No marketing digital, um dos grandes desafios que as empresas e marcas têm é converter leads, ou seja, transformar os visitantes de sites, blogs e redes sociais em clientes. Para  isso, todo um relacionamento deve ser criado e estratégias para converter leads são fundamentais para que a transação seja efetuada e o cliente seja fidelizado.

 

Independentemente do ramo de atuação, a conversão de leads é uma etapa muito importante e de amadurecimento da relação com o público-alvo do negócio.

 

Afinal, é ele quem permite um desenvolvimento sustentável da marca e a valorização com o público e o mercado.

 

Assim, este processo deve ser pensado e estruturado desde o momento da visita do usuário na página da web até o fechamento da compra ou contrato de prestação de serviço, criando uma boa experiência.

O que são leads?

Basicamente, os leads são potenciais clientes que fazem um primeiro contato com a empresa ou marca por conta de materiais relacionados aos produtos e soluções que esta tem a oferecer para uma dor específica daquele usuário.

 

Assim, a partir do momento em que se estabelece algum tipo de contato, seja pelo perfil das redes sociais, blog, e-mail ou site, o usuário se torna um lead e é preciso nutri-lo para que o potencial de cliente se desenvolva.

 

Este processo acontece graças ao acesso às páginas somado ao preenchimento de formulários com informações para contrato, o que facilita uma aproximação mais qualificada e acertada.

 

Afinal, quando a empresa possui tais dados, deve tratar o lead de forma diferenciada, ou seja, oferecer conteúdos que qualificam esses futuros clientes, oferecendo soluções para as suas necessidades de consumo.

 

Um lead significa oportunidade de negócio, por isso tratá-lo da melhor forma é o jeito de transformá-lo em cliente e, assim, ter a chance de fidelização.

Estratégias relevantes para converter os leads

Cada negócio tem suas particularidades, o que aumenta os desafios de converter os leads. Contudo, conhecer bem esses diferenciais e como trabalhá-los é fundamental para se destacar da concorrência e atuar com qualidade na jornada de compra.

 

Sendo assim, seguir algumas dicas de marketing podem ajudar no caminho para o sucesso. São elas:

Conheça a persona do seu negócio

É essencial entender quem é o seu cliente para conversar com ele com efetividade.

 

A persona é uma representação do que seria o cliente ideal, o que definirá a linguagem e os canais que serão usados para a comunicação.

 

O processo de elaboração depende muito de alguns critérios como: costumes, hábitos, faixa etária, localização e outras informações/características.

 

Mas afinal, por que é tão importante conhecer a persona? Na prática, o conhecimento permite elaborar estratégias de marketing focadas no público-alvo do negócio e, assim, aumentar as chances de sucesso.

Qualificação de leads

Após o contato, é muito importante que as empresas e marcas ofereçam conteúdos úteis para nutrir os leads e levá-los para o funil de vendas, encaminhando valor e informação até o momento da compra.

 

O marketing de conteúdo pode ser uma excelente estratégia para esta e outras etapas. Com materiais como vídeos, textos em blogs, posts em redes sociais, ebooks, infográficos, entre outros, é possível mostrar as qualidades de um serviço e como ele pode contribuir com algum problema do cliente.

 

Algumas das vantagens do marketing de conteúdo são:

 

  • Aumenta a visibilidade;
  • Ajuda na captação de leads;
  • Melhora o tráfego;
  • Qualifica a conversão de clientes;
  • Traz economia.

 

Com ganhos interessantes, usar o marketing de conteúdo aliado a uma newsletter semanal e um e-mail marketing são estratégias que ajudam muito as empresas e marcas na qualificação dos seus leads, fazendo com que eles cheguem no momento da tomada de decisão já aptos a concluir a compra, sem que haja dúvidas.

 

Para aumentar o sucesso da estratégia, é muito importante ter uma periodicidade no fluxo de nutrição. Ou seja, usar o recurso com constância é a chave do sucesso.

Aposte em boas CTA’s

CTA (Call to Action) é a chamada para uma ação. No universo do marketing é considerado um convite para o usuário fazer algo, por exemplo, baixar um ebook, clicar em um link, entre outras ações.

 

Esta é uma excelente maneira de saber quais conteúdos estão dando certo e orientar o público a agir de um determinado modo que auxilia nas campanhas. Para isso, a CTA pode ser em forma de banners, botões, links, entre outras opções.

Presença digital

Fortalecer a marca ou empresa no ambiente digital é muito importante para converter os leads, e ter um site e um perfil nas redes sociais são ferramentas que ajudam no processo.

 

Uma estratégia que pode aumentar a visibilidade são os anúncios pagos.

 

Assim, explorar plataformas pouco utilizadas como o Twitter Ads é uma opção interessante, pois é possível pagar após os resultados e oferece uma segmentação mais eficiente do público, transmitindo a informação com agilidade, clareza e para o público com mais potencial de consumo.

Tenha persuasão

Não seja invasivo com a comunicação. Ou seja, não use estratégias de marketing que visem apenas a venda, pois estas não surtem um efeito positivo a longo prazo, visto que só e-mail propagandistas podem passar a ser vistos como spam.

 

Assim, é importante envolver o leitor e fazê-lo acreditar que a aquisição é a melhor solução para suas necessidades e a respeito da marca como melhor opção.

 

O Inbound Marketing é uma boa estratégia para este caso, já que permite uma comunicação aberta, maior engajamento, relacionamento duradouro e os produtos/serviços do seu negócio podem ser encontrados por pessoas interessadas, além de ajudar a aumentar o poder de persuasão.

Acompanhe e mensure o processo

O processo de captação de leads, desde a fase de conquistar futuros clientes até o pós-venda precisa ser acompanhado para garantir que o cliente não desista em nenhuma etapa de ter a experiência que o seu negócio proporciona.

 

O monitoramento permite ver o que está dando certo e o que pode ser melhorado para o sucesso da empresa ou marca.

 

Deste modo, investir tempo e capital para elaborar as melhores estratégias de marketing é fundamental para aumentar os leads e tornar sua conversão mais qualificada e efetiva, ampliando o faturamento do negócio.

 


 

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