Para que suas vendas decolem, além de estratégias , você precisa construir um time de vendas de sucesso.

 

Para turbinar o desempenho do seu negócio é preciso o esforço de muitos setores e um deles é o setor de vendas.

A administração de vendas é uma das ferramentas mercadológicas com que as empresas buscam no mercado recursos para fazer frente às suas despesas e atingir seus objetivos financeiros.

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Então, qual é o maior desafio em vendas?

Podemos afirmar que um dos maiores desafios dessa administração de vendas é a criação de um time. Atue no processo de transformar seu time em uma equipe de vendas de sucesso.

Porém, esse desafio não fica restrito a contratar bons profissionais, um time de vendas de sucesso precisa de pessoas fantásticas, engajadas e focadas num objetivo em comum.

Uma equipe realmente unida e focada, com vendedores incansáveis e imbatíveis, que superem meta após meta, prospectem clientes e fechem negócios de maneira recorrente: esse é o objetivo de qualquer empresa.

E como realizar esse sonho?

Para isso, durante o processo de seleção dos candidatos tenha clareza sobre a cultura da sua empresa, pois a primeira avaliação do recrutador deve ser fit cultural, característica que mostra que o candidato possui ideias alinhadas com a visão, missão e valores da empresa.

Atualmente existem soluções para automatizar esse processo, mas se você não pode investir em um software crie sua própria planilha para pontuar os candidatos.

Mas o fit cultural não é suficiente e, de muitos passos importantes a serem seguidos, podemos destacar:

• Nunca é tarde para desenvolver seu staf de vendas

• Coaching: seja o guia do seu time

• Como ser um bom líder

• Realize o pipeline semanalmente

• KPIs: acompanhe os indicadores de performance

Leia também: Você precisa de um Prestador de Serviços?


Estimule as trocas de experiências

Faça reuniões periódicas e peça para que os vendedores contem suas experiências e como elas influenciaram nos bons e maus resultados. Por exemplo, peça para um vendedor citar quais ações foram essenciais no fechamento de uma grande venda, ou quais aspectos negativos influenciaram para que determinado contrato não fosse fechado. Não é como um treinamento formal, mas essa troca de experiências pode conduzir à elaboração de boas práticas.

Utilize boas práticas

Assim que as boas práticas de vendas forem relacionadas, deixe-as listadas e leve-as ao conhecimento de toda a equipe. Isso ajudará a padronizar os processos de vendas, tornando-o mais uniforme e organizado, além de garantir que os resultados sejam melhores como um todo — em vez de haver grandes oscilações entre a equipe. Nesse caso, todos saem ganhando.

Aproveite os multiplicadores de conhecimento

Treinar uma equipe de vendas, principalmente quando ela é grande, é algo que demanda tempo e custos altos. Para contornar a necessidade de comprometer a produtividade e investir uma quantia elevada em um treinamento formal, selecione alguns vendedores chave, que serão os responsáveis por receber o treinamento e multiplicá-lo ao restante da equipe. Assim, é possível reduzir custos na hora de treinar vendedores e ainda contribuir para uma equipe mais unida e motivada.

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Busque conhecimento

Antes de exigir qualificação de sua equipe, é necessário que o líder também busque conhecimento e aprimore sua capacidade. Dessa forma, ele também pode se tornar um multiplicador de conhecimentos e mostra para sua equipe que está comprometido com as melhorias, dando exemplo para o resto do time e promovendo maior motivação para que os vendedores também continuem na busca por conhecimento.

Como podemos ver, é possível montar uma equipe de vendedores de sucesso e garantir melhorias gastando pouco — o que, em tempos de redução de custos, é fundamental para as empresas. Basta colocar a criatividade em dia, procurando alternativas e contando com as ferramentas e oportunidades que existem dentro da própria equipe.

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