Não dá para ficar fora das redes sociais se você quer divulgar o seu trabalho. Então, crie seu perfil profissional em todas as mídias e monte a sua comunidade de seguidoras.
É essencial também atualizá-las com frequência, alimentando esses canais com assuntos relacionados a maquiagem, tutoriais e fotos dos seus trabalhos. Além disso, nunca deixe de interagir com as leitoras. As admiradoras virtuais são clientes em potencial e merecem sua atenção.
Saiba administrar eventuais conflitos. Evite apagar comentários negativos e dialogue com a internauta para reverter a visão dela sobre o seu trabalho. Entenda que tentar se livrar de possíveis críticas públicas acarreta justamente o efeito contrário: você pode piorar a situação, a sua imagem e a do seu trabalho, e não é isso o que queremos, certo?
Essa dica é extremamente relevante para quem quer aprender como ser uma maquiadora profissional e ter a agenda sempre lotada.
Feito isso, a maquiadora deve traçar imediatamente um perfil da cliente para conseguir dar sugestões. Pode acontecer de ela ter outras preferências com as quais você não concorda, ou que não lhe agradam, mas satisfaça a expectativa da pessoa. Afinal, as sugestões já foram apresentadas.
Algumas mulheres fazem questão de usar um produto específico que você, como profissional, não aprova ou não considera de boa qualidade. Aqui, vale esclarecer brevemente a importância de se aplicar determinados cosméticos sem desqualificar a opção preferida da cliente.
E caso ela mantenha a posição de que você deve lançar mão de um determinado item, respeite. Isso faz parte do trabalho e, certamente, já aconteceu com muitos profissionais da área.