Para atrair novos consumidores e gerar mais receitas para sua base atual de clientes seria a partir de uma boa estratégia de promoção de vendas.

As promoções de vendas são uma forma testada e comprovada de aumentar as conversões, conquistar novos clientes e até aproveitar a sazonalidade de alguns produtos.

São ações que impulsionam um maior número de vendas em um curto prazo.

No entanto, nem todas as promoções de vendas são iguais. Há promoções orientadas para vendas, bem como para negócios.

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Promoção de vendas, o que é?

Promoção de vendas é um conjunto de ações de marketing e estratégias que visam potencializar a venda de um produto, bem como aumentar o awareness sobre uma marca.

Apesar de toda teoria por trás, o objetivo da promoção de vendas é simples e bem popular: criar descontos, ofertas, presentes e outras táticas que visam reduzir preços.

As promoções de vendas buscam criar ofertas por tempo limitado, em uma lógica que instiga os clientes a gastar.

Se bem feita, uma promoção pode ser eficaz em aumentar a receita geral da empresa, sem comprometer seu lucro.

Afinal, esse ponto é um dos grandes desafios por trás da promoção de vendas:

Desenvolver descontos e escolher produtos e mercadorias para colocar em oferta, de modo que sua venda não prejudique o caixa da empresa ou sua margem de lucros?

Nada de complexidade, veja a seguir algumas dicas importantes.

Promoção de vendas, qual a finalidade?

A promoção de vendas é um dos principais elementos do mix promocional, um conceito de marketing que combina diferentes táticas de promoção para ajudar empresas a vender mais.

O “P” de “Promocional” é um dos 4 P’s do Marketing, um conceito muito conhecido e utilizado que determina os 4 pilares básicos de uma estratégia de marketing bem-sucedida.

É composta de:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Desse modo, ao promover uma ação de promoção de vendas, muito mais do que vender os seus produtos, você ativamente contribui na construção de um relacionamento com os clientes (quem não gosta de uma promoção, certo?).

São ações que podem servir de testes e experimentação, indicando qual tipo de venda mais funciona com sua persona.

Estratégia de promoção de vendas e sua importância

Não há como negar a importância da promoção de vendas para um negócio. Preços mais em conta são um fator determinante para realizar uma venda.

Por mais que outros aspectos ganhem tração, como a experiência do cliente, o preço ainda é um tremendo motivador para a compra.

Ou seja, para uma empresa crescer e continuar vendendo, um planejamento de promoção de vendas é essencial.

Isso é algo que se encaixa tanto para a (pequena, média ou grande) empresa com negócio digital, como para o seu PDV.

No primeiro caso, por exemplo, faz toda diferença — e ainda pode potencializar sua receita.

Isso mesmo: dados do Deal Nerd identificaram que usuários que utilizam cupons de desconto acabam gastando, em média, 46% mais do que compradores regulares.

Mas, e na prática, qual a real importância da promoção de vendas?

Bom, você já entendeu seu poder no aumento da receita.

Porém, há mais. Veja só:

  • Promoções de vendas geram novos leads
  • Promoções de vendas atraem novos clientes
  • Promoções de vendas aumentam o reconhecimento da sua marca
  • Promoções de vendas possibilitam a reativação do público existente

Agora que você entendeu a importância, nos diga: já sabe qual o melhor momento para colocar sua promoção de vendas em prática?

Quando fazer uma promoção de vendas?

A promoção pode ser feita em qualquer momento do seu negócio, pois tem múltiplas finalidades.

Isso mesmo: múltiplas!

A promoção de vendas não é uma estratégia simplesmente utilizada para vender mais e desencalhar um produto do seu estoque.

Em geral, aponta-se que o objetivo principal é aumentar o faturamento da empresa e potencializar a participação de mercado, mas há outros fatores secundários que podem ser motivadores, veja só:

  • testar lançamentos
  • demonstrar como utilizar novos produtos
  • atualização e/ou ampliação do banco de clientes
  • desenvolver e fortalecer a relação da empresa com clientes
  • pesquisar aspectos importantes sobre o consumo dos produtos

Você identifica alguma dessas necessidades no seu negócio? Então talvez seja a hora de planejar e sua promoção de vendas!

