A construção de novas moradias está sujeita a regulamentação específica e uma técnica apurada para executar com perfeição os projetos, foi assim que surgiu a figura do Construtor.

O Construtor Civil

O Construtor Civil, popularmente conhecido por “Construtor”, é o profissional imobiliário encarregado da construção de novos empreendimentos imobiliários, desde habitações, instalações comerciais, repartições públicas, entre outras.

Mais especificamente, ele é responsável pelas operações de gerenciamento de projetos do edifício a ser construído. Ter sua casa construída por um profissional da construção é bem fundamental para evitar prejuízos na sua obra.

O construtor é uma profissão especificamente regulamentada. É um gestor de projetos específico, cujo campo de intervenção se limita à construção civil como um todo. Na obra, o Construtor é o único interlocutor do cliente, como tal, ele ocupa cumulativamente as funções de gerente de projeto e empreiteiro.

Em geral, o Construtor garante a responsabilidade legal e técnica pela nova construção, desde a modelagem da casa até o seu perfeito acabamento.

O contrato de construção de uma nova casa, por exemplo, permite definir com precisão as diversas garantias do Construtor, devendo este oferecer, nomeadamente ao seu cliente, um leque de garantias, incluindo o perfeito acabamento e entrega no prazo definido.

O Construtor, o supervisor de toda a obra

No novo contrato de construção, o Construtor também pode ser obrigado a supervisionar toda a obra em vez do proprietário. Inclui, por exemplo, o processo de obtenção do alvará de construção junto da câmara municipal ou dos serviços de licença, a procura de financiamento, a subscrição de uma garantia de danos estruturais, etc.

O Construtor geralmente é obrigado a fazer os planos para a futura obra. Como tal, ele atua como gerente de projeto. O construtor deve, portanto, apresentar ao cliente um contrato de construção com o fornecimento de plantas. As plantas devem ser elaboradas por um profissional devidamente habilitado, como arquiteto e engenheiros os quais são os responsáveis por detalhar nos projetos todas as normas e legislação aplicáveis, pois dependendo do Estado e das cidades onde estão sendo realizados os projetos, podem haver significativas alterações de normas construtivas.

O Construtor é um profissional independente e versátil. A escolha de um construtor imobiliário é um ato que deve ser realizado de acordo com todas essas competências, por mais amplas e variadas.

No entanto, o cliente tem a possibilidade de limitar contratualmente as atribuições e tarefas do Construtor através do contrato de construção. Com efeito, sejam quais forem as estipulações contratuais, o Construtor é obrigado a garantir a entrega do novo empreendimento.

O novo mercado de construção continua dominado por grandes empresas, mas muitas construtoras individuais ainda ocupam um lugar predominante em suas áreas de atividade.

As tarefas de um Construtor variam amplamente, mas geralmente eles coordenam os diferentes tipos de construção envolvidos na construção de uma casa, escritório ou outro edifício. Um arquiteto geralmente projeta a estrutura e cria plantas e o construtor supervisiona o processo de construção.

Um Construtor frequentemente estará envolvido na obtenção de quaisquer licenças e autorizações de construção necessárias, e na pesquisa do terreno para que saibam o que será necessário em termos de drenagem, etc.

Assim que o construtor tiver o terreno pronto, ele começará a construir. Os construtores permanecerão no local durante todo o processo de construção para garantir que a estrutura seja executada corretamente e de acordo com o plano.

Por exemplo, durante a construção de uma nova casa, um construtor irá inicialmente supervisionar as fundações sendo colocadas, depois a estrutura da casa sendo erguida e, em seguida, o telhado.

Os construtores trabalharão com encanadores e eletricistas para levar energia e água para a casa. Outros operários podem ser contratados para tarefas diferentes. Pode ser necessário que um carpinteiro coloque portas e batentes e um azulejista coloque pisos e revestimentos, além de paisagistas para fazer o jardim da frente e pintores para pintar a casa por dentro e por fora.

Como um construtor precisará organizar todos esses outros operários, ele precisará conhecer sobre diferentes campos para garantir que o trabalho seja executado corretamente.

Por que contratar os serviços de um Construtor para sua Obra?

Os construtores podem começar seu trabalho ajudando você a obter alvarás de construção e pesquisando terrenos para descobrir como construir nele. A drenagem e a vegetação natural são geralmente avaliadas e reconhecidas. Os construtores estão no local durante a construção, verificando se todos os aspectos da estrutura foram construídos de acordo com o seu projeto.

Os serviços oferecidos por um construtor podem variar amplamente. Muitos optam por se especializar em determinados tipos de projetos, como casas, conjuntos habitacionais, casas personalizadas ou casas de um determinado estilo. Ao contratar um construtor residencial, você precisa antes ter uma conversa com alguns deles para saber qual irá se encaixar ao seu projeto e ao perfil do contratante.

Se você estiver construindo uma nova casa ou reformando a sua, a consideração mais importante é ter certeza de que o Construtor que você escolher é licenciado e experiente.

Um construtor não pode receber uma licença até que tenha provado que é competente o suficiente para trabalhar a nível profissional. Como o seu Construtor também será um gerente de projeto, ele deve ter vasta experiência em todos os aspectos do gerenciamento de projetos de construção de casas.

Na maioria dos casos, os construtores que passaram por estágios são tão qualificados para fazer isso em projetos residenciais quanto os construtores com formação universitária, que geralmente se especializam em projetos de construção comercial.

Antes de contratar um construtor:

    • Peça para ver a licença do construtor e verifique se ela está atualizada;
    • Peça referências a eles. Seu trabalho anterior é a melhor prova de sua capacidade;
    • Certifique-se de que eles têm o seguro adequado;
    • Insista em receber um contrato completo, redigido em português simples;
    • Descubra a quais associações comerciais eles pertencem. Se for associado a alguma séria, é um bom sinal, já que construtores profissionais levam seu trabalho e reputação a sério.

Para obter mais informações sobre construtores, clicar aqui para encontrar os melhores Construtores em sua região.

Em nosso site, você pode escolher qual o melhor profissional para sua obra, além de Construtores profissionais, é possível encontrar demais trabalhadores da construção civil como pedreiros, encanadores, eletricistas, ajudantes de obras, entre outros.

O Tá Contratado ajuda você a encontrar os melhores prestadores de serviços. Quando você estiver certo de que o construtor escolhido está apto garantir que seu projeto seja bem feito e concluído no prazo, você pode contratá-lo com confiança, sabendo que seu construtor é um profissional que deve se preocupar com a qualidade e executar um bom serviço.

Serviços profissionais devem ser executados sempre por profissionais habilitados e competentes para tudo que foi tratado seja cumprido do início ao fim.

Quem presta serviços, faz mais que serviços, faz amigos!

Sou Construtor, como divulgar meus serviços?

Se você é um construtor e deseja receber as melhores ofertas de trabalho, não perca mais tempo, faça agora mesmo o seu cadastro em nosso site. É totalmente gratuito!

Após analisarmos suas informações, você passará a receber constantemente dicas e as melhores ofertas em projetos na região. É o Tá Contratado ajudando você a divulgar bem os seus serviços.

Portanto, cadastre-se Já!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.