O cliente gostaria de muito mais, ele só não te conta isso. Conheça formas de você agregar valor ao cliente, sem trabalhar mais por isso!

 

Todo cliente gostaria de receber mais do que espera, o detalhe é que, normalmente, ele não te conta e cá entre nós, nem precisa. Você, enquanto cliente de alguém ou alguma empresa, cria expectativas, mas quando elas são superadas, qual é a sua reação? De encantamento, certo?. Portanto, é sempre bom pensar em formas de agregar valor ao cliente.

De que formas posso ajudar meu cliente?

Mas como agregar valor ao meu cliente? Esse assunto precisa ser iniciado dentro da sua realidade. Ou seja, pensar no que hoje você já oferece para o seu cliente e o que ainda não oferece, mas sente que poderia fazê-lo para contribuir mais com a vida do seu cliente.

É a partir dessa lógica de raciocínio que pensamos em incrementar nosso atendimento e tornar a vida do cliente muito mais leve e a admiração que ele tem por você, ainda maior.

Veja algumas sugestões que você pode aderir na sua rotina profissional que não aumentarão sua carga de trabalho de forma considerável e podem trazer muito mais qualidade no seu relacionamento com o cliente.

1 – Divulgar conteúdos relevantes

Você tem o hábito de buscar aprendizado, conhecimentos e novidades para você, sua empresa e seus clientes. Por que não tornar isso uma rotina para eles?

Ou seja, você pode tanto criar uma lista de transmissão que será enviada pelo whatsapp ou telegram corporativo (lembre-se de pedir autorização do seu cliente para isso!), quanto pode reunir de 03 a 05 notícias ou dicas relevantes que encontrar e encaminhar, uma vez por semana, no formato de newsletter, aquele e-mail com conteúdos que costumamos receber.

2 – Compartilhar a agenda do mês

Muitas pessoas não têm muita disciplina para controlar seus compromissos e reuniões, por exemplo. Por isso, pensar em compartilhar uma agenda virtual com seu cliente onde você já assinala os dias mais importantes, pode facilitar a comunicação, reduzir atrasos e melhorar o atendimento.

Há datas importantes para qualquer negócio, seja engenharia, construção civil, contabilidade, advocacia, medicina ou mesmo para o plantio das safras. Coloque as datas marcadas e, ao lado, qual o “compromisso” que seu cliente tem com você naquele dia, por exemplo, enviar algum documento, efetuar o pagamento do imposto, e por aí vai.

Quantos prejuízos podem acontecer só pela falta de controle de datas? Por isso, evite-os!

3 – Sugerir inovações tecnológicas

Descobriu um software interessante? Uma tecnologia que pode ajudar seu cliente? Por que não contar para ele? Pode ser um bom programa de gestão, de controle de estoque, de treinamentos.

Muitas vezes, os clientes não acompanham o que surge de novo no mercado, por isso, pode ser uma forma de você gerar muito valor ao seu trabalho, sem sequer fazer um esforço a mais.

4 – Fazer as perguntas certas

Quando você está falando com o cliente, seu hábito principal é o de falar o que ele deve fazer ou perguntar como tem sido sua rotina?

As perguntas certas são a chave para você conhecer melhor o que seu cliente faz e, principalmente, o que ele precisa. Temos que tomar cuidado com respostas prontas e fórmulas de sucesso já escritas, pois cada caso é um caso e é preciso sentar e ouvir profundamente o que seu cliente tem para dizer, principalmente se você trabalha no setor contábil e quer ser um contador de sucesso.

Se você tiver o hábito de fazer perguntas que realmente sejam úteis para que seu serviço seja prestado de uma forma ainda melhor, é muito provável que você conseguirá otimizar seu atendimento e seu cliente ficará ainda mais satisfeito.

5 – Buscar novas parcerias

Se você ou a sua empresa possui muitos clientes, certamente há muitos outros negócios interessados em te conhecer melhor. Isso abre campo para inúmeras parcerias.

Clubes de descontos, associações e tantas outras oportunidades para que você ofereça a seu cliente benefícios por continuar vinculado a você.

Sim, como dito no início, as pessoas esperam alguns serviços de você, mas se você oferecer mais, surpreendê-las e gerar mais valor, certamente elas irão enxergar o seu trabalho como algo que vai muito além de apenas cumprir a sua obrigação. Portanto, pensar em formas de como agregar valor ao serviço além de trazer diferenciais de mercado, ajuda, e muito, na fidelização dos seus clientes.

Essas formas de você agregar valor sem ter que trabalhar mais são apenas algumas sugestões. Pode até ser que você pense que essas dicas irão tomar seu tempo sim e farão você trabalhar mais, mas não é esse o ponto.

Essas são dicas de atividades rápidas, não se trata de reunir sugestões de tecnologia e desenvolver um material para apresentar, apenas mostrar a seu cliente que você está atento ao que existe no mercado e pensou nele naquele momento. Ou seja, não se trata de fazer demais, mas sim, de fazer de forma inteligente.

Outro ponto, são atividades que se você fizer corretamente, ainda podem te proporcionar uma economia futura de tempo que você não imagina, especialmente a que consiste em sentar e ouvir seu cliente para compreender melhor seu ramo de atividade, necessidades e expectativas.

Pode ser que você já tenha sido surpreendido por um cliente que foi embora sem dizer porquê e depois ouviu de um colega, ou até do próprio cliente, que haviam falhas que você nunca soube. Mas posso lhe dizer onde estava a verdadeira falha? Na comunicação entre vocês.

 


 

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