Sim, a promoção de vendas pode comprometer os lucros do negócios — se for mal planejada.

E calma, porque a lógica para descobrir se sua estratégia vai afetar seus lucros é bem fácil.

De forma simples, dá pra dizer que qualquer promoção de vendas vai impactar a margem de lucro sobre os produtos com descontos.

Digamos que você, originalmente, planejava vender um kit de ferramentas por R$ 200,00.

Neste preço, a margem de lucro seria de 100% (considerando apenas o custo total do item).

Porém, você identificou que poderia fazer uma promoção, cortando 15% do preço, o que resultaria em um valor final de R$ 170,00 e uma margem de lucro de 70%.

Talvez a principal questão seja: qual a margem de lucro mínima que posso considerar?

Bom, aí vai depender de uma série de fatores. Promoções de lançamento, por exemplo, costumam considerar uma margem de 50% muitas vezes.

Para margens ainda menores, é recomendado que se faça apenas para produtos de queima de estoque, perecíveis ou sazonais.

O que você deve evitar, portanto, é vender por um preço abaixo do valor de custo. Obviamente isso prejudicaria seu caixa e comprometeria totalmente seus lucros.

Como planejar uma promoção de vendas

Bom, você já conseguiu entender todo conceito por trás da promoção de vendas, certo?

Não é tão difícil, mas conhecer os detalhes pode facilitar nessa próximo passo aqui, o planejamento da sua promoção de vendas.

Como fazer? Bom, tudo começa nessa palavra-chave que você acabou de ler: “planejamento”.

Veja nossas dicas a seguir!

Defina o objetivo da promoção

Certifique-se de que os objetivos de sua promoção de vendas sejam claros e objetivos.

Por exemplo, você busca aumentar as vendas de um produto específico, atrair um público diferente ou reforçar os valores da marca?

Essas respostas vão servir para determinar se a campanha foi um sucesso ou não, e quais dados serão usados ​​para avaliar isso.

Escolha qual será o público-alvo

Entender qual o público principal, buscando detalhar suas preferências. Desenhar uma persona pode ser decisivo para o sucesso da estratégia. Pergunte-se:

Como eles se comportam? Onde eles passam o tempo? Com o que eles se importam? Como você influenciará os comportamentos do consumidor escolhido?

Crie uma persona para dar vida ao cliente e busque compreender qual a melhor mensagem para conversar com ele, o que pode maximizar o sucesso da campanha.

Construa a mecânica a promoção

A mecânica da promoção é basicamente o que o cliente precisa fazer para conquistar o benefício oferecido.

O ideal é que seja o mais simples possível (como, “compre 1, leve 2”) e coisas do tipo, para que gere nenhum atrito no momento da compra e seja de fácil entendimento.

Treine os colaboradores

Seus colaboradores devem estar cientes da promoção, de sua mecânica e das particularidades (como benefícios adicionais, uso de pontos do cadastro do cliente, etc).

Procure esclarecer todos os pontos com antecedência e treinar os colaboradores para que possam explicar aos clientes em caso de dúvidas.

Divulgue a promoção

Uma campanha precisa ser apoiada por uma estratégia de marketing que garanta o máximo de reconhecimento do público.

Para isso, analisar canais, formatos de anúncios e o tempo de antecedência para fomentar o awareness (especialmente em datas especiais ou lançamentos), pode potencializar o ROI da promoção de vendas.

Mensure os resultados

Após a conclusão da promoção, mensure resultados para entender alguns fatores, como:

  • A campanha atingiu seus objetivos?
  • Como seus clientes reagiram à promoção?

Busque discutir os resultados com sua equipe, avaliando a performance, pontos fortes e fracos e oportunidades de melhorias.

Termine esse processo identificando como todas as partes poderiam ter executado melhor e busque nesses insights as lições para sua próxima campanha!

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