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Saiba como fazer um plano de negócios eficiente

Saiba como fazer um plano de negócios eficiente

Um bom plano de negócios é essencial para projetar o futuro do seu empreendimento e manter a gestão em dia, além de atrair investidores.

 

Um plano de negócio detalhado e com as informações certas pode ser o diferencial que o seu empreendimento precisa para prosperar. O plano consiste em um documento em que você, empresário, elenca todos os objetivos do negócio, metas a serem alcançadas e cenários de risco para o crescimento.

Além disso, o documento também auxilia a traçar estratégia do ponto de vista operacional, financeiro e de vendas e oferece uma visão abrangente sobre as forças e fraquezas do negócio por meio da análise SWOT.

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Qual a importância do plano de negócios?

Como dito anteriormente, ter um plano de negócios auxilia no ajuste de ideias de uma empresa, fazendo com que elas se tornem palpáveis e a projeção de crescimento seja mais fácil de visualizar. Essa reestruturação pode ser feita em diversas áreas, entre elas administrativa, financeira, estratégica e operacional.

Além disso, uma das funcionalidades em criar e seguir as etapas do plano de negócios é conseguir o reposicionamento da marca ou lançamento de um novo produto de forma assertiva. Visto que, é possível fazer um estudo de mercado com muito mais embasamento da utilidade.

Por isso, conheça quais são as principais vantagens de um plano de negócio:

  • Organização da administração do empreendimento;
  • Planejamento da expansão ou para o início de um novo negócio;
  • Fornecimento de dados para o desenvolvimento de estratégias assertivas;
  • Transparência de processos para aprimorar a comunicação interna;
  • Captação e direcionamento de recursos financeiros e humanos.

 

Como fazer um plano de negócios?

Agora que você já sabe o conceito, vamos ver seis passos para você saber como montar um plano de negócio, além de um bônus para quem pretende captar investidores ou sócios. Anote as dicas!

1 – Responda algumas perguntas

O primeiro passo para saber como fazer um plano de negócios diz respeito à construção da missão, visão e valores da sua marca. Isso porque é preciso visualizar que tipo de negócio você está construindo e como os seus produtos ou serviços preenchem uma lacuna no mercado.

Assim, antes de começar a montar um plano de negócios, procure ter em mente quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo de positivo e o que evitar, o diferencial da sua empresa, a influência que seu empreendimento pode exercer na sociedade e como você pretende promover os valores associados ao uso dos seus produtos ou a contratação de serviços.

2 – Investimento

O segundo ponto exige muito cuidado. Quando se fala em investimento, não deve ser considerado apenas o financeiro dentro da estratégia de negócios, mas também os recursos humanos e o enquadramento tributário.

Comece analisando o setor de atividade e qual o investimento mínimo. A partir daí, estabeleça possibilidades quanto à localização da empresa, o número de funcionários necessários, a estrutura física e a matéria-prima utilizada na elaboração dos produtos.

Nesse momento, uma boa dica é contar com um plano operacional. Esse complemento ao plano de negócio procura detalhar a forma como o empreendimento está estruturado, do ponto de vista físico, equipamentos, capacidade produtiva e funções do quadro de funcionários.

3 – Custos e estimativa de vendas

O terceiro passo consiste em somar todos os custos da operação, agora que você já sabe onde deseja investir e como iniciar com os recursos mínimos. É importante considerar, além dos custos operacionais, a carga tributária e o capital de giro.

Outro ponto fundamental é calcular a margem de lucro a partir de uma estimativa de vendas. Para isso, considere o mercado atual e a realidade econômica do seu público-alvo.

4. Estratégia de negócios e análise de mercado

A análise de mercado vai além de estudar seus concorrentes. Aqui, foque em encontrar bons fornecedores e compreender os desejos dos seus futuros clientes. Assim, defina o potencial de precificação e a urgência do seu produto.

Também procure estabelecer qual a velocidade de entrada no mercado, a partir da competitividade e o custo de aquisição de consumidores. Investigue a possibilidade de fornecer produtos secundários ao seu produto principal a fim de ampliar o público interessado.

5. Plano de marketing

Com todas as informações em mãos, é hora de planejar como serão feitas as vendas e como você irá se comunicar com o público. Por isso, uma boa dica é se guiar pelos 4 “Ps” do planejamento de marketing empresarial: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

6. Análise estratégica dos cenários

Para estar prevenido, considere cenários não tão favoráveis. Um exemplo é simular como a empresa pode reagir frente a uma crise econômica ou a um número de vendas abaixo do esperado. Outra simulação pode envolver o surgimento de novos concorrentes ou o lançamento de um produto ainda não mapeado por outro player do mercado.

Plano de negócios pronto para apresentar para um investidor

Para apresentar o seu empreendimento em busca de uma proposta de investimento, lembre-se de apresentar, junto ao plano de negócios pronto, os dados dos empreendedores e o resumo das informações do empreendimento.

O plano financeiro é um diferencial nesse momento. Ele precisa conter, em detalhes, os custos pré-operacionais, como reforma do espaço ou instalação de itens de segurança, como câmeras. Demais custos devem ser projetados, sendo eles:

  • O valor do investimento total, separando o que é o investimento inicial dos investimentos fixos;
  • Estimativa do faturamento mensal, descontando os custos de venda;
  • O custo dos materiais diretos e/ou mercadorias comercializadas;
  • Demonstrativo ou projeção de resultados, considerando ao menos um semestre de atuação;
  • Indicadores de viabilidade;
  • Lucratividade x Rentabilidade,
  • Prazo de retorno do investimento.

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