Marcas de qualquer tamanho poderão utilizar as soluções para criação de anúncios sem orçamento mínimo

O TikTok disponibiliza, a plataforma TikTok For Business para pequenas e médias empresas do Brasil. As soluções de criação de anúncios e acesso a recursos de desempenho já estavam liberadas para grandes empresas desde novembro de 2020.

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Agora, qualquer marca poderá criar suas campanhas em uma plataforma de autoatendimento desenhada para criadores de conteúdo, o TikTok Ads Manager. “Somos uma plataforma que inclui usuários e marcas que coexistem e consumem conteúdo. Já vemos há bastante tempo as marcas ativas no TikTok. Nosso objetivo é apoiá-las para expandirem ainda mais essa presença, oferecendo a oportunidade de se comunicarem de maneira mais forte com seus consumidores e alcançarem seus objetivos de negócio”, afirma Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina.

 

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Na nova plataforma, os empreendedores poderão escolher o objetivo principal da campanha, de acordo com o desejo para o negócio naquele momento: conseguir mais seguidores, mais visualizações ou mais conversões em vendas. A decisão sobre o orçamento para investir nas campanhas também fica a cargo dos empresários. Não haverá valor mínimo para anunciar no aplicativo, e o pagamento poderá ser feito por cartão ou boleto.

Até então, pequenos e médios empresários investiam na produção orgânica de conteúdo para a plataforma, apostando nas tendências que surgem no aplicativo para viralizar. Agora, com maior acesso aos dados de segmentação, será possível investir em nichos específicos e aumentar o público de forma mais direcionada. “Pela essência da plataforma, se o seu conteúdo for relevante, ele terá um alcance grande. Marcas chegam a pessoas que não necessariamente as seguem pela forma que o algoritmo é construído”, pontua a head.

 

Gabriela também reforça a necessidade de entender as peculiaridades do TikTok para se dar bem no app. Conhecido pelas dancinhas e pelos desafios, o aplicativo já ganha força em vendas fora do ambiente virtual, ditando tendências de consumo. Um exemplo é a hashtag #tiktokmademebuyit (em português, #otiktokmefezcomprar), onde usuários dividem com os espectadores itens que compraram por causa do aplicativo e como eles são úteis no dia a dia. “Vemos a força da comunidade reunida em torno dos nichos. Existe uma oportunidade grande de participar das conversas para oferecer produtos. Quanto mais as marcas trabalharem a conexão, mais resultados de negócio vão ter”, ressalta Gabriela.

Para marcar a nova fase, o TikTok lançou um hotsite especial onde reúne dicas para quem está chegando agora à plataforma. A página também traz o case da marca Barba de Respeito, que vende produtos de higiene para homens cuidarem das barbas. A empresa fez parte do teste do TikTok Ads Manager no Brasil e, em cinco meses de campanha, conseguiu retorno financeiro quatro vezes maior do que o valor investido em mídia, quintuplicando o número de seguidores na plataforma.

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Entenda a plataforma: Saiba quem está ali, qual linguagem usar e qual tipo de conteúdo faz sentido para a comunidade;

Seja autêntico: Os usuários do TikTok buscam por conteúdo verdadeiro. Conte sua história, não apenas para vender produtos, mas para trazer valor para as pessoas;

Fique de olho nas tendências: Faça parte das conversas que já estão acontecendo na plataforma para maximizar as oportunidades de conversão;

Use a plataforma a seu favor: O poder de viralização é real. Aproveite todos os efeitos criativos, use e abuse do áudio e explore as ferramentas que já fazem parte da plataforma. Quanto mais natural e próximo do público for o conteúdo, mais sentido ele vai fazer.

Estruture o seu perfil: Para quem está chegando agora, é importante trabalhar na identificação da marca. Conte sobre você no perfil e compartilhe informações relevantes. Mostre bastidores, traga dicas, explique como o seu produto pode ajudar no dia a dia e ensine algo ao público;

Explore: Teste e aprenda. Conheça a frequência de publicações que mais faz sentido para o seu público, pois as fórmulas são diferentes para cada nicho. Apesar de serem permitidos vídeos de até três minutos, as melhores performances acontecem em conteúdos com duração entre 15 a 30 segundos. Combine o conteúdo orgânico com o pago.

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