A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) inclui mais do que apenas H1, meta títulos e densidade de palavras-chave – o Google é um mecanismo de pesquisa holístico, o que significa que centenas de parâmetros são incluídos na avaliação para saber se o seu site está entre os 3 primeiros ou deve aceitar um lugar como “estou por aqui e não quero aparecer”.

Uma das coisas mais importantes para a sua classificação é o número e a qualidade dos links de entrada que apontam para o seu site.

Precisamente por esse motivo, muitas agências e profissionais de marketing se concentram na “construção de links” (link building), já que o Google considera isso uma marca registrada de qualidade.

Existem inúmeras estratégias quando se trata de link building, mas uma das mais atualizadas e eficazes é a divulgação.

Resumindo, Divulgação significa que você ativamente “alcança” e endereça páginas relevantes na tentativa de comercializar o conteúdo de seu próprio site.

Para que você possa seguir essa estratégia, é necessário que você já tenha algum conteúdo criador de valor e não menos relevante que as pessoas estejam interessadas em criar um link e compartilhar com seus seguidores / leitores / clientes.

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O benefício do alcance não são apenas os links que ele pode lançar se você fizer isso da maneira certa.

Se você acessar um blog ou revista com mais seguidores, a menção em si pode valer seu peso em ouro.

Se o conteúdo já estiver disponível, as duas próximas etapas são encontrar blogs, revistas, portais, mídia ou fóruns relevantes, bem como convencê-los do valor do seu conteúdo.

Vamos orientar você bem para “ir para o campo” e farejar oportunidades / influenciadores em potencial. Você também receberá alguns bons conselhos ao longo do caminho quando se trata de convencer os influenciadores escolhidos de que vale a pena compartilhar seu conteúdo.

Encontre influenciadores relevantes

Você escreveu uma postagem afiada no blog que é informativa, cria valor para o seu público-alvo e atinge isso no nível dos olhos. Nesse sentido, sua tarefa é inicialmente encontrar sites que compartilhem o seu público-alvo e tenham interesse em promover a postagem do blog para seus leitores. No entanto, pode ser mais fácil falar do que fazer e, embora você possa encontrar alguns candidatos com uma simples pesquisa no Google, o “trabalho de detetive” será um pouco mais fácil se você seguir uma ou mais das etapas a seguir.

Encontre blogs por meio de listas de blogs

Existem várias listas de blogs no Brasil e estrangeiros que você pode usar a seu favor em sua busca por influenciadores relevantes – por exemplo, o próprio Blogger. Os blogs individuais costumam ser divididos em nichos para que você possa encontrar rapidamente um site que seja relevante para você, seus produtos e sua empresa. Claro, você também pode usar redes de portais de notícias, como R7, embora essa seja uma solução um pouco mais cara.

Olhe por cima do seu ombro

Se seus concorrentes estão trabalhando ativamente com SEO, pode ser realmente uma boa ideia “copiar” seus truques. Existem inúmeras ferramentas que permitem que você veja quais páginas possuem links para seu concorrente – então, basta entrar em contato com as mesmas páginas e tentar convencê-las a incluir links para você também.

Por exemplo, você pode usar o Ahrefs ou o Majestic para obter informações sobre o perfil do link de seus concorrentes e, ao mesmo tempo, ver o quão fortes são os links individuais, outro muito importante é o Ubersuggest do Neil Patell.

Com base nas palavras-chave mais importantes

Uma maneira óbvia de encontrar sites relevantes é, obviamente, começar com a palavra-chave que você deseja encontrar. Aqui você pode percorrer um longo caminho com uma pesquisa regular no Google. Se você for mais ambicioso, pode experimentar o Ahrefs Content Explorer, onde pode encontrar todos os tipos de influenciadores em potencial a partir de uma palavra-chave. Por exemplo, se você fez um guia de vídeo que mostra como você pode trocar de pneus e economizar, você obterá resultados de empresas que já atuam no segmento e poderá ver como estão se posicionando no buscador.

