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O atendimento ao cliente é a principal função de um vendedor. Diversas atividades fazem parte dessa ação. Prospectar, ou seja, fazer com que o cliente entre na loja, entender a necessidade dele, oferecer produtos adicionais de forma coerente, controlar pedidos e investir em práticas de fidelização são apenas algumas delas.
Além de recepcionar o cliente na loja e oferecer a melhor opção que atenda suas necessidades, negociar preços e prazos, descontos e pacotes promocionais é outra função do vendedor.
Também é função do vendedor manter loja e estoque organizados, vitrines sempre atraentes, preços e promoções sempre visíveis conforme legislação e técnicas promocionais. Afinal de contas, todas essas atividades também contribuem para a conclusão da venda.
Algumas características são necessárias para ser um bom vendedor de lojas. Ter uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e saber se expressar são as principais delas. Afinal, como falamos, o atendimento ao cliente é uma das principais atividades desse profissional. Além disso, estar disposto a ajudar, ser paciente e saber identificar as necessidades e preferências de quem visita a loja também são habilidades que auxiliam bastante o trabalho do vendedor. Para realizar aquilo que se espera dele, como o cumprimento das metas, o domínio de técnicas de vendas e negociação é fundamental.