Diariamente fazemos milhares de decisões, que vão desde a comida que vamos comer, até mesmo qual caminho pegar. Inclusive, as coisas que decidimos não fazer também fazem parte dessas escolhas. Mas uma coisa importante para nós nesse momento é saber que essas decisões também estão diretamente relacionadas ao consumo. E o Marketing Digital pode muito bem utilizar isso a seu favor.
Os gatilhos mentais são ótimos para conhecer seus clientes e saber como influenciá-los. Saiba o que são Gatilhos Mentais e como utilizá-los no Marketing Digital?
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais podem ser definidos como técnicas de persuasão, que estão relacionadas com as emoções e percepções sociais que todos nós temos.
Diante de tantas escolhas, nosso cérebro toma algumas decisões no modo “piloto automático” para evitar nosso esgotamento. É como se ele filtrasse quais decisões merecem mais atenção e, com as demais, ele fizesse exatamente o que já foi “educado” a fazer.
Reagir aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano diante de estímulos externos, produzindo sintomas favoráveis ou desfavoráveis. Algumas ações passam a acontecer de maneira automática e você sequer estava dando atenção a elas, ou mesmo percebeu do que se tratava.
Por exemplo, quando você decide caminhar. É como se o primeiro passo fosse dado de maneira consciente e os demais apenas estivessem acontecendo sem que você precisasse sequer pensar a respeito.
Como usar gatilhos mentais em prol do seu negócio?
Por saberem entregar o que o consumidor deseja, grandes empresas tornaram-se destaque ao longo dos anos. Isso acontece, pois estas marcas utilizam os gatilhos mentais como técnicas de persuasão. Dessa forma, eles conseguem aumentar o desejo de compra dos consumidores. Ao usar um marketing de atração efetivo, é gerado um efeito direto no aumento de vendas.
Por isso, se você, empreendedor, trabalha com marketing e vendas, é preciso espelhar-se nas ações das empresas acima, para entender como o neuromarketing funciona.
Se bem-feita a estratégia, os gatilhos mentais podem nutrir o consumidor para construir um relacionamento com a sua marca. E, dessa forma, gerar mais valor, mostrar um resultado maior e causar um efeito positivo na vida do consumidor.
Ao persuadir o seu público, é preciso que a estratégia seja realizada com cuidado e ética. Não exagere ou passe informações extrapoladas. Pois, isto pode causar um gatilho de reversão.
Como os gatilhos mentais podem ser utilizados no Marketing e Vendas?
Descubra como os principais sentidos das pessoas podem ser estimulados pelos Gatilhos Mentais.
Reciprocidade
O sentimento de reciprocidade pode surgir quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. E por conta deste sentimento, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.
A estratégia de Marketing de Conteúdo é uma boa maneira de trabalhar o princípio de reciprocidade. Pois, ao entregar um conteúdo de valor gratuitamente para o cliente, este ato poderá fazer com que futuramente ele queria comprar de você por conta do sentimento de retribuir um favor.
Mas esta não é a única maneira de utilizar a reciprocidade. Você pode mandar brindes para o cliente em sua primeira compra. Dessa forma, ele sentirá vontade de realizar uma segunda compra.
Autoridade
Para utilizar este gatilho de autoridade, é necessário trabalhar a confiança dos seus clientes e clientes em potencial. Para isso, você deve posicionar a sua marca como líder no mercado, demonstrando autoridade no que diz e faz.
Ao comportar-se como quem realmente sabe o que está fazendo, passando autoridade sobre o assunto, o seu público sentirá que a sua empresa é a melhor do ramo.
Assim como na reciprocidade, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia fundamental para realizar este gatilho. Afinal, por meio do conteúdo valioso que você entregará, ele sentirá autoridade da sua empresa.
Prova social
As pessoas, por serem seres sociáveis, tendem a ser influenciáveis e gostarem de coisas só porque outras pessoas gostam, fazem ou usam. Por isso, a partir do momento em que um produto ou serviço mostre popularidade no seu site, pode ser desencadeado um estímulo de desejo de compra imediata.
