Ser um bom manobrista é mais do que saber estacionar um veículo em um espaço apertado. O manobrista muitas vezes é o primeiro funcionário de um estabelecimento a ter contato com o cliente. Você pode ser um bom manobrista e ser atencioso aos detalhes e ter simpatia com os clientes.
Prestar atenção ao cliente é muito importante. O bom manobrista precisa ter contato direto com os olhos do cliente e apertar sua mão se a mesma lhe for oferecida. Pergunte quando o cliente deverá retornar para o seu carro e se há instruções especiais com seu veículo. Alguns clientes se esquecerão de lhe dizer se há um truque para abrir a porta do carro ou durante a condução do veículo, então eles apreciarão seu questionamento, porque você demonstrará cuidado com o veículo.
Simpatia também é importante em todas as profissões, não ficando de fora a de manobrista. Se um cliente não oferecer seu nome, você pode se referir a ele como “senhor” ou “senhora”. Cumprimente com um sorriso, fazendo com que o cliente se sinta mais à vontade. Ouça atentamente todos os pedidos especiais e faça o seu melhor para colocar os interesses do cliente em primeiro lugar.
Ser respeitoso com o carro de um cliente deve ser a principal prioridade. Estacione o carro de forma segura e mantenha-o livre de arranhões e roubos. Deixe o conteúdo do carro exatamente como você os encontrou. Nunca mova itens pessoais que você encontrar no carro. Certifique-se de deixar espaço suficiente entre os carros para que não arrisque colocar um arranhão no veículo e dobre os espelhos retrovisores laterais se estiver estacionando em um espaço apertado.
Um bom manobrista deve ter habilidades adequadas de condução, incluindo saber conduzir veículos de transmissão padrão e manual. Ser capaz de localizar rapidamente faróis, mudanças de marchas, cintos de segurança e ajustadores de assento para uma condução segura podem aumentar a velocidade de estacionamento. Ao entregar o veículo ao cliente, segure a porta do carro aberta para ele entrar e o ajude a fechar.
Outras responsabilidades do bom manobrista incluem manter as áreas do estacionamento limpas e seguras, afinal o cliente precisa sentir confiança em deixar seu veículo em um estacionamento. Lembre-se que se o cliente teve uma boa experiência, estará mais propenso a retornar ou recomendar seu serviço a outras pessoas.