Tem quase que ser um monge eremita para não se envolver em algum tipo de discussão política hoje em dia. Seja qual for o seu espectro político, provavelmente alguém será contra a sua opinião.

O mais interessante é ver a quantidade de disputas que se formam em um dos lados, onde havendo qualquer tipo de inclinação para uma orientação diferente, também há acusações.

Mas o que poucos pararam para pensar é que você não pode dividir a visão de mundo das pessoas em dois grupos. Cada um tem um ponto de vista único, e isto forma uma situação onde basicamente temos um espectro político para cada pessoa em si.

Ou seja, discussões sempre irão existir, independente de quem estiver no poder ou de quem você irá se relacionar.

Mas uma coisa nunca irá mudar, que é a importância de uma carreira sólida.

Sendo assim, vou mostrar para vocês hoje, que independente de onde você viva e de quem irá assumir o poder, é mais interessante focar no seu trabalho individual.

Vamos conferir?

funcionarios-de-carreira

Importância de uma carreira estável

Lembrando que as recomendações servem tanto para os que são autônomos, quanto para os que trabalham via regime CLT.

Fique à vontade também para enviar suas críticas, sugestões ou até mesmo dúvidas no final desta publicação, ok?

Bom, dito isto vou listar aqui alguns pontos de ter um currículo, networking e portfólio de qualidade para encarar as necessidades do dia a dia.

1 – Estabilidade

Em um país continental, com o Brasil, mesmo quando existem crises, é possível encontrar alguma demora até que isso afete todos os locais, ou mesmo ter algumas cidades e estados que se destaquem.

O dinheiro simplesmente não some do dia para a noite, ele pode perder valor e tudo o mais, mas o consumo da sociedade ainda existe. Ou seja, o mercado vai se readaptando conforme as necessidades.

O objetivo aqui não é dar dicas de investimento ou algo do tipo, mas avisar que independente do cenário, sempre há oportunidades de trabalho.

Claro, estas oportunidades acabam se limitando para os mais experientes e capacitados em sua área. Crises não são momentos de risco, as pessoas até pagam um pouco mais se souberem que o que elas pediram para ser feito, será feito.

A intensidade da importância do planejamento, torna os profissionais confiáveis ainda mais necessários. Não será o momento de começar a treinar alguém, e sim contar com quem já mostrou que faz direito.

É exatamente neste momento que empresas de todo tipo estarão buscando o melhor para tentar se salvar.

Então, como diz o ditado: “Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. Sempre temos histórias de pessoas que ganharam mais enquanto estavam em momentos de crise.

Parece simples, mas o próprio miojo foi um invento da crise que deixou um homem rico. Era um alimento não muito barato quando foi criado, mas que era rápido de fazer e permitia que tanto as mães quanto os pais fossem trabalhar.

Enquanto todos corriam atrás de emprego, outros enriqueceram vendendo macarrão instantâneo.

De fato, o que você pode extrair é que agora é o momento para se preparar para o que vier, e não se algo estourar.

2 – Política pode afetar negativamente o seu emprego/serviço

Praticamente todos nós temos algum tipo de posicionamento político. A maioria das pessoas que diz que não liga para o assunto, na verdade liga, só não querem iniciar uma discussão.

Ou seja, se você insiste em trazer o tema à pauta, ou mesmo quer forçar a pessoa a aceitar as suas opiniões, pode acabar gerando uma inimizade.

Isto nem sempre é um problema ruim de imediato, muitas pessoas sabem que você pode ter sua opinião, seja ela qual for, e ainda assim ser um bom profissional.

O que a maioria dos gestores ou clientes não gostam é que você utilize o tempo de trabalho para fazer algum tipo de campanha política. Afinal de contas, mesmo que vocês concordem, você não está sendo pago para isto naquele momento.

Para quem é um prestador de serviços autônomo ainda existe o risco de ter uma visão oposta do cliente. E se ele não for uma pessoa de caráter, pode acabar espalhando boatos maldosos sobre você.

Isto pode ser algo simples de se resolver, ou mesmo um tormento no longo prazo. Então, minha recomendação é que você não pague para ver e acabe se decepcionando com o resultado.

Se o cliente insistir em falar do assunto, diga que prefere reservar a sua opinião política para si, ou então concorde até que a pessoa desista.

3 – Você pode fazer a diferença, mas nem tanto

Esta é quase uma mensagem desmotivacional, porém é realmente necessária.

Você pode sim participar de protestos, passeatas ou qualquer tipo de manifestação política. Entretanto, é justo dizer que a maioria das pessoas irá tentar fazer esforços que realmente não mudarão muita coisa.

É possível se engajar politicamente, mas se pergunte se você realmente tem tempo para fazer tudo ao mesmo tempo.

Perder um dia de trabalho só para ir defender alguma pauta é até possível se a situação for crítica, mas normalmente as pessoas que se engajam em uma, costumam fazer isto de maneira constante.

Então o político X lança algo e o Y, que é contrário lança outra, depois o A faz mais uma em sequência para desafiar a resposta do Y e por aí vai.

Eu queria ter tanto tempo livre para sair dos meus trabalhos deste jeito.

Então, porque não se posiciona de alguma outra forma à favor do protesto ao invés de ir presencialmente se você está ocupado?

Até porque, todo este deslocamento, concentração vai gerar algum desgaste. Ainda mais se feito em um dia de folga. Você estará tirando o seu descanso e vai ter isso descontado da sua qualidade e/ou produtividade, o que deixa tudo muito menos interessante.

Conclusão

Para finalizar, eu repito que você pode ter a sua visão política, pode se engajar nos seus objetivos, mas a verdade é que você precisa pensar que o que fará a diferença é o trabalho.

Utilize só o seu tempo livre para estas atividades e faça o seu melhor.

E se precisar de ajuda para encontrar clientes e melhorar seus resultados, conte com a gente!

 

Até a próxima dica!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.