Independentemente do tamanho da empresa, há uma coisa que nunca pode faltar: organização! E saber como organizar uma empresa pode ser feito de diversas formas, com processos claros e bem definidos, planejamento e uma boa comunicação – interna e externa.

 

Lembre-se que a tecnologia está aí para te auxiliar em muitas tarefas, inclusive na organização da empresa. Organizar empresa é tarefa para os fortes! conheça boas práticas para colocar a empresa nos eixos.

Como uma organizar empresa?

 

O dia a dia já pode ser bem complicado e atarefado, com uma série de tarefas, prazos, clientes e demandas. Imagine só tocar tudo isso com sua empresa totalmente desorganizada, sem nenhuma direção, processos e práticas que deixem as coisas mais simples. Já se Imaginou ou está passando por isso? Então é a hora de entender como organizar uma empresa. Considere ter, entre muitos benefícios, um ambiente de trabalho ordenado e bem desenvolvido.

Venha-para-o-ta-contratado

Previsibilidade das ações

 

Mas por qual motivo é tão importante se programar para organizar a empresa? Problemas e questões imprevisíveis vão acontecer na rotina do dia a dia, independente de quão organizada é sua empresa. Porém, a organização, mesmo quando aparecerem os problemas inesperados, fará com que tudo caminhe de forma mais natural, evitando que pequenos problemas se tornem grandes bolas de neve. Tenha previsibilidade dos processos e tarefas. Com isso, todos os setores da empresa terão melhores rendimentos. Além disso, você, como gestor, terá melhor visão das oportunidades e das soluções.

 

Ser previsível contempla outro desafio: compreender. Para que se tenha bons processos de trabalho é preciso entender a etapa de cada um deles, para, então, executá-los. Ainda, é necessário conhecer o passo a passo para que se tenha os resultados esperados e ter o conhecimento, caso algum imprevisto ocorra durante o percurso.

Aprofunde seu conhecimento

 

Quando o assunto é organizar empresa, não há nada mais importante do que compreender profundamente os processos. É preciso ter compreensão dos processos diários da empresa, mas também é necessário que se faça um mapeamento aprofundado desses processos.

 

Esse mapeamento e aprofundamento são necessários para que, tanto os gestores, tanto a equipe de uma forma geral, tenha uma visão macro de todo o negócio e dos processos envolvidos. É um importante momento para organizar empresa, já que mostra para toda companhia que cada processo faz parte de um todo, como são ligados e extremamente importantes para o bom desenvolvimento do ambiente de trabalho e da organização. Essa visão mais geral por parte de toda a equipe também traz outros benefícios, como a descoberta de problemas, soluções e novas oportunidades.

 

Algo interessante, principalmente se estiver sozinho atuando como Prestador de Serviços é sempre utilizar um checklist, com ele você será capaz de agir se algo sair do controle.

A comunicação é tudo

 

Em vários aspectos da vida – profissional ou pessoal -, a comunicação pode ser um dos grandes diferenciais. E se estamos falando de organizar empresa, a comunicação não pode ser esquecida. Esse tópico tem papel importante na hora de colocar a casa em ordem. Inclusive, a comunicação ineficiente pode ser um dos grandes problemas em empresas desorganizadas.

 

A comunicação precisa ser clara e direta, sem que haja o famoso “telefone sem fio” e também a famosa informação desencontrada. Para isso, tenha sempre reuniões com os gestores, para que detalhem as dificuldades e o desenvolvimento das ações. Lembre-se dos desafios encontrados, pois são bem importantes.

 

A eficiência na comunicação trará maior harmonia ao ambiente de trabalho. Com isso, haverá melhoria no fluxo dos processos entre as áreas e, consequentemente, melhora  na organização da empresa.

Tecnologia ajuda em todos os aspectos

 

A tecnologia precisa fazer parte de tudo, principalmente na empresa. Ela está aí e pronta para te auxiliar nos mais diferentes desafios do dia a dia. Quando o assunto é organizar empresa, há ferramentas muito úteis e gratuitas. É possível se utilizar de tecnologia com foco no gerenciamento de processos, as ferramentas BPM, e soluções de gestão de projetos. Para a comunicação, há ferramentas que unem o gerenciamento de tarefas possibilitando uma visão completa dos processos. Um exemplo é o Slack.

 

Para empresas que gerem equipes externas, a tecnologia também está presente e pode ser muito útil na hora de organizar empresa. O próprio Google, por exemplo, oferece ferramentas para prestadores de serviços externos. As informações disponíveis na plataforma vai desde planilhas até aplicativo de comunicação ágil que podem ajudar na melhor organização da empresa. O que isso possibilita? Que os gestores possam acompanhar todo o trabalho em tempo real. O resultado é o aumento da produtividade da equipe e facilitando a comunicação entre técnicos e gestores.

 

A tecnologia que integra as melhorias e ajudam na organização da empresa também permitem uma maior capacitação técnica tanto para gestores, empreendedores como Prestadores de Serviços e pode ser utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os que foi definida para aumentar a produtividade.

 

Empresas prestadoras de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão podem se beneficiar grandemente de uma organização eficaz aproveitando dos recursos gratuitos oferecidos pelas ferramentas Google.

precisa-de-mais-clientes


 

É um Prestador de Serviços e precisa melhorar a performance do seu negócio? Saiba como funciona a plataforma Tá Contratado e mantenha sua empresa em evidência;

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.