A partir de agora, os professores de enfermagem e pré-escolas da rede pública e privada de todo o país, passam a contar com um curso de formação específico disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). O curso Melhoramento na Educação Infantil foi lançado na tarde desta terça-feira (19), em um evento em Brasília.

divulgar-prestadores-de-serviços

O objetivo é fazer com que esses profissionais se atualizem e reformulem práticas pedagógicas, seguindo as propostas da Base Curricular Nacional Comum (BNCC) para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para isso, os professores terão acesso a diversos conteúdos com dicas práticas de atividades.

” O primeiro passo da educação básica é a educação infantil. É o momento de cuidar e estimular as crianças de zero a seis anos, período em que estão sedentas por explorar o mundo e que abre as portas para o sucesso da fase adulta. Por isso, a missão dos professores de creche e pré-escolas é muito importante na educação formal “, comenta. Observou o ministro da Educação Milton Ribeiro.

Totalmente livre e autoinstrucional, a iniciativa está disponível na plataforma Avamec (// avamec.mec.gov.br) e deve chegar a 593 professores de escolas públicas e privadas.

O curso tem 200 horas escolares, divididas em seis módulos: Conhecimento e Expressão; Viver e Explorar; Playing; Comunidade Escolar; e Famílias:-mãos entrelaçadas. Ainda haverá um módulo extra que ajudará os professores a auxiliar os alunos para a transição da educação infantil para os primeiros anos do Ensino Fundamental.

“Acreditamos que a formação na educação infantil vai possibilitar aos nossos professores, com base em estudos e experimentos científicos, aperfeiçoar as propostas pedagógicas e estímulos adequados para extrair o melhor de cada ser humano em formação”, concluiu o ministro da Educação.

A mais recente ação orientada para a formação de professores e pré-escolas foi realizada pelo MEC em 2014. “Convidamos todos os professores e pré-escolas do Brasil a se matriculem a partir de agora nesta formação para iniciar 2022 de fato, implementando mudanças significativas no âmbito da educação brasileira”, chamou o secretário de Educação Básica Do MEC, Mauro Rabelo.

Avamec

A plataforma Avamec, ambiente virtual de aprendizagem do MEC, conta hoje com 148 cursos gratuitos oferecidos aos professores, gestores de escolas e estudantes. São 1.172 bilhões de usuários de bilhões e 2.153 aulas. “Isso reflete o trabalho que o Ministério vem desenvolvendo para disponibilizar à nossa comunidade educacional, aos professores, aos alunos, aos gestores, formações direcionadas às diversas etapas e modalidades”, enfatizou o secretário de Educação Básica Do MEC, Mauro Rabelo.

ta-contratado

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.