O empreendedorismo é um dos temas mais discutidos e estudados no mundo inteiro. Com a transformação digital pela qual estamos passando, as oportunidades são muitas. Quem é capaz de alcançá-las pode se destacar no setor em que atua. Entretanto, fazer a empresa crescer é um desafio que exige tomadas de decisão estratégicas.

Por mais que o cenário seja favorável, é comum vermos empresas cometendo erros que comprometem o desenvolvimento do negócio. Ainda assim, é possível adotar algumas práticas que ajudam a impulsionar o crescimento almejado.

Veja qual é o cenário atual para o empreendedor, quais são os erros que ele deve evitar e quais caminhos podem ajudá-lo a ter sucesso em suas iniciativas.

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O crescimento das empresas no Brasil

Empreender é uma prática de grande relevância para o mercado brasileiro. O estudo Panorama dos Pequenos Negócios, mostra que os pequenos negócios representam 98% do número de empresas do Estado de São Paulo, sendo responsáveis por 50% dos empregos.

Para complementar, esses empreendimentos geram cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Ainda assim, segundo o mesmo estudo, em torno de uma a cada quatro empresas do setor de serviços fecha antes de completar dois anos de existência.

Em geral, estamos falando de profissionais de uma área específica que, para dar início ao funcionamento do negócio, assumem tanto o papel de executor da atividade quanto administrador da própria empresa. Com isso, acabam por falhar em alguns pontos cruciais da gestão.

Veja a seguir os principais erros que você deve evitar.

Comportamentos que prejudicam seu negócio

O primeiro passo para colocar o negócio nos trilhos é identificar pontos que podem prejudicar o seu funcionamento e tratá-los com rapidez e eficiência. Nesse sentido, é importante começar com um olhar sobre a estratégia adotada.

Ausência de um plano de negócios

Toda empresa deve começar a sua operação por um planejamento detalhado que aponte os seus objetivos e como alcançá-los. O plano de negócios é a ferramenta que direciona as ações do dia a dia, tanto em nível operacional quanto de gestão.

Não basta simplesmente se colocar à disposição no mercado e abraçar o maior número possível de clientes — é essencial traçar metas para fidelizá-los e estruturar o crescimento da empresa.

Gestão financeira não adequada

Um dos erros mais comuns é a falta de uma gestão financeira adequada. Em muitos casos, o administrador mistura as contas da empresa com as pessoais — e isso costuma custar caro. Manter as contas em dia é tão importante quanto ter uma estimativa de gastos para poder planejar os próximos meses, e a falta de controle do dinheiro pode desmantelar quaisquer planos de crescimento.

Péssima Gestão de pessoas

A falta de motivação da equipe pode levar um empreendimento ao fracasso. Por mais que haja uma perspectiva de crescimento junto à empresa, é fundamental que os profissionais sintam que isso é uma possibilidade tangível. O erro está em investir somente no marketing externo e não valorizar os colaboradores no dia a dia.

A produtividade depende diretamente do engajamento das equipes nos objetivos da empresa — e ignorar isso pode gerar impactos negativos na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Não inovar diante das demandas

A nova geração de consumidores não pode ser manipulada para se adequar aos produtos e serviços que as empresas oferecem. Com a forte competitividade atual, são os empreendedores que devem identificar as necessidades das pessoas e tornarem essas informações um diferencial perante a concorrência.

Oferecer mais do mesmo pode ser algo que se sustenta por algum tempo, mas tende a virar prejuízo conforme os clientes perdem a sensação de que aquilo é uma novidade.

Dicas para fazer seu negócio crescer

Os erros, como você pôde ver, não são difíceis de serem identificados. No entanto, a solução pode não parecer tão simples. Por isso, mostraremos ponto a ponto como agir de forma acertada e garantir bons resultados.

Tenha um planejamento financeiro

Todo negócio deve ter máximo controle sobre o seu capital. Por isso, estabeleça um planejamento para organizar as informações de custos operacionais, folha salarial e despesas em geral. Lembre-se de registrar compras e vendas, além de armazenar os respectivos documentos (notas fiscais, por exemplo) para evitar divergências no final do mês.

Use e tenha metas

Metas são a melhor estratégia para buscar o crescimento almejado. No entanto, busque estabelecê-las com base na capacidade real da empresa — não adianta exigir de um profissional o dobro do que ele é realmente capaz de oferecer. Além disso, lembre-se de estabelecer metas também para ações de gestão estratégica como a redução de custos, o investimento em marketing, a conquista de novos clientes etc.

Crie parcerias

Parcerias podem atrair clientes com rapidez e baixo custo. Para desenvolvê-las, entretanto, é preciso antes conhecer o mercado ao seu redor, o que inclui clientes, concorrentes e parceiros em potencial. Quando o público-alvo é o mesmo, duas empresas podem se beneficiar de uma parceria para compartilhar material de marketing, por exemplo.

Saia quem é o seu cliente

Negócios e Empresas disruptivas são aquelas que conhecem profundamente os seus clientes, o que inclui os seus hábitos e as suas preferências. Com essas informações, elas se adaptam e oferecem um produto ou serviço único, personalizado, com atendimento de qualidade e facilidade na compra.

Para tanto, é fundamental estabelecer a presença no meio mais acessível de compra: a internet.

Invista em inovação

Muitos empreendedores acreditam que inovar significa investir pesado em tecnologias feitas para grandes empresas. No entanto, a jornada digital nos mostra que o cenário é extremamente favorável para pequenos e médios negócios, desde que tenham o foco determinado corretamente.

O conceito de inovação, aqui, se refere à busca por novas formas de crescer. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como reduzindo custos operacionais. A adoção de um chatbot para automatizar o atendimento ao cliente é um bom exemplo disso: trata-se de um robô virtual com Inteligência Artificial que tira dúvidas e agiliza a comunicação interna e externa da empresa.

Além da implantação de soluções digitais, outro caminho possível é identificar as demandas dos clientes para oferecer uma nova experiência. Isso exige aprofundar as relações com as pessoas, seja por meio do marketing ou do pós-venda. Mais do que o simples produto, você gera uma identificação dos clientes com a sua marca, algo que nenhum concorrente pode oferecer.

Indo além, ideias disruptivas podem levar até mesmo à geração de novos mercados. No entanto, isso jamais deve ser feito com tiros no escuro — captar e processar dados de redes sociais, por exemplo, ajuda a entender o comportamento do consumidor e entregar uma experiência única.

Como você pôde ver, são medidas que partem das demandas dos clientes e exigem adaptação. Evitando as falhas e atuando de forma estratégica, os resultados tendem a vir rapidamente. Então, coloque essas dicas em prática para abraçar as oportunidades e fazer a sua empresa crescer ainda mais!

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