A rentabilidade do seu serviço prestado não se resume apenas em aumentar o faturamento e muitos Prestadores de Serviços vivem correndo atrás de clientes, querendo faturar mais, só que acabam esquecendo de olhar para a rentabilidade, ou seja, avaliar o resultado mensal do serviço prestado para saber se o mesmo teve lucro ou prejuízo.

Sem uma boa gestão financeira e uma análise mensal dos indicadores é impossível saber onde está o ladrão da rentabilidade.
Visando te ajudar a melhorar o resultado financeiro do seu negócio temos algumas dicas valiosas que você pode aplicar seguindo as orientações abaixo.

CONTROLES GERENCIAIS

Eles são fundamentais para o controle das receitas, custos e despesas do serviço prestado. Sem eles é impossível analisar a estrutura de custos e despesas e definir metas de redução.
O passo inicial é organizar essas informações, seja em uma planilha ou em um software com a sua devida classificação.

CLASSIFIQUE AS RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS

 

Um bom plano de contas é fundamental.
Para entender a estrutura financeira você vai precisar de um plano de contas que é o instrumento para você classificar as receitas, custos e despesas por tipo. Só é assim é possível analisar o quanto cada categoria impacta no resultado final.

ANALISE A SUA ESTRUTURA DE CUSTOS E DESPESAS E DEFINA OBJETIVOS

 

Se pergunte. Quanto você precisa aumentar de faturamento ou reduzir de custos e despesas para alcançar a rentabilidade ideal?

Um exemplo: hoje a minha rentabilidade é 27% por mês e eu quero aumentar mais 27%. Analise os custos e despesas e veja onde você precisa reduzir, ou seja, aquelas que tem um impacto maior na sua estrutura financeira. Nunca corte ou reduza despesas e custos onde estão trazendo bons resultados.


CONSTRUA O PLANO DE AÇÃO

O que você precisa fazer para atingir os objetivos e metas, conforme exemplo anterior, no caso os 27% a mais de rentabilidade?

Ex: reduzir a despesa mensal com telefonia em R$ 200,00. Criar campanha interna para conscientizar a sua equipe. Renegociar valores com prestadores de serviços e cortar despesas desnecessárias para o momento.

TENHA UM ORÇAMENTO

 

É fundamental que você tenha um instrumento de controle com metas de faturamento, custo, despesa e rentabilidade.

Faça uma análise no seu financeiro dos últimos seis meses e determine metas de aumento de faturamento, bem como redução de custos e despesas, isso consequentemente irá trazer mais rentabilidade.

CONQUISTE MAIS CLIENTES

Assim como a redução do custo e despesa é fundamental, o aumento do faturamento também é de suma importância para a sustentabilidade do seu negócio no curto, médio e longo prazo.

Crie novas estratégias de prospecção fazendo com que sua marca seja mais vista e tenha mais aproximação com potenciais clientes, além disso, venda mais também para os seus clientes, oferecendo novos serviços, baseados nas suas necessidades.

GESTÃO MENSAL

Mantenha os seus controles de entradas e saídas devidamente preenchidos e atualizados.

Faça uma análise mensal dos indicadores avaliando se você está no caminho certo e se está conseguindo alcançar as metas mensais. Sem eles é impossível aumentar a sua rentabilidade.

 

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