Em Mato Grosso, o indígena Pablo Kamaiurá gerencia com sua família a Pousada Morená, instalada na aldeia indígena de seu povo, nas proximidades da Lagoa Ipavu, a seis quilômetros do rio Kuluene, na região do Alto Xingu, no município de Canarana (604 km a leste de Cuiabá). Ele já fez Empretec e utiliza no empreendimento muito dos conhecimentos e comportamentos despertados no treinamento, incluindo a gestão financeira.

divulgar-prestadores-de-serviços

Ele vai contar um pouco da história do empreendimento na jornada “Como cuidar do seu dinheiro”, no dia 26 de outubro, de 10h às 20h (horário de Brasília), durante a Feira do Empreendedor Digital 2021, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro. A programação é totalmente gratuita e disponível no Sebrae Experience, uma plataforma exclusiva de navegação fácil e intuitiva.

Organizada pelo Sebrae/MT, a jornada “Como cuidar o seu dinheiro” é voltada a empreendedores interessados em começar um negócio com poucos recursos financeiros e para os que já têm sua empresa e precisam estar atentos às finanças para continuar crescendo e se consolidar no mercado.

A diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, destaca a participação de Mato Grosso na Feira do Empreendedor, que na atual edição reúne vários estados. “Vamos apresentar vários casos de pequenos negócios locais cujos empresários vão mostrar os resultados alcançados, a partir da incorporação de novas tecnologias na gestão financeira e do uso dos conhecimentos adquiridos através de nossas consultorias, que os ajudaram a obter um desempenho positivo em seus empreendimentos”.

Além de Paulo Kamaiurá, a jornada terá outros nove empresários dos mais diferentes segmentos. A empreendedora Ivonete Guarino esteve na última edição da Feira do Empreendedor de MT em busca de inspiração e acabou criando a startup Vô Contigo, uma plataforma na Internet para atender idosos com serviços de transporte e concierge, cujo diferencial é o fato do profissional não só transportar o idoso como acompanhá-lo em suas atividades diárias, como consultas médicas e compras, entre outras. A ideia nasceu da necessidade de seus pais, avós e sogra e ela vai revelar como começar uma startup com pouco dinheiro.

Já a empresa de Felipe Campos nasceu como um hobby de amigos e começou ganhar forma de negócio em 2018. A Aventura MT foi formalizada em 2020 e já é considerada referência em turismo receptivo de Mato Grosso. No evento, ele revela como os meios de pagamento ajudaram sua empresa a crescer.

Muitos dos empresários convidados a participar da jornada são do segmento de alimentação. Caso de Silvia Biasoli, da La Matriciana Massas de Autoria, que investiu em novas tecnologias para reduzir custos, como a instalação de energia solar e vendas pela internet, desde o início da pandemia.

Lorenna Bezerra, proprietária do restaurante Galeto Cuiabano, também conta um pouco da sua experiência à frente do empreendimento aberto em agosto de 2014. Numa curva ascendente, em maio de 2019, o restaurante foi transferindo para um espaço maior e a empresária está sempre inovando para continuar expandindo o negócio. “O Sebrae está comigo o tempo todo. Desde o começo, todos os anos, fazemos o planejamento estratégico com acompanhamento, além de consultoria de expansão, financeira e comercial, SebraeTec e ALI, entre outros”, resume.

A paraibana Jaqueline Aragão buscou em suas raízes a inspiração para abrir a Doce Nordeste. Depois de se mudar para Cuiabá, ela e o marido pernambucano Tiago morriam de saudades do bolo de rolo e, na ausência de alguém que preparasse a delícia na capital mato-grossense, resolveram, durante a pandemia, começar a executar a receita, um dos símbolos gastronômicos de Pernambuco. Mediante o sucesso no trabalho, resolveu abrir um negócio e hoje, com a ajuda do marido, faz o bolo em dois tamanhos (um quilo e 500 g) de cinco sabores: goiabada, doce de leite, chocolate, ameixa e churros.

Pamella Isla, da Açaí Maravilha, conta sua jornada e sobre como lidou com os desafios de gestão do dia a dia, com o medo de tomar decisões erradas e como isso a ajudou a crescer e ganhar mais dinheiro para realizar seus sonhos. Participam ainda Sandra Regina, da MS Company, e Hevelin Pimenta, da IGM Mídia Visual. “Tudo foi pensado para orientar, inspirar e provocar insights nos empreendedores participantes”, comenta Alberto Santana, analista do Sebrae MT, um dos responsáveis pelo evento.

A jornada será aberta com a masterclass “Inteligência financeira nos negócios”, com Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil. Ele dará dicas, mostrará técnicas e práticas para auxiliar o empreendedor no dia a dia da gestão da sua empresa.

Um time de colaboradores do Sebrae, especialistas em pequenos negócios, vai levar muito conhecimento através de painel e oficina no formato aula live. Vídeos com pílulas de conhecimento sobre gestão nas áreas de planejamento e financeira, transformação digital e educação financeira, conduzidos por técnicos e especialistas do Sebrae.

Ricardo Almeida, de Alagoas, mostra “5 passos para organizar suas finanças”; e de Mato Grosso, Mileno Alencar fala sobre reserva de emergência; Camila Costa trata de “Meios de pagamento: muito além das maquininhas”. Débora Leite será moderadora do painel “Como cuidar do seu dinheiro”, com os consultores Fábio Apolinário e Roberto Dahmer; enquanto Allan Finger apresenta o “ABC das Finanças”; e Denise Pimpim discorre sobre “Gestão de riscos, oportunidades e planejamento de longo prazo”.

A programação conta ainda com duas oficinas em formato de aula live; “Controle o seu dinheiro”, com Caio Monteiro, do Sebrae SP; e “Quanto cobrar pelo seu produto ou serviço”, um dilema que perturba muitos empreendedores.

Encerrando a programação da jornada, o painel “O que é Open Banking e como ele vai impactar os negócios”, tendo como moderador Rogerio Melfi, coordenador do grupo de trabalho de Open Banking na ABFintechs; a painelista Ingrid Barth, da Founder and COO – Linker; Eduardo Neubern, da Fintech General Manager – TOTVS TechFin; e Charles Schweitzer, head de inovação do Banco Carrefour.

Durante os cinco dias da Feira do Empreendedor Digital 2021, os participantes terão acesso a uma programação ampla e diversificada, com muita informação e oportunidades de negócios, além de poder fazer contato com atendentes remotos e conversar com consultores do Sebrae, que estarão disponíveis para tirar dúvidas e repassar orientações.

A Feira do Empreendedor é gratuita e será feita em uma plataforma exclusiva: o Sebrae Experience, de navegação fácil e intuitiva, com hotsite compatível com os navegadores Chrome, Firefox, Edge, Safari e IE. A plataforma pode ser acessada por meio de celular, tablet e desktop. As palestras terão intérpretes de Libras para ampliar a acessibilidade. As inscrições estão abertas: www.feiradoempreendedor21.com.br

quero-mais-clientes

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.