O que é indústria 4.0? Para entender esse conceito e a sua importância nos dias atuais, leia esse artigo e confira os pilares desse termo.

Já ouviu falar no termo Indústria 4.0? Usado para definir o desenvolvimento e a evolução da sociedade e da indústria, o conceito de indústria 4.0 é usado para designar as mudanças do modo como as pessoas lidam com a tecnologia no dia a dia.

Segundo a pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), os últimos anos representou um avanço para a Indústria 4.0 no Brasil ao criar novos empregos no mercado e se adaptar às novas tecnologias.

Por isso, para entender o que é Indústria 4.0 e quais benefícios ela pode gerar para o seu negócio, acompanhe as informações abaixo. Você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre esse processo que está ganhando espaço no mundo todo.

precisa-de-mais-clientes

Entenda a Indústria 4.0

Mencionada pela primeira vez em 2011 em uma feira de tecnologia em Hannover, Alemanha, o conceito de Indústria 4.0 tem como objetivo propor mudanças ao modelo industrial implementado atualmente.

Parecida com a revolução causada pela internet no comércio on-line, a Indústria 4.0 é um conceito que define a descentralização de processos e difusão de aparelhos conectados, criando uma rede de produção e automação industrial. Além desse modelo, houve outros tipos, como:

 

  • Indústria 1.0: definido como o primeiro registro da indústria na história, a Revolução Industrial;
  • Indústria 2.0: representa o período da indústria automobilística, no qual a Ford introduziu a primeira linha de montagem,
  • Indústria 3.0: define os anos 70, em que eram criados os sistemas de automação industrial.

Pilares da Indústria 4.0

Nos últimos anos, os principais pilares da Indústria 4.0 têm sido a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data. Eles foram os principais fomentadores para o desenvolvimento desse processo no mundo inteiro.

O IoT tem como objetivo conectar os ambientes e objetos físicos a uma rede mundial de computadores, que coleta e transmite as informações. Ou seja, esse é um conceito usado para definir a interconexão digital, capaz de reunir e repassar dados usados pela Indústria 4.0, como sensores de conexão.

Enquanto o Big Data é um termo usado para descrever a junção de um grande volume de dados, estruturados e não estruturados, armazenados e coletados em programas e softwares, na Indústria 4.0, ele tem como função qualificar as informações e torná-las relevantes para o empreendimento.

Benefícios da Indústria 4.0

Você sabe quais os benefícios da Indústria 4.0 para as empresas? Além de processos otimizados com sensores RFID (Identificação por Radiofrequência), toda a comunicação integrada possibilita mais flexibilidade e agilidade ao seu negócio. Veja abaixo outras vantagens.

 

Operação em tempo real

Ter processos e acompanhá-los em tempo real hoje em dia não é novidade, mas você sabia que essa é uma consequência da Indústria 4.0? Dispositivos interconectados e que permitem que os dados obtidos sejam administrados de forma ágil e segura é um resultado do Big Data.

Descentralização dos processos

Um ponto que merece ser mencionado é a inclusão da Inteligência Artificial ao cotidiano empresarial. Integrada à gestão industrial, essa tecnologia ajuda no monitoramento constante dos processos, a fim de evitar que a identificação de erros só seja realizada no final da linha de produção.

Porém, a inclusão dessa tecnologia descentraliza os processos, o que gera a necessidade da machine learning. Ou seja, assim como os seres humanos, as máquinas também precisam “aprender” os processos, inserindo novos dados e padrões para que possam fazer as ações sozinhas.

Modularidade

Vale ressaltar também a modularidade. Com a inclusão de todas essas novas tecnologias da Indústria 4.0, essa estratégia visa a flexibilidade dos processos industriais.

Ela garante uma maior personalização dos produtos, excluindo a ideia da Ford sobre a linha de produção de que todos os produtos devem ser iguais. Além disso, aproveita e otimiza o espaço, como maquinários e equipamentos de produção aumentando a produtividade das indústrias.

venha-conhecer

Adaptar sua empresa a essa realidade

O Indústria 4.0 tem se expandido no Brasil e conquistado diversos setores. Vários processos começaram a se automatizar e ganharam mais tempo para criar uma relação com o consumidor. Vale a pena estudar mais e melhorar sua empresa ou negócio visando uma adaptação plena dessa nova realidade.

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.