A primeira coisa que você deve considerar antes de escolher um operador logístico para movimentação dos seus produtos é a reputação da empresa. Não dá para confiar suas cargas para empresas de logística que não possuem comprometimento com prazos e possuem má reputação entre seus parceiros e clientes. Pois como sinalizamos anteriormente, a entrega é uma extensão dos seus serviços, por mais que seja um terceiro que efetuará, é a sua marca que o cliente lembrará.
Cada empresa possui uma demanda específica por serviços logísticos. O que acontece, muitas vezes, é que operadores logísticos possuem algumas restrições para contratação de cargas, dificultando esse processo. Devido aos diversos custos envolvidos na movimentação de cargas, os operadores logísticos dão preferência para empresas que possuem grandes volumes e atingem a capacidade máxima dos veículos.
Outra dica essencial antes de contratar um parceiro logístico é conhecer qual é a cobertura territorial da empresa. Ou seja, saiba exatamente quais regiões a empresa atua e conheça como é a organização do transporte das cargas.
Para ter sucesso na contratação de serviços logísticos, é importante que você busque conhecer um pouco mais da empresa que presta esse serviço. Procure saber itens como: – Opções de transporte: transporte aéreo, rodoviário, multimodal, entre outros; – Tecnologias utilizadas pela empresa; – Inteligência logística dos consultores para apresentar soluções; – Documentação para cargas perigosas; – Solicitação de documentação e Nota fiscal para seguro completo da sua carga.
A segurança é um item essencial nas operações logísticas. Ainda que as cargas tenham seguros contra acidentes e roubos, por exemplo, a cadeia logística envolve muito mais do que evitar prejuízos financeiros. Podemos utilizar como exemplo a distribuição de medicamentos. Uma entrega mal sucedida interfere na demanda pelo produto no mercado, tendo em vista que o cliente (farmácia ou hospital, por exemplo) não vai possuir o produto para o consumidor final. Ou seja, existe uma questão de saúde pública por trás desse tipo de logística.
Por fim, não existe nada pior na área logística do que a falta de informação. Por isso, é importante contratar uma empresa que tenha transparência nas informações e que disponibilize plataformas para atendimento omnichannel. Isso significa que a empresa deve possuir diversos canais de comunicação para que o contratante possa obter informações sobre suas mercadorias.