Animais selvagens em situação de risco e vulnerabilidade vão ser resgatados e receberão cuidados e assistência em vida segura vivendo em seus habitats. A medida faz parte do Programa Nacional de Resgate de Animais Silvestres, o Resgate +, criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será implementado nos seis biomas do país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

O atendimento emergencial desses animais será feito por médico veterinário. Após o preenchimento, eles devem ser reintegrados ao seu habitat natural.

O programa será coordenado pela Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que buscará parcerias com outros órgãos do governo, o setor privado e a sociedade civil.

Além dos cuidados com os animais, o Programa Rescue + visa diminuir a perda de biodiversidade decorrente de causas naturais extremas ou de acidentes ambientais causados pela ação humana. ” Acidentes graves, grandes incêndios, queimadas, atropelamento em rodovias. Temos vários eventos, naturais ou não, que acontecem e acometem a flora silvestre e esses animais precisam ser cuidados “, conta. enfatize o secretário adjunto da Biodiversidade, Olivaldi Azevedo.

Uma das iniciativas do programa é a inauguração do primeiro Hospital de Veteranos de Campanha, no próximo dia 22 de outubro, para tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamento na BR 262, no Mato Grosso do Sul. O hospital está sendo instalado em Corumbá em parceria entre o MMA, o Governo Estadual de Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada.

Outro objetivo é orientar as equipes a darem destinação adequada aos animais atendidos em operações de resgate e assistência. Além disso, o programa também tem como objetivo coordenar e articular a preparação e disponibilidade de bases operacionais, estrategicamente localizadas, com pessoas treinadas e equipamentos específicos para realizar as ações de afugentação, resgate, resgate, assistencialismo e recuperação de vida silvávida em situação de risco e vulnerabilidade.

Compartilhar:

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.