Dessa forma, é importante informar os produtos e serviços mais vendidos, bem como os motivos que o tornam tão desejado pelo público. Os resultados poderão ser surpreendentes.
Novidade
A partir de uma pesquisa realizada pelos alunos de Neurologia da Universidade UCL, no Reino Unido, foi demonstrado que a exposição a algo novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Ou seja, diante de novidades, o nosso cérebro emite sensações de recompensa. Esse potencial para o prazer nos motiva a procurá-la sempre.
No Marketing Digital, esse princípio pode ser colocado em prática por meio de mensagens anunciando novidades em breve. Seja um conteúdo exclusivo e mais completo sobre um determinado assunto, uma nova versão do produto ou serviço etc.
O importante é anunciar novidades de tempos em tempos para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.
Escassez e da urgência
Para uma estratégia bem-sucedida, transmitir o sentimento de escassez e urgência é fundamental. Por meio dele, é disseminado a sensação de que a pessoa está correndo o risco de perder uma grande oportunidade.
A melhor maneira de colocar em prática este gatilho, é sugerindo que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto. Além disso, diante uma promoção, pode ser sugerido que os preços e condições de pagamento sejam por tempo limitado.
Benefícios
Esse gatilho está muito relacionado à busca pelo prazer. No momento da compra, o cliente não está buscando o produto, e sim os benefícios que eles trazem para a sua vida.
Portanto, nas estratégias de marketing e vendas, mostre como as suas soluções vão melhorar a vida das pessoas. Faça o cliente perceber o prazer que vai sentir ao usar o produto.
Antecipação
O gatilho da antecipação busca instigar o público sobre o que vem por aí. Mas aqui as marcas devem trabalhar mais com expectativas e criar um cenário futuro do qual os consumidores queiram participar.
Prazer x Dor
No marketing, as empresas costumam usar esse gatilho para mostrar a transformação que a compra pode trazer para a vida das pessoas. Para isso, é preciso conhecer as dores da sua persona, o que traz satisfação para ela e como o seu produto pode levar de um ponto a outro.
Confiança
A confiança é a base de qualquer relacionamento e por isso é importante que seus clientes confiem na sua empresa.
Tente ao máximo mostrar transparência, ter diálogo aberto com o seu público e solucionar questões da melhor maneira possível. Assim, você nutre um sentimento de que ele pode confiar na sua marca e no seu produto.
Exclusividade
O princípio da exclusividade mexe com as emoções do ego do indivíduo. Embora seja mais utilizado no marketing de luxo, esta estratégia não é exclusiva do setor. É comum ver pré-vendas com itens personalizados, brindes ou até mesmo autografados.
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Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
Acesso rápido – https://www.bit.ly/tacontratado
Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, Assistência Técnica para máquina de costura, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Automação Residencial, Automação de Processos, Auxiliar de carga e descarga, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de saúde bucal, Auxiliar de veterinário, Azulejista, Açougueiro, Babá, Banho e Tosa de Pets, Barbearia, Barista, Bartender, Bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Carimbos, Carpintaria, Chaveiro, Chef de cozinha, Churrasqueiro, Cientista da Computação, Cientista da Informação, Comunicação visual, Confecção de cortinas, Confeitaria, Construção civil, Consultoria Ambiental, Consultoria Financeira, Consultoria Jurídica, Consultoria Pessoal, Consultoria de Mídia e Conteúdo, Consultoria de Negócios, Consultoria de Saúde, Consultoria de 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Técnico em T.I. / Informática, Técnico em purificadores, Vendedor, Veterinário, Vidraçaria, Vigilante, Youtuber, Zelador
O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
Plataforma – https://tacontratado.com.br/
Como funciona – https://tacontratado.com.br/como-funciona/
Planos – https://tacontratado.com.br/planos/
Cadastro – https://tacontratado.com.br/super-cadastro-de-servico/
Contato – [email protected]
YouTube – https://www.youtube.com/c/TaContratado
“Seus anúncios em primeiro lugar”