Todas as empresas precisam cumprir com obrigações tributárias, fiscais e contábeis. Veja quais são logo abaixo:

 

Ao abrir um negócio, lembre-se que há muitos assuntos envolvidos e, nessas burocracias, também existem obrigações tributárias. Portanto, toda empresa deve manter regularidade perante o governo para evitar a chance de ser multada durante as fiscalizações.

 

É claro que toda organização tem obrigações comuns, mas algumas dependem do sistema tributário em que a empresa está localizada e dos tipos de atividades envolvidas. Para acompanhar esses casos, é necessário analisar detalhadamente todos os pontos de tributação. Tudo isso com base em cadastro, pagamento de impostos, prestação de contas, envio de extratos, etc.

 

Mas o que é responsabilidade tributária?

 

Você pode querer saber o que são obrigações fiscais, portanto, observe que elas estão sempre relacionadas à tributação. Portanto, as empresas têm essas obrigações de manter relações normais com as autoridades fiscais.

 

Notas Fiscais

É importante saber que todas as empresas, independentemente do porte, devem emitir nota fiscal, sejam empresas que comercializam mercadorias ou prestam serviços. Se for um MEI (microempresário pessoal), só deve cumprir essas obrigações no contexto de uma pessoa jurídica.

 

Pagar impostos

 

Esse é outro ponto que não devemos perder quando falamos em agenda de obrigações fiscais. Isso porque, quando se trata de tributação, seja municipal, estadual ou federal, haverá algumas dúvidas e problemas.

 

Para essas questões a serem solucionadas, consulte as principais categorias de tributação:

 

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Previdência Social);

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

IRPJ (Imposto sobre a Renda Pessoa Jurídica). as empresas estão satisfeitas, tem Simples Nacional.

 

Esse regime tributário unifica tributos e contribuições e reduz boa parte da burocracia.

 

O que é responsabilidade tributária? ‍

 

Quando falamos em obrigações fiscais, é necessário compreender que se trata de obrigações diretamente dependentes do trabalho da área fiscal. Em outras palavras, é como um vínculo estabelecido entre o credor e o devedor para quitar a dívida.

 

Compreenda algumas das principais atividades para cumprir as obrigações fiscais:

 

O cálculo e a mensuração do lucro tributável, o preenchimento e pagamento de formulários fiscais, a fiscalização e o cumprimento das obrigações tributárias, o que são obrigações contábeis?

 

Quando se trata de obrigações contábeis, todas estão relacionadas a obrigações tributárias. Portanto, os contadores precisam analisar dados fiscais, calcular impostos, emitir faturas e preparar relatórios para provar o patrimônio da empresa, situação financeira e como as atividades da empresa são legais.

 

Demonstrações contábeis

Outro ponto importante é que com as obrigações contábeis é possível auxiliar o planejamento estratégico, visando a melhorar a situação patrimonial da empresa. Seja através de balanço patrimonial ou do DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).

Facilite a sua rotina com um ERP

E qual é o empreendedor que não gosta de facilitar as coisas, não é mesmo? São tantos assuntos e problemas para resolver que fica difícil se atentar a pequenos detalhes. Por isso, investir em um sistema ERP é a melhor opção para evitar problemas e otimizar seu tempo.

Isso porque, através de um sistema de gestão você consegue ter acesso a dados financeiros e documentos essenciais em um só lugar diretamente pelo computador em um sistema 100% online. Use essa ferramenta para aumentar a produtividade da sua empresa e otimizar processos!

 


 

É um Prestador de Serviços e quer divulgar sua empresa ou negócio? Saiba como funciona a Plataforma Tá Contratado

 

 

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.