Quem administra um negócio ou empresa ou realiza a gestão de uma equipe deve conhecer seu perfil de liderança. Pois assim saberá reconhecer seus pontos fortes e fracos e poderá se empenhar para se tornar um líder mais capaz para seus liderados.

O líder é aquele que incentiva seus funcionários a não só alcançarem suas metas, mas também a crescerem profissionalmente. Dessa forma tanto a empresa como os colaboradores colherão benefícios, sendo muito vantajoso para o negócio.

Conheça alguns tipos de perfis de liderança para você analisar e descobrir qual o seu, as vantagens de entender seu perfil e dicas de como se tornar um líder melhor.

Venha para o Tá Contratado

O que temos de liderança hoje nos negócios?

Existem vários tipos de perfis de liderança, sendo que eles variam de acordo com a forma de atuação de cada perfil.

Liderança autocrática

Esse perfil de liderança centraliza o poder no líder, o qual controla todo o trabalho realizado pela equipe e exige resultados sem levar em consideração as opiniões e as ideias de seus liderados. Esse é o famoso “chefe”, que coloca pressão e apenas manda.

Apesar de ultrapassado esse perfil ainda é encontrado nas empresas, o que acaba gerando insatisfação por parte dos funcionários que se sentem desmotivados com uma liderança tão rígida.

Liderança liberal

O líder liberal age totalmente ao contrário do autocrático, ele delega as tarefas, dando total autonomia para sua equipe e apenas oferece suporte quando precisar.

Dessa forma os funcionários tem espaço para serem criativos e exporem suas ideias com liberdade, havendo uma boa troca de conhecimento entre os colaboradores da equipe.

No entanto, para que esse perfil de liderança dê certo é bom que o líder conheça bem cada um dos membros do grupo e o mesmo deve ter certo nível de experiência para saberem desempenhar bem suas funções.

Além disso, um detalhe a ser observado é que pode haver desatenção do líder quanto à performance da equipe, que poderá ficar perdida sobre a direção que deve tomar.

Liderança situacional

Esse perfil de liderança como o nome diz é capaz de se adaptar a diferentes situações, ou seja, ele tem facilidade para se adequar a mudanças, demandas e necessidades, estando preparado para liderar os colaboradores, independente de suas funções.

O líder situacional também consegue lidar com níveis distintos de maturidade, seja estagiário ou até mesmo funcionários mais experientes.

Dessa forma, quem tem esse perfil profissional está apto para liderar diferentes áreas, sendo uma ótima opção para equipes de venda, uma vez que o líder desse setor precisa lidar com oscilações o tempo todo, ser criativo e ter pensamento estratégico.

ta-contratado

Liderança transformacional

O líder transformacional permite que os funcionários deem sua opinião e encontrem respostas para solucionar os problemas. Ele motiva, inspira e capacita sua equipe para que ela possa ter autonomia em seu trabalho.

Esse perfil de liderança tem como objetivo desenvolver tanto o funcionário como a equipe, instruindo-a a melhorar seus pontos fortes e ter confiança em suas habilidades.

O líder transformacional geralmente orienta e oferece treinamento, auxiliando cada liderado a crescer profissionalmente. Além disso, ele também incentiva a equipe a trabalhar junta para atingir os objetivos da empresa.

Liderança servidora

Esse perfil de liderança une as atitudes de líder e servo. Geralmente o líder servidor é humilde e não se considera superior aos outros, ele pode realizar ações simples como recolher o lixo ou limpar uma mesa sem se importar, pois conhece sua personalidade e habilidades.

Além disso, esse tipo de líder valoriza a opinião e ideias de seus liderados, conquistando confiança e respeito dos mesmos. Ele também tem empatia, estando disposto a ouvir sua equipe e incentiva a mesma a crescer, tendo preocupação em treinar novos líderes, pensando nas gerações futuras e novas oportunidades.

Liderança democrática

A liderança democrática dá importância ao trabalho em equipe. O líder democrático leva em consideração a opinião de todos os seus liderados para aprovar planejamentos e ideias.

Ele costuma ter uma boa comunicação e demonstra confiança em seus liderados, incentivando discussões para resolver um problema, dando a oportunidade para que todos se expressem e façam parte do processo de decisão.

Por meio desse tipo de liderança os membros da equipe se sentem satisfeitos por serem valorizados, o que acaba diminuindo a rotatividade de pessoal. No entanto, por confiar na opinião da equipe esse tipo de líder pode ficar indeciso ao tomar uma decisão, principalmente se os colaboradores não estão ajudando.

Liderança Inspiradora

Esse perfil de liderança apresenta alta capacidade em seu trabalho, realizando tudo de maneira caprichada e tendo carisma. O líder inspirador também tem uma boa relação com sua equipe e a mantém motivada para que apresentem uma boa performance, assim inspirando-os a melhorarem cada vez mais.

Esse tipo de líder geralmente lidera equipes que apresentam um bom desempenho e tem vontade de continuar crescendo, assim não precisa dar muitas ordens, mas é bom em delegar tarefas e apenas as supervisiona a fim de verificar se sua equipe precisa de suporte.