Em nosso exemplo imaginado, pode ser particularmente interessante se sua postagem puder complementar com conhecimentos adicionais ou dicas úteis que sejam relevantes para os leitores do site.

Para o seu próprio bem, você deve fazer uma planilha Excel ou similar para manter o controle e uma visão geral dos influenciadores em potencial. Aqui, você também pode atualizar continuamente a planilha ao entrar em contato com os sites individuais, para não correr o risco de entrar em contato com um local onde já foi recusado.

Algo útil seria a cada novo post gerar o compartilhamento automático em Redes Sociais como Facebook, Twitter, Youtube e outras.

Exponha sua mensagem

Com uma longa lista de opções de links, você agora está pronto para a mais importante e difícil disciplina de divulgação – ou seja, convencer seus influenciadores selecionados do valor e da relevância de seu conteúdo. Infelizmente, não existe uma receita que garanta o sucesso todas as vezes, mas a seguir reunimos uma série de armadilhas que você deve evitar e algumas dicas concretas que aumentam a probabilidade de seu sucesso.

Reduza a sua mensagem

Existe alguma coisa que faz com que a maioria dos influenciadores excluam seu e-mail imediatamente? São os longos discursos de vendas que tentam esconder seu verdadeiro propósito e exagerar no seu conteúdo. Não importa o quão interessante o seu conteúdo possa ser, provavelmente não é um presente de Deus para o homem – menos certamente o pode fazer também!

Evite preencher muito texto em sua consulta. Os influenciadores significativos recebem muitas perguntas todos os dias e, se forem encontrados à primeira vista por uma parede de texto, há um grande risco de que eles saltem. Tente resumir sua mensagem – como ela cria valor, por que eles deveriam compartilhá-la e como ela é relevante? Estudos mostram que textos longos e confusos matam suas conversões – portanto, é sábio escolher suas palavras com sabedoria!

Abandone os modelos – seja pessoal

Muitos profissionais de marketing operam com um modelo fixo que usam em conexão com o alcance e, embora seja óbvio “pular onde a cerca é mais baixa”, isso pode ser extremamente prejudicial para suas conversões. Pode ser uma boa ideia ter um modelo e usá-lo como ponto de partida, mas você deve sempre adaptar sua abordagem ao influenciador individual.

Por que você está entrando em contato com a pessoa em questão? Qual é o seu motivo e por que você acha que pode contribuir com valor para o blog / canal / revista dele? Se você entrar em contato com as principais revistas ou meios de comunicação, geralmente não é uma boa ideia contatá-los por e-mail editorial – nesse caso, muitas vezes você acaba sendo apenas um número na pilha. Pegue uma pessoa nomeada e passe algum tempo descobrindo quem ela é. Se todo o resto for igual, uma consulta pessoal tem mais impacto do que um modelo genérico enviado a 100 outras pessoas.

Explique e mostre o valor – o que o influenciador (e seu público) ganha com isso?

Ao fazer divulgação, é crucial que você seja capaz de transmitir o valor a esse influenciador. Resumindo: o que a pessoa ganha ao compartilhar seu conteúdo com seus seguidores / leitores? São poucos os blogueiros ou veículos de mídia que gentilmente promovem seu artigo ou postagem de blog só porque você pede com educação.

Existem muitas maneiras de criar valor para um influenciador. Uma estratégia óbvia e amplamente usada é, obviamente, o pagamento, que em muitos aspectos não é uma solução totalmente ideal. Em primeiro lugar, exige que você tenha ar no orçamento e, em segundo lugar, segundo o Google, o link deve ser no-follow, o que significa que o link não transfere nenhum valor diretamente para o seu site. O conteúdo em si pode, é claro, ser suficiente, desde que você seja cuidadoso e específico em relação a explicar o valor para o influenciador individual.

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