Para atrair mais clientes para sua oficina mecânica é importante investir na qualidade dos profissionais envolvidos em todo o processo, desde o atendimento até a entrega final ao cliente. Esse é o ponto chave para quem quer montar uma oficina mecânica que consiga atrair clientes. Um carro é um investimento e quando acontece algum problema, o proprietário quer que seja resolvido da melhor maneira possível.
Para oferecer os melhores serviços na sua oficina, é preciso ter uma equipe de profissionais qualificados e experientes. Se o cliente vai no seu estabelecimento e percebe que tudo é feito com muita seriedade e excelência, ele só vai querer resolver qualquer problema com você e, lógico, irá indicar seus amigos e parentes.
Isso vai gerar uma relação de confiança. Além de ele voltar sempre, ele também vai falar da sua oficina para as pessoas próximas e isso vai se transformando em uma rede forte de recomendação por experiência que só vai te trazer benefícios. Então avalie bem essa área da sua oficina mecânica.
Divulgue sua oficina mecânica com qualidade
A internet é uma excelente forma de divulgar o seu negócio, seja com blog, Instagram, Tik Tok, Youtube, site próprio ou criando anúncios pagos. Só que também dá para fazer outros tipos de divulgação.
Dependendo do seu público e da região onde está instalado, é possível investir em carro de som, panfletagem, outdoor, participação de eventos e feiras do mundo automobilístico, como parceria com influenciadores e empresas da mesma área.
Estude o mercado da sua cidade, pense no seu cliente e a partir daí crie uma estratégia potente.
Aproveite bem na criação de Ofertas e Promoções
Promoção é muito importante porque é uma das melhores formas de atrair clientes para o negócio. Só que é preciso ter cuidado com isso! Pense em coisas que realmente vão chamar a atenção, mas faça contas para ter certeza que vai ser lucrativo para você também. Toda ação que criar nesse sentido, precisa ter regras muito claras e divulgadas de forma correta.
Importância do pós venda
Não deveria, mas essa também é uma das ideias inovadoras para oficina mecânica: Se preocupar com o pós venda! Deveria ser obrigação de todo negócio, mas quase ninguém segue essa orientação.
A ideia é procurar saber como o veículo está, se o cliente ficou satisfeito, se está tudo bem e até para lembrar uma revisão, troca de óleo ou outra coisa.
Essa dica é uma das mais importantes porque vai fazer com que o seu cliente se sinta especial.
Ofereça diferenciais aos clientes
Para agregar diferenciais em sua oficina mecânica não é preciso muito. Coisas simples, já podem melhorar a experiência do público e te destacar dos concorrentes.
Veja algumas opções:
Venda produtos
Existem muitos produtos que podem ser vendidos numa oficina mecânica e que vão facilitar a vida de quem foi atrás de manutenção. Por exemplo, dá para vender óleo, pneu, calota, para brisa, fluído de motor, produtos de limpeza e outros acessórios.
Cartão fidelidade
Que tal criar um cartão fidelidade para seus clientes? Assim, a partir do 10º serviço ele ganha um brinde ou um serviço de graça. A ideia aqui é incentivar que ele sempre te procure quando precisar de alguma coisa.
Crie eventos com os seus clientes
Pode ser um happy hour, um evento esportivo, um churrasco, um curso simples ou qualquer outra coisa que você ache que vá interessar essas pessoas.