Ele também apresenta ética profissional e procura agir com justiça. No entanto, o líder inspirador pode ter conflitos com profissionais de personalidade forte e que sejam mais experientes e não concordem com sua forma de atuação.

Liderança autêntica

O líder autêntico tem autoconhecimento, sabendo quais são suas habilidades, limitações e emoções. Ele também tem um comportamento equilibrado, sabendo aceitar retornos positivos e negativos, tomando as decisões de forma aberta.

A liderança autêntica também demonstra transparência, compartilhando pensamentos e emoções, tendo uma comunicação aberta e verdadeira com seus liderados, o que ajuda a aumentar a confiança e a melhorar a relação, além de ter uma ética profissional forte.

Liderança exponencial

Esse perfil de liderança tem sido muito valorizado nos dias atuais, pois está de olho no futuro e tem capacidade para se adaptar às mudanças do mercado e tecnologia.

O líder exponencial tem a capacidade de identificar as dificuldades que podem surgir e pensar em novas oportunidades, tendo um pensamento visionário. Ele também usa todos os recursos que tem ao seu dispor com habilidade e criatividade, tendo uma mentalidade voltada ao crescimento da organização.

Esse tipo de liderança também entende as mudanças tecnológicas e as necessidades de consumo atuais. Além disso, esse perfil lidera com transparência, responsabilidade social e ambiental, tendo como objetivo tornar o mundo cada vez melhor.

Liderança de alta performance

O líder de alta performance age como coach de sua equipe, dando suporte ao estabelecer suas metas, mostrando os valores da organização e celebrando as pequenas vitórias.

Ele também envolve toda a equipe e não se foca no curto prazo, encorajando os membros a se empenharem em objetivos que sejam ideais para eles.

Esse tipo de líder também atua de forma descontraída, dando a liberdade para que os funcionários deem ideias e opiniões e constantemente dá retornos construtivos.

Além disso, fornece medidas de desempenho que sejam desafiadoras e motivadoras para a sua equipe crescer profissionalmente.

Quais as vantagens de entender seu perfil de liderança?

Após ler o tópico anterior com certeza você deve ter se identificado com um ou mais perfis de liderança que foram mostrados, não é mesmo?

Pois saiba que é importante que você entenda que tipo de líder você é, pois ao reconhecer seu perfil de líder você passa a conhecer melhor a si mesmo e é capaz de identificar suas qualidades e defeitos.

Dessa forma você consegue saber o que precisa ser melhorado, assim tendo mais atenção com suas ações, podendo mudar comportamentos ruins e se tornar um líder melhor.

Além disso, quando você passa a se tornar um líder mais capaz melhora sua capacidade de elaborar estratégias para otimizar o trabalho de sua equipe. Dessa forma, consegue motivar os funcionários e ajudá-los a crescer profissionalmente e a alcançarem melhores resultados.

Leia também: Torne-se referência como Prestador de Serviços

Como se tornar um líder melhor?

Para se tornar um líder mais capacitado é necessário que você tome algumas atitudes que ajudem no desenvolvimento de sua liderança. Conheça algumas delas.

Estude mais

Você deve sempre adquirir novos conhecimentos em liderança, por isso faça cursos de especialização, participe de palestras e troque experiências com outros líderes.

Tenha foco

Você deve praticar o autoconhecimento para saber qual o objetivo que você deseja atingir, dessa forma pode elaborar estratégias para alcançar as metas estabelecidas. Isso também ajudará a manter a equipe motivada.

Seja organizado

Você também deve manter a organização em seu trabalho. Dessa forma saberá onde se encontram documentos importantes, anotações e dados essenciais para a execução de seu trabalho e da equipe.
Valorize a opinião dos funcionários

Ao criar estratégias e nas tomadas de decisão você deve solicitar o feedback da equipe, dessa forma você demonstrará respeito por sua opinião.

Dê feedback

O feedback é muito importante para a equipe, pois ajuda seus membros a entenderem o que estão fazendo de certo e errado. Dessa forma eles podem melhorar seus pontos fracos e se desenvolver.

Saiba delegar tarefas

Para ser um bom líder você também deve saber distribuir as tarefas a seus liderados, dando liberdade para que eles possam realizá-las da melhor forma possível. Assim estará estabelecendo uma relação de confiança entre você e sua equipe.

divulgue-seus-serviços

Tenha pensamento estratégico

Outra boa dica para melhorar sua liderança é sempre ter um pensamento estratégico, pensando no futuro e se empenhando em elaborar planos para solucionar possíveis problemas que possam vir a ocorrer.

Como você viu existem diferentes perfis de liderança, neste post mostramos dez deles, dentre os quais estão:

liderança autocrática;
liderança liberal;
liderança situacional;
liderança transformacional;
liderança servidora;
liderança democrática;
liderança autoritária;
liderança inspiradora;
liderança exponencial;
liderança de alta performance.

 

É importante para todo Prestador de Serviços identificar seu perfil de liderança, você se torna capaz de reconhecer a si mesmo e trabalhar seus pontos fracos para poder se tornar um líder melhor e assim engajar sua equipe.

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.