Gerando um mix no uso do Marketing

Gerando um mix no uso do Marketing

Atualizar sua estratégia de marketing é uma excelente maneira de reposicionar seus negócios e encontrar novos caminhos para o crescimento em seu setor e comunidade, além de permitir que você aplique algumas das lições aprendidas no ano anterior para que possa dinamizar e se adaptar rapidamente quando necessário.

Definindo seu orçamento

Como regra geral, é melhor ser realista sobre a correspondência entre seu orçamento e suas metas para o próximo ano. Se você deseja manter seu negócio atual, precisará reservar de 5 a 7% da receita total para seu orçamento de marketing. Para expandir seus negócios, você deve gastar de 7 a 10 por cento e, para ganhar participação de mercado de forma realmente agressiva, você deve considerar 10 a 20 por cento do seu orçamento de marketing dedicado.

“Mantenha as coisas simples e desenvolva uma estratégia centrada em seus próprios objetivos de negócios.”

Embora os orçamentos não sejam a parte mais glamorosa do marketing ou da propriedade de pequenas empresas, é importante lembrar que o dinheiro é rei. É fácil ficar preso no fazer – na criação de produtos, negociações ou atendimento ao cliente – mas é fundamental dar um passo atrás e ser claro sobre o que você tem para brincar e, em seguida, chegar ao negócio de como melhor gastá-lo. Planeje esse orçamento ao longo do ano e continue recalibrando com base em suas projeções de vendas mensais para garantir um fluxo de caixa positivo.

Encontrando seu público

O sucesso da sua estratégia de marketing está na sua capacidade de atrair clientes. Por isso, é importante encontrar e envolver seu público. Após o ano passado, seus métodos usuais de marketing podem ter mudado um pouco – por exemplo, sabemos que o marketing de rua realmente desacelerou devido à pandemia e aos bloqueios. A publicidade digital e os anúncios de mídia social são uma das maneiras mais rápidas, direcionadas e mensuráveis ​​de alcançar seus clientes, pois você pode se concentrar em gastar dinheiro com o público que deseja atrair, seja por idade, localização ou interesses. Também não requer um grande orçamento para começar (ao contrário de um anúncio de TV), então não há barreira para começar.

Apenas lembre-se de estar realmente focado em quem você está tentando engajar – volte ao seu consumidor principal ou novo segmento de público e pense criticamente sobre onde eles vivem (digitalmente), quando e o que mais eles consomem e as plataformas que você deve testar ou priorizar primeiro.

Destaque-se da concorrência

Encontre o espaço em que você pode se destacar no próximo ano, sabendo como sua marca se diferencia de seus concorrentes e supere esses pontos de venda exclusivos por meio de seu marketing, para que seja a primeira coisa que os clientes em potencial vejam. Procure oferecer serviços adicionais que o ajudarão a se diferenciar ou incentivar os compradores de primeira viagem a experimentá-lo – como avaliações gratuitas, assinaturas, períodos de devolução mais longos ou garantias de devolução do dinheiro!

Além disso, não tenha medo de contar sua história pessoal. Lembre-se, as pessoas não compram o que você faz; eles compram por que você faz isso. Contar histórias é parte integrante de qualquer estratégia de marketing e realmente mostra a personalidade do seu negócio. Pense em conteúdo de vídeo e fotografia cativantes que mostrem seu produto ou serviço de uma forma realmente inspiradora. Comentários de clientes reais podem ajudar aqui, para mostrar que sua história é autêntica.

Otimize seus pontos de venda

Que espaços o seu negócio tem que pode marcar? É aqui que o merchandising inteligente e o marketing se encontram. Boas vitrines transformam os compradores de vitrines em tráfego de pedestres. Pense em uma sinalização simples e de alto impacto que explique a personalidade da sua empresa em alguns olhares rápidos. A apresentação e o fluxo do produto são fundamentais ao merchandising de sua loja. Considere como os clientes compram – onde é a área de maior tráfego de pedestres? Você pode transformar esse ponto de acesso no local do seu produto mais vendido e, em seguida, comercializar itens complementares em torno dele? Vale a pena considerar se o fluxo de clientes ou o tempo de navegação podem ter mudado quando os clientes retornam à loja após os bloqueios – você precisa se adaptar às regras de distanciamento social, oferecer locais de coleta ou opções de pagamento rápido e sem contato?

Se você não tem uma loja, você tem um veículo da empresa que você pode customizar com ímãs, adesivos ou uma pintura personalizada? Ou se você administra seu negócio ao ar livre e em mercados, experimente bandeiras, banners ao ar livre e branding vestível (camisetas e moletons).

Construa a experiência

Pense em como você pode desenvolver sua experiência atual do cliente – de interações físicas a compromissos digitais. Esta é uma maneira infalível de manter seus clientes voltando para mais e atrair novos. O marketing de experiência e de eventos pode demorar um pouco para voltar ao mercado pós-pandemia, mas quando a confiança voltar, esperamos que os clientes procurem empresas para oferecer experiências ainda mais ricas. Existem maneiras de usar o espaço da sua loja para uma experiência que complemente sua marca ou para gerar um ótimo serviço 1:1?

Outra dica para varejistas de material de construção, piscinas e jogadores online é aumentar o nível de suas embalagens. Como um cliente se sente sobre sua compra depende muito de como você embala e apresenta a eles. Não só isso, mas uma bolsa de boa marca sendo carregada na rua expande seu alcance; é marketing ambulante grátis! (Bonés também são bem úteis)

Oferecer recibos eletrônicos ou um programa de fidelidade por e-mail também aumenta sua conexão com o cliente e lhe dará a chance de capturar detalhes do cliente para que você possa começar a construir seu relacionamento e se envolver ao longo do tempo. Além disso, o e-mail é um canal de marketing muito barato para ser executado. Considere configurar e-mails de boas-vindas automatizados quando os clientes se inscreverem pela primeira vez, para se conectar com eles enquanto estão altamente engajados. Pode ser uma simples nota ou uma oferta especial para incentivar um gasto maior. Por exemplo, se seu pedido médio for de R$ 70, por que não oferecer R$ 30 quando eles gastarem R$ 150 novamente no mesmo mês?

Existem inúmeras maneiras de abordar sua estratégia, mas o mais importante é mantê-la simples e desenvolver uma estratégia centrada em seus próprios objetivos de negócios. Aproveite ao máximo os clientes já existentes, peço recomendações, pergunte como podem ser melhorados os serviços prestados por sua empresa ou negócio, