Com migração para a internet na pandemia, consumidor encontrará um volume de ofertas muito maior quando pesquisar pelos produtos que deseja comprar

 

Ocorrerá no dia 26 de novembro, a Black Friday carrega diversas oportunidades para Prestadores de Serviços, Pequenas e Médias Empresas. Uma pesquisa feita pelo Google descobriu que 44% dos consumidores estão com receio, enquanto 56% estão mais abertos a consumir na data. “O cauteloso é o brasileiro que foi mais desafiado economicamente na pandemia, e está economizando para necessidades futuras”, afirma Fernanda Bromfman, head de negócios para pequenas e médias empresas do Google Brasil. No entanto, 19% dessa parcela diz que compraria se encontrasse bons descontos.

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Na visão de Bromfman, categorias de tíquete-médio mais baixas serão o destaque. “Pessoas que antes economizariam para um celular ou uma geladeira, talvez agora comprem algo que comprometa menos o bolso”, afirma.

 

A palavra-chave para as compras será pesquisa. “O consumidor vai continuar usando a internet como fonte de pesquisa para compras offline também, buscando o menor preço”, diz Rodrigo Rodrigues, diretor de negócios para pequenas e médias empresas do Google Brasil. E as empresas devem ficar atentas, já que o consumidor encontrará um volume de ofertas muito maior quando pesquisar pelos produtos que deseja comprar.

 

E, apesar da economia incerta e da inflação, Rodrigues observa a tendência das resoluções de ano novo, que faz com que as pessoas queiram comprar itens como viagens, cursos de idioma e academia. Para pequenas e médias empresas se destacarem, segundo Rodrigues, o primeiro passo é garantir sua presença.

 

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“Muitos consumidores não procuram pelos produtos apenas no dia da compra. Essas buscas começam alguns meses antes”, afirma. “O consumidor tende a comprar de onde ele já ouviu falar ou teve alguma experiência. Se essa empresa garante uma presença forte antes, a chance de converter a compra quando o consumidor estiver pronto para pagar é muito maior.”

 

Considerando a concorrência, é ainda mais importante que as PMEs usem métodos para serem conhecidas o mais cedo possível, e até ofereçam as ofertas antes mesmo da data oficial — garantindo a sua venda que seria mais difícil no pico.

 

Ainda dá tempo de pensar em táticas para colocar em prática até o dia da Black Friday. Para isso, as PMEs devem ficar atentas às suas peculiaridades, já que não possuem a capacidade de atender grandes regiões como uma grande corporação. “Antes de tudo, a pequena empresa precisa entender quem é o público-alvo e o seu raio de atuação. Assim, ela pode usar ferramentas direcionadas para quem tem mais chances de comprar o produto ou serviço”, diz Rodrigues. A dica é pagar para aparecer para consumidores que já interagiram com a marca antes, pesquisando pelo assunto ou até mesmo comprando.

 

É preciso analisar como usar o próprio orçamento para driblar os grandes concorrentes — que têm um volume maior no estoque e maior capacidade de dar descontos. “O pequeno não tem tanta diversidade de estoque, e precisa pensar em vantagens competitivas, como entrega mais rápida”, diz Rodrigues.

 

Por fim, é fundamental estar pronto para entregar o seu serviço no momento em que os consumidores mais precisam. “É necessário garantir que tudo o que foi ofertado seja entregue com uma boa experiência. Os pequenos e médios empresários, muitas vezes, estão construindo uma marca e precisam oferecer um bom pós-venda com políticas claras de troca para ter a lealdade do consumidor no futuro”, afirma Bromfman.

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Para Prestadores de Serviços a dica é que façam a divulgação de banners diretamente nas Redes Sociais, informando seu público alvo que haverá descontos especiais para a data, caso queiram também podem inserir um formulário de captura pedindo aos interessados que reservem os descontos de forma antecipada e depois os informe por e-mail ou WhatsApp sobre essas ofertas especiais. Aproveite a data e seja criativo para oferecer descontos e bônus.

 

 

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