócios, uma marca confiável é essencial para o sucesso. A confiança constrói a reputação, o que aumenta a propensão dos clientes a comprar ou recomendar um produto ou serviço.

Parece bem simples. Mas raramente passa um dia sem novas revelações de contravenções corporativas que fazem com que o público se torne cada vez mais cético sobre as verdadeiras intenções das empresas.

Então, como você pode superar essa barreira e construir uma marca confiável?

Primeiras coisas primeiro

Comece pensando bem no seu negócio. Por que existe além de ganhar dinheiro? O que levou a empresa a ser fundada? Por que as pessoas devem se preocupar com sua marca em detrimento de seus concorrentes?

No mundo mega competitivo de hoje, é improvável que você possa garantir a fidelidade do cliente simplesmente por fazer a coisa certa ou um trabalho bem feito. Isso significa que uma empresa deve ir além para estabelecer confiança, garantindo que os principais públicos entendam o propósito da sua marca.

“Uma empresa deve ir além para estabelecer confiança, garantindo que os principais públicos entendam o propósito de sua marca.”

Quando as marcas acertam, o propósito é uma grande força motriz para construir a fidelidade à marca com seu público externo e interno. Mas o propósito criado apenas como uma ferramenta de marketing falhará. Ele precisa ser abrangente e incorporado em todos os aspectos do seu negócio.

Uma das maiores armadilhas para as marcas é quando elas fazem grandes afirmações que não podem cumprir. Quando as marcas vão além de seus respeitados propósitos, não é crível e dá a percepção de que uma marca está tentando lucrar com significado.

Tomando uma postura

Em uma era de perfeição filtrada e notícias falsas, a autenticidade está em alta demanda, em grande parte porque muito do mundo ao nosso redor parece construído, artificial e falso. Para cortar o ruído, o propósito de uma marca deve representar algo. Nos últimos anos, marcas que defenderam suas crenças criaram alguns dos marketing mais memoráveis.

No entanto, isso também traz riscos que precisam ser cuidadosamente considerados. O anúncio da Nike com o astro do esporte americano Colin Kaepernick viu a marca perder vendas e compartilhar valor. Mas, por outro lado, isso também significava que as pessoas que acreditavam no propósito da marca a aplaudiram, e desencadeou o diálogo sobre o papel que as marcas deveriam – ou não – desempenhar no enfrentamento de questões sociais.

Mais consumidores estão procurando interagir com marcas que reconhecem suas diferenças e diversidades como indivíduos e comunidades. Cada vez mais, os consumidores procuram comunidades que se alinhem aos seus valores na busca por conexões mais autênticas.

Então, como isso pode ser feito? Um bom ponto de partida é considerar sua estratégia de mídia social. Permite acesso direto com os clientes? As mídias sociais, particularmente canais baseados em vídeo e ao vivo, como Instagram Stories e transmissão ao vivo, podem facilitar conversas mais diretas com os clientes, que parecem mais autênticas, pois sua natureza em tempo real significa que não são filtradas – e em grande parte sem script. Você pode usá-los para compartilhar conteúdo dos bastidores, dando aos clientes uma janela para sua visão de mundo.

Três dicas para definir o propósito da sua marca

Seja relacionável, seja honesto, seja transparente. Criar uma persona de marca aberta, acessível e prática pode aumentar as percepções de autenticidade e criar confiança em sua marca.

Procure humanizar ao máximo sua marca. Que tipo de amigo seria – empático, enérgico, engraçado, compassivo, leal? Quaisquer que sejam os fatores para sua marca, certifique-se de demonstrar os valores que são importantes para você em todas as interações que você tem com seu público.

Evite jargão corporativo a todo custo – é insincero e difícil de se relacionar. Dê vida à sua marca com o uso de uma linguagem natural, simples e direta.

 

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