É difícil contornar o marketing se você quiser fazer seus negócios crescerem. Há muitas maneiras de abordá-lo e, portanto, é importante que você descubra exatamente o que deseja de sua estratégia de relações públicas e marketing.

O cenário digital oferece muitas oportunidades de marketing, especialmente nas redes sociais, mas ainda há muitos benefícios em um comunicado de imprensa bom e antiquado. Na verdade, o melhor é combinar o marketing digital com o mais tradicional, criando assim uma estratégia de base ampla.

Benefícios da RP tradicional

A RP tradicional geralmente atinge um amplo grupo-alvo, já que jornais e revistas costumam ter um grande número de leitores.

Conseguir publicidade em um meio de comunicação confiável cria credibilidade e pode aumentar o valor da sua marca

Se sua empresa atrai um segmento mais antigo, esse grupo-alvo pode muitas vezes ser afetado pela cobertura de jornais, etc.

Benefícios do marketing digital

Aqui, é possível atingir facilmente um público-alvo mais jovem fazendo marketing em mídias sociais como Instagram e Snapchat. Com o marketing digital, você pode direcionar mais pessoas ao seu site ou loja virtual usando SEO

Você pode criar uma presença online escrevendo postagens de blog e artigos para mídia online. pode vincular diretamente a sua página.

Se você criar uma estratégia de marketing que incorpore RP tradicional e digital, ficará mais forte na promoção de sua marca. É difícil dizer o que é certo e errado quando se trata de um marketing de sucesso. O mais importante é tentar e mudar o que não está funcionando. E se tudo parece um pouco confuso, então existem muitas agências de relações públicas e comunicações prontas para ajudá-lo.

Considere o propósito do seu PR

Independentemente de como você opta por abordar seu marketing, é melhor considerar várias coisas antes de criar uma estratégia definitiva. Descubra quem é o seu público-alvo. Se você vende brinquedos para gatos, seu público-alvo são os proprietários de gatos, mas qual a melhor forma de acertá-los? Onde os donos de gatos estão normalmente localizados em plataformas digitais – é Facebook ou Instagram? Eles são mais propensos a ler mídia física?

Agora, os donos de gatos são, na verdade, um grupo amplo, então talvez seja uma boa ideia espalhar seu marketing para atingir tanto o segmento mais jovem quanto o mais velho. Se isso não funcionar, você precisa considerar onde seu marketing pode ser melhorado. Talvez seja necessária uma abordagem completamente diferente.

Destaque como o seu conceito online difere dos outros

A mídia adora histórias sobre novos conceitos, plataformas ou lojas virtuais diferentes do tradicional. Se você direcionar sua história para que seus pontos fortes e potencial para o futuro sejam destacados, você terá uma chance melhor de aparecer na mídia. Então, você está fazendo as coisas de novas maneiras em seu conceito, ou está se concentrando em uma área de nicho, como brinquedos orgânicos para gatos, então enfatize isso e diga o que é tão legal exatamente sobre o seu produto.

Considere direcionar seu marketing ou atirar com uma espingarda

Como em tudo o mais, há aspectos positivos e negativos em ambas as abordagens. Pode-se argumentar que o marketing direcionado é mais fácil de fazer, pois seu marketing só precisa de um único ângulo apropriado. O mesmo vale para a parte digital de seu marketing, visando uma ou duas plataformas onde você sabe que seu público-alvo está localizado. Dessa forma, é mais fácil acompanhar seu marketing, mas você pode perder a oportunidade de uma promoção mais ampla. Fotografar com espingardas pode trazer muitos benefícios, mas requer mais trabalho, já que normalmente você terá que direcionar sua história para cada meio individual para garantir o maior sucesso. Portanto, normalmente muito texto deve ser produzido se você deseja enviar comunicados à imprensa, e você precisa estar ativo no máximo de mídias sociais possível para chegar longe o suficiente. Pode parecer desmotivador quando você atira com espingardas e talvez receba muitas rejeições de volta, mas não se deixe ser afetado por isso. Você não pode ganhar tudo.

Uma última dica para comunicados à imprensa

Ao escrever comunicados à imprensa, entre outras coisas, é uma boa ideia pensar sobre figuras-chave, metas, realizações ou coisas do gênero, para que você se aproxime mais da cobertura da mídia. As figuras-chave são especialmente boas para focar se você deseja cobertura na mídia voltada para negócios.

Preste atenção também na atualidade de suas notícias e planeje sua estratégia de acordo, pois o momento é relevante em relação às suas chances na mídia. Se você tiver notícias atuais, envie seu comunicado de imprensa imediatamente. Se você tem um lançamento de produto em dois meses, considere quando você pode penetrar melhor na mídia para que sua história receba a publicidade que merece.

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