A Programação Neurolinguística, mais conhecida como técnicas de PNL, surgiu nos anos 70, na Califórnia, e é uma metodologia que visa a compreensão do comportamento humano. Para isso, muitas das técnicas da psicologia foram aderidas e se transformaram em técnicas de PNL. Mas, como isso pode ser útil na sua empresa?

O uso de técnicas de PNL no ambiente corporativo se tornou um dos assuntos mais discutidos no mercado e muitos gestores comerciais estão buscando entender melhor sobre o assunto, já que a PNL tem se mostrado uma importante ferramenta na busca e conquista de novos clientes e, consequentemente, resultados positivos para as empresas.

Quer entender melhor sobre o tema e descobrir como aplicar as técnicas neurolinguísticas para alavancar os resultados dos seus negócios?

Acompanhe a leitura e conheça mais sobre o assunto neste artigo que preparamos para você.

Mas, afinal, o que é PNL?

A Programação Neurolinguística e o método PNL foram descobertos por uma dupla de  professores da Universidade da Califórnia, chamados Richard Bandler e John Grinder. Tudo começou com um estudo sobre a linguística e a psicologia Gestalt, que trata, basicamente, da concentração do cliente no seu momento presente, sem foco nas situações do passado.

E então, a PNL surgiu com base nos padrões de comportamento e linguagens mapeadas neste estudo e tornou-se uma metodologia que pode ser trabalhada em diversas áreas através de um modelo mental que visa uma comunicação mais otimizada e assertiva em busca do sucesso.

Para entender o que é PNL, vamos entender cada um das letras de sua sigla:

  • A Programação tem o intuito de entregar ferramentas para substituir comportamentos negativos por comportamentos que estejam mais alinhados com você;
  • A Neuro é a parte que afirma que esses comportamentos estão ligados ao cérebro e às suas funções neurais; é como você assimila as informações do seu cotidiano, como você age ou reage aos estímulos (positivos ou negativos),
  • A Linguística aborda a linguagem e como as pessoas percebem as informações usando todos os sentidos.

A PNL, portanto, já tem sido aplicada em várias áreas, desde artes e educação até dentro do ramo dos negócios. E foi assim que surgiu a PNL aplicada a vendas, que vamos entender a seguir.

Como funciona a técnica de PNL aplicada a vendas?

No cotidiano da sua empresa existem diversas tarefas a serem realizadas, e muitas delas referem-se à vendas e ao tratamento com os seus clientes, certo? Agora imagine usar as técnicas de PNL para potencializar as vendas do seu negócio?

É com esta premissa que as técnicas de PNL devem ser trabalhadas, objetivando um desenvolvimento comercial e a criação de laços entre você e seu cliente. Assim, a PNL nas vendas, assim como a PNL nas empresas, irá facilitar o processo de lidar com seu cliente e o ajudará a atingir o sucesso em várias frentes.

Um dos grandes objetivos da PNL é gerar rapport, isto é, criar uma conexão afetiva e humana entre duas pessoas. Esse rapport passa por similaridades entre essas duas pessoas e as técnicas de PNL ajudam a encontrar essas similaridades para fortalecer as relações interpessoais.

E quais são os benefícios da PNL para as empresas?

A metodologia da PNL já revolucionou diversas áreas em que tem sido aplicada, principalmente dentro do ramo empresarial, e já trouxe inúmeras vantagens para todas elas, inclusive para os negócios.

Veja os principais benefícios que a PNL pode proporcionar para a sua empresa:

  • Relacionamentos mais saudáveis com seus clientes;
  • Negociações coerentes e melhora na capacidade de persuasão;
  • Motivação de gestores e equipe;
  • Melhora na performance profissional dos colaboradores;
  • Potencialização de autoconhecimento e habilidades sociais individuais;
  • Aumento de produtividade e resultados,
  • Comunicação assertiva interna e externa.


 

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