Investir em superfícies e pisos de cozinha, banheiro e despensa pode agregar valor real a uma casa, por isso é vital que os designers ajudem seus clientes a escolher com sabedoria. Durabilidade e boa aparência são fundamentais, mas o que precisa ser considerado e quais superfícies atendem a todos os requisitos?

1. Funcionalidade

Madeira ou concreto? Pedra natural ou construída? Aço inoxidável ou mármore? A bancada que você recomenda terá um grande impacto na aparência e na funcionalidade da cozinha. Descubra com seus clientes o que eles desejam alcançar. Eles desejam um acabamento liso e elegante ou um acabamento em pedra natural faz parte do seu estilo? Que tipo de cozinheiro eles são? Eles gostam de ter tudo fora e espalhado por aí, ou eles limpam e arrumam à medida que avançam? Eles têm uma família grande e ocupada, ou muitos jantares, ou estão preparando refeições para um ou dois? Isso terá um impacto em quão extensa e robusta a bancada precisa ser. Existem prós e contras em cada material. Tudo depende de quão resistente deve ser a bancada de trabalho, de quanto o seu cliente está preparado para cuidar dela e de como eles querem que pareça.

2. Misture tudo

A mistura de materiais é uma forma eficaz de definir diferentes zonas da cozinha – uma placa de mármore com bancadas de madeira, uma ilha de aço inoxidável com uma barra de madeira para café da manhã ou uma área de preparação de alimentos de vidro e quartzo. Diferentes materiais podem servir a diferentes propósitos culinários e também podem ser usados ​​para encomendar visualmente uma cozinha. Mostre a seus clientes diferentes opções e faça mudanças imediatas enquanto trabalha de forma colaborativa em seus projetos.

3. Durabilidade

Todos nós conhecemos a história – uma nova cozinha é instalada, a bancada imaculada entra e dá um verdadeiro fator de surpresa … até que a bancada seja riscada ou amassada, uma panela quente faz a superfície borbulhar ou começam a aparecer marcas de água. Portanto, o que você deve ter em mente com as diferentes opções de superfície de trabalho? As bancadas de superfície bem sólidas oferecem uma superfície lisa durável em uma ampla gama de cores, mas podem arranhar – embora um bom limpador em creme e um pouco de graxa de cotovelo possam polir novamente. Além disso, não aguenta panelas quentes. A madeira é facilmente chamuscada, arranhada e manchada e não fica bem com água. O concreto pode manchar, assim como o mármore. O vidro, o aço inoxidável e o cobre podem riscar e o laminado pode queimar ou riscar facilmente. Superfícies artificiais parecem oferecer a melhor durabilidade. É uma superfície ultracompacta resistente a arranhões e impactos, com baixa porosidade e máxima resistência a manchas. Também é resistente a raios ultravioleta, calor e choque térmico.

4. Uma questão de higiene

Uma boa higiene é essencial na cozinha e nos banheiros. As infecções de certas bactérias podem levar a problemas graves de saúde e ter efeitos duradouros. Para evitar a contaminação cruzada, é melhor selecionar bancadas que não abriguem ou espalhem esses micróbios nocivos. E é a porosidade da superfície de trabalho a principal culpada quando se trata de um acúmulo de bactérias. Superfícies não porosas são menos suscetíveis a germes, oferecendo maior proteção contra esses organismos.

Aço, quartzo, granito (desde que regularmente lacrado), vidro e outras bancadas feitas pelo homem são os mais higiênicos. Madeira, laminados e telhas são mais suscetíveis a germes persistentes.

5. Escolha contemporânea

O vidro é uma ótima escolha para cozinhas e banheiros contemporâneos e vem em uma gama praticamente ilimitada de cores. Pode ajudar a adicionar profundidade e a ilusão de espaço, fazendo com que até as áreas menores pareçam maiores e mais leves, porque o vidro tem propriedades de reflexão de luz, ajudando a refletir a luz naturalmente ao redor de uma sala. Além disso, pode ser iluminado por baixo para um efeito especial. Os estilhaços podem ser reparados pela maioria das empresas de reparação de pára-brisas. A manutenção é fácil porque os poros não retêm manchas e não são afetados pela água. Não precisa de vedação e é resistente ao calor até 400C. Arranhões leves podem ser eliminados.

As bancadas de cerâmica também estão avançando no mercado. Eles podem suportar temperaturas de até 1000ºC e são resistentes a arranhões. Eles vêm em várias cores, muitas delas mate, e podem imitar superfícies como cobre e concreto.

6. Mantendo-o prático

Se você estiver projetando uma despensa ou cozinha onde a roupa será lavada, as bancadas feitas de laminado, pedra, superfície de quartzo ou superfície sólida facilitam a limpeza de derramamentos de detergentes ou amaciantes de roupas. Além disso, suas superfícies lisas evitam obstáculos ao dobrar lingerie delicada, blusas ou malhas.

Atua com Prestação de Serviços de Decoração ou é Design de Interiores? Conheça a plataforma Tá Contratado e comece a divulgar seus serviços para milhares de usuários.

 

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.