Cozinheiro: Como encontrar profissionais ou clientes

É notável quando se vai num restaurante e nele há um cozinheiro inexperiente, o sabor, o cheiro, e o ponto são perceptíveis ao olfato e paladar, até mesmo o visual pode ser desagradável. Por isso, um profissional qualificado e experiente faz toda diferença na hora de comer e ficar satisfeito.

Saiba tudo sobre a profissão de cozinheiro, porque é fundamental que o mesmo tenha experiências ou até mesmo talento. Conheça também algumas de suas funções, descubra também onde encontrar um bom cozinheiro e até mesmo como encontrar clientes fiéis até mesmo para alavancar o seu negócio.

contratar-cozinheiro

O que é um cozinheiro

Esse é um profissional que pode ou não ter formação em gastronomia e gestão de negócios, ou simplesmente pode ser um cozinheiro que carrega talentos de gerações. Ele é responsável por preparar os mais variados tipos de alimentos e pratos (receitas).

Sua função vai desde o processo mais simples até o mais complexo, onde o mesmo pode apenas cozinhar e preparar as refeições, realizar  a limpeza completa do local, e até mesmo fazer a contabilidade do caixa, e outras ações como:

  • Planejar um cardápio;
  • Preparar as refeições doces;
  • Preparar refeições salgadas;
  • Separar, cortar e limpar os alimentos;
  • Zelar e cuidar dos produtos alimentícios estocados, para não estragar;
  • Fazer o cozimento de alimentos naturais;
  • Trabalhar em equipe;
  • Servir refeições;
  • Fazer a limpeza das louças e da cozinha;

Dentre essas ações descritas logo acima um cozinheiro pode também atuar como chefe, ajudante ou auxiliar de cozinha e até atribuir funções isoladas como chapeiro, confeiteiro, boleiro, pizzaiolo, entre outros.

De fato, essa é uma profissão que proporciona diversas oportunidades, porém acima de tudo é fundamental que o cozinheiro tenha conhecimento dos cuidados básicos para a conservação do lugar e dos alimentos. Assim será possível evitar as multas atribuídas pela inspeção sanitária, solicitado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

como-conseguir-clientes-sendo-cozinheiro

Onde encontrar um bom cozinheiro

Primeira atitude indispensável para encontrar um bom cozinheiro é ir até os estabelecimentos alimentícios, observar a limpeza e organização do ambiente, além de precisar provar a comida para ver se será do agrado.

Indicações de terceiros também podem ser uma oportunidade para encontrar um profissional qualificado, porém existem algumas questões que devem ser priorizadas como: verificar se as indicações são verdadeiras, observar e ler as avaliações e comentários sobre o cozinheiro.

Hoje em dia nas redes sociais é muito fácil encontrar um profissional experiente, visitando perfis, assistindo a vídeos publicados pelos mesmos, ler todos os comentários possíveis, mas como se trata de alimentos nem tudo que se vê pode ser bom, por isso é necessário provar e escolher o que mais gostar.

Analise também várias questões importantes como a responsabilidade com os prazos de entrega, o capricho, fazer perguntas sobre o seu histórico profissional e sobre os antigos locais de trabalho é de suma importância.

Arrisque conhecer novos sabores, pratos diferentes (doces ou salgados), faça visitas a novos estabelecimentos até mesmo para obter novos gostos, sendo assim não se prenda a um lugar só. Caso tenha o interesse de encontrar um bom cozinheiro e ainda não encontrou, clique na imagem abaixo:

BANNER-TÁ-CONTRATADO

Como encontrar clientes sendo cozinheiro

Umas das formas que hoje mais tem funcionado para encontrar clientes é através do Marketing Digital, por isso não perca a chance de tornar sua empresa online, fazer propagandas diretas e atraentes.

Use também as redes sociais para publicar fotos e vídeos dos seus trabalhos realizados, mas mostra também os erros e o que sempre visa melhorar. Busque também conversar com os clientes permitindo que eles avaliem o seu trabalho.

Quando se trata de alimento o trabalho e atenção deve ser redobrado, por isso capriche nos pratos, faça degustação antes de apresentar aos clientes. Tenham sempre bom humor porque trabalhar servindo pessoas não é uma tarefa fácil.

Participe de palestras, cursos e encontros de cozinheiros, faça parcerias, busque contatos que possam lhe indicar para novos clientes e vice e versa. É importante sempre mudar, melhorar o sabor e o visual visando os fregueses que enjoam fácil de um determinado prato, e conservem do que gostam do mesmo sabor. 

Não basta só ter números e números de clientes e visitas, se eles não são fiéis. É preciso agradá-los, fazer cortesias, busca de seus clientes feedbacks, assim o freguês se sentirá importante e voltará mais vezes. Se ainda não encontrou novos clientes clique na imagem a seguir:

BANNER-TÁ-CONTRATADO

Conclusão

Essa não é uma profissão simples, um simples tempero errado poderá prejudicar a vida de alguém, por isso como cozinheiro busque por toques tradicionais e conheça bem os seus clientes, evitando então o que for do desagrado deles. 

Deixe nos comentários se ficou alguma dúvida sobre a profissão do cozinheiro que será respondida assim que possível. Espero muito que tenham gostado do assunto, um grande abraço e até a próxima.

precisa-de-mais-clientes

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.