O mercado de franchising está crescendo e oferece muitas oportunidades de negócios

Você sabia que o setor de tecnologia é um dos que mais cresceu nos últimos anos? E continua crescendo! Portanto, investir nos produtos e serviços que este setor fornece pode ser uma grande oportunidade para quem busca um negócio vantajoso.

Com algumas franquias de sucesso chegando ao Brasil entre as décadas de 70 e 80, como o McDonald’s em 1979 no Rio de Janeiro, o mercado de franquias continua em alta na economia brasileira e segue despertando o interesse dos mais diversos segmentos e portes de empresas.

 

A tecnologia faz parte do dia a dia de consumidores e empresas em todo o mundo, quase que como uma necessidade. Nos dias de hoje, praticamente tudo o que consumimos, direta ou indiretamente, possui algum tipo de tecnologia por trás e este é um dos fatores principais que contribuem para este crescimento e evolução constante do setor.

Por isso, não é difícil compreender os motivos que levam o mercado de franquias de tecnologia a se manter no topo das tendências de negócios há alguns anos.

O que é uma rede de franquias?

O princípio básico do franchising é a replicação de um plano de negócios testado e de sucesso. Um modelo de negócio que esteja com seus processos muito bem definidos e que seja possível ser replicado por outros empreendedores para que tenham também a possibilidade de prosperar.

Dessa forma, o franqueador deve auxiliar e estruturar todo o suporte que ele deve prover ao franqueado, em um negócio novo ou reciclado, em que ele também vai ter que aprender e gerenciar. A gestão de uma rede de franquias é diferente da gestão de uma operação própria, pois envolve riscos para capital de terceiros se mal formatado e conduzido.

prestador-se-serviços

O setor de franchising no Brasil

Em primeiro lugar, vamos entender o que é franchising e por que este modelo de negócio pode se tornar a melhor opção para quem quer começar a empreender.

Como falamos anteriormente, o franchising é um modelo de negócio onde há a concessão de uso de uma marca pela franqueadora, proprietária da marca, para um franqueado investidor. Ou seja, este franqueado tem o direito de usar a marca, vender seu produto, serviço, ou até conceito, mas sempre de acordo com os padrões e processo determinados pela franqueadora.

Então, ter uma franquia é como ter uma parcela do negócio e o franqueado trabalha replicando os conceitos e a imagem da marca em determinada região, através da sua franquia.

No Brasil, o setor de franquias pode ser dividido em 11 segmentos, que são:

  • Alimentação
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônica (Tecnologia)
  • Entretenimento e Lazer
  • Hotelaria e Turismo
  • Limpeza e Conservação
  • Moda
  • Saúde, Beleza e Bem estar
  • Serviços
  • Serviços Automotivos
  • Serviços Educacionais

O crescimento do mercado de franquias de tecnologia

Em 2018, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franchising teve um crescimento de 7%, com faturamento em torno de R$160 bilhões, em média, o que significou um aumento maior do que o PIB brasileiro no período, que ficou em 1,1%.

Em 2019, o crescimento do mercado de franquias foi de 7,5%, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Dentro deste contexto, as franquias online e franquias de tecnologia e softwares, também apresentaram bons resultados. Um estudo da ABF apresentou crescimento de 9,7% e 9,6% nos segmentos de “Comunicação, Informática e Eletrônicos” e “Serviços e Outros Negócios”, respectivamente.

Dizer que o setor de tecnologia é um dos mercados com maior expansão seria redundante. No século XXI, grande parte da evolução e lucro das empresas está intimamente ligado ao segmento.

Quais são as vantagens em abrir uma franquia de tecnologia?

As vantagens para franqueador e franqueado são enormes e o principal objetivo para o franqueador é expandir a sua marca de forma regulada e organizada. Para o franqueado, favorece um sucesso rápido e seguro, através de uma marca consolidada.

Imagine trabalhar com uma marca que possui as melhores franquias estabelecidas no mercado, com um modelo de negócio pronto para você já começar a vender, sem precisar criar nada do zero?

O franqueado recebe do franqueador todo o conhecimento necessário sobre produto, plano de negócio, infraestrutura e processos para começar a gerir a operação da sua franquia, o que já elimina diversos processos iniciais de abertura de um negócio.

Além disso, o franqueado possui total suporte da matriz para qualquer dúvida, treinamento de funcionários, acompanhamento de resultados e, dependendo da franqueadora, o franqueado ainda pode contar com uma equipe de consultores estrategicamente posicionada para auxiliá-lo em medidas para elevar as vendas e os resultados da sua franquia.

Ou seja, temos um modelo de negócio seguro e com muito mais garantia de sucesso entre os consumidores e o mercado.

Mas lembre-se, para escolher uma franquia não basta apenas querer empreender, é preciso se identificar minimamente com o segmento e ter alguns conhecimentos básicos de gestão para o negócio realmente decolar com sucesso.

As franquias de tecnologia e as previsões para o futuro

O segmento de tecnologia é o que mais vem crescendo no setor de franchising e se torna uma das melhores e principais tendências de mercado para 2020. No Brasil, o setor de Tecnologia cresceu acima da média global em 2019, com uma média de 9,8%, enquanto que, mundialmente, o setor cresceu cerca de 6,7% .

A tecnologia é uma tendência mundial. Muitos novos formatos vêm sendo aplicados em outros setores e as empresas estão buscando cada vez mais as facilidades da tecnologia e da inteligência artificial para evoluir os seus negócios.

Além dos números, o segmento possui muitas vantagens genuinamente, já que o setor de tecnologia possibilita que o franqueado atue em diferentes ramos. A abrangência envolve públicos distintos, desde empresas até o consumidor final, seja com prestação de serviços ou venda de produtos.

Existem modelos e tipos de franquias adequados para todas as regiões do país, incluindo cidades pequenas. A demanda por serviços e produtos tecnológicos é alta e não sofre com sazonalidade, permitindo que as franquias mantenham bons índices de rentabilidade durante o ano todo.

Também é possível encontrar franquias de baixo investimento nesse segmento, tanto com modelos home based quanto com pontos comerciais enxutos ou escritórios.

Um exemplo atual e sólido é a pandemia do novo coronavírus, que acabou nos trazendo para um “novo normal”. Nesse momento, as empresas estão se adaptando a novos modelos e novas formas de trabalhar e, principalmente, em relação ao home office.

Leia mais: A Construção civil e a Prestação de Serviços

Ou seja, todos estão em busca de novas ferramentas virtuais para continuar operando sem gargalos, manter o time motivado e engajado e garantir que os processos continuem acontecendo, sem a necessidade de estar presente fisicamente.

Hoje em dia, podemos contar com diversos tipos de ferramentas e aplicativos para reuniões virtuais, softwares de gerenciamento de equipes e acompanhamento de projetos, sistemas de gestão online para garantir a eficiência da operação da sua empresa de onde estiver, dentre diversos outros produtos.

Precisa-de-servicos

Com isso, a tecnologia acabou se tornando uma aliada ainda mais forte para moldar essas transformações da melhor maneira e seguir firme com os negócios, mesmo com a crise. Sendo assim, as franquias de tecnologia continuam sendo uma ótima possibilidade para quem quer começar a empreender e se reerguer no mercado.

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.