Nas notícias de jornais, há pouco tempo, se dizia que eram necessários mais engenheiros do que o Brasil consegue formar nas suas Escolas de Engenharia. Será que isso continua sendo verdade?

Uma coisa é certa: os profissionais que se formam nos diversos tipos de Engenharia tem opções interessantes pela frente, podendo pensar em trabalhar como funcionários de uma empresa ou mesmo abrir um negócio próprio atuando como Prestadores de Serviços, partindo para o empreendedorismo.

O que um engenheiro recém-formado tem que saber?

Um engenheiro recém-formado pode optar por aceitar uma contratação CLT, pode atuar como autônomo ou ter seu próprio Escritório de Engenharia, formalizando um CNPJ. Após receber a licença do CREA, o profissional fica habilitado conforme sua formação.

Na hora de começar a jornada profissional, todos os formados enfrentam algumas barreiras, e o melhor é deixar de lado qualquer receio que você tenha e realmente buscar a construção de uma carreira coerente com você.

Elegendo uma área de atuação e encontrando dificuldades para achar uma oportunidade formal, porque não investir em um negócio próprio? Pesquise sobre como abrir empresa de engenharia e perceba: essa pode ser uma ótima opção conforme for o seu caso.

Engenheiro recém-formado: ser CLT, PJ ou Autônomo?

Não pense que é um caminho sem pedras, mas, da mesma forma que você precisaria se dedicar no início de um emprego, também precisará se envolver bastante na promoção da empresa, buscando seus clientes e mostrando os resultados que pode oferecer.

Claro, tudo isso depende do seu perfil profissional – mas se você quer pensar em faturamento, nós adiantamos: a atuação como engenheiro através de contrato PJ é mais rentável do que como autônomo.

Isso porque os impostos calculados sobre a remuneração que você recebe são diferentes em cada caso – o percentual muda.

O que um engenheiro pode fazer depois de formado?

Cada área da Engenharia dá permissão ao engenheiro bacharel para executar determinados tipos de serviço – conforme a formação real, aquilo que você vivenciou dentro da Faculdade.

É muito com base na sua experiência tanto no Ensino Superior quanto nos estágios profissionais que você fez que é possível decidir quais tipos de serviço quer realizar – porque cada um se identifica mais com áreas específicas da Engenharia.

Neste mesmo sentido, se você optar por abrir uma empresa para a prestação de seus serviços, decida através da Consulta CNAE quais atividades irá incorporar ao negócio – sempre prevendo seu interesse e sua segurança em executar aquele tipo de serviços.

Em que um engenheiro pode trabalhar?

A construção da carreira passa por diversas questões, entre elas você entender, na sua profissão, qual a área específica que te dá mais prazer em trabalhar. Sim, porque as escolhas te ajudam a construir um caminho mais adequado ao seu perfil: e é sempre melhor que o que você faz esteja de acordo com seus desejos e sonhos. Agora pode parecer algo menor, mas é este tipo de escolha que normalmente dá bons resultados.

Nesse sentido, não se acanhe em ir até as empresas que você considera que podem te oferecer o tipo de vaga que você procura e se apresentar mesmo. É aqui também que entra a questão do networking: fale com seus colegas, professores, pessoas com as quais já trabalhou e diga o que você está fazendo e o que está procurando.

Engenheiro pode ser MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI) é proibido para atividades regulamentadas, como é o caso da Engenharia – que tem um Conselho que rege as atividades com as quais os engenheiros podem ou não atuar, bem como quais atividades são específicas dos profissionais desta área.

Então, se você ainda estava se perguntando se um engenheiro pode ser MEI, a resposta é não. Isso, de forma alguma, quer dizer que os engenheiros não tem opção de empresas para abrir individualmente – é possível sim montar um escritório de engenharia com um sócio apenas.

Se você está realmente voltado para o empreendedorismo, uma das melhores parcerias que você pode fazer é com um bom escritório de contabilidade: um serviço de qualidade pode lhe indicar qual o melhor caminho desde a abertura da empresa, pensando sempre em preservar seus rendimentos.

Qual a faixa salarial de um engenheiro recém-formado?

Para saber quanto ganha um engenheiro você pode verificar os valores indicados na legislação, que determina que os pagamentos estão associados ao salário mínimo vigente no país, conforme carga horária praticada.

Dentre os diferentes tipos de Engenharia também há diversas faixas de salário médio, dependendo da atuação do profissional. Lembre-se que se você oferece seus serviços diretamente ao cliente, pela sua empresa, também pode utilizar esses dados para amparar o valor cobrado, mostrando os custos por hora para a atuação de um profissional da sua área.

Quais os primeiros desafios da carreira?

Os primeiros desafios tem muito a ver com as escolhas que você vai fazer, mas em geral questões relacionadas a burocracia brasileira costumam desafiar os engenheiros.

Isso porque a atuação na Engenharia tem todo um lado técnico, com o qual a grande maioria se identifica muito por ser justamente o coração das atividades, mas também apresenta outro lado que tem mais a ver com questões de documentação de obras, organização de projetos, compras de equipamentos e materiais, ou ainda gestão de equipes.

São esses aspectos que podem ser mais desafiadores, porque o profissional imagina um espaço de trabalho muito específico, relacionado aos ensinamentos técnicos recebidos, e passa grande parte do seu tempo resolvendo outro tipo de assunto, desconectado do projetar mas ainda muito importante para que os projetos tenham sucesso.

É neste aspecto que todas as oportunidades que você tiver de se relacionar com projetos faz sentido, seus ou de outros profissionais. No início da sua carreira, são essas vivências do dia a dia que farão você perceber onde investir mais o seu tempo ou mesmo como planejar uma empresa onde outros profissionais possam abraçar as atividades que são menos interessantes para você.

Acesse agora mesmo a página de Como Funciona o Tá Contratado, confira todas as soluções oferecidas, pacotes e aproveite para começar a divulgar seus serviços no lugar certo.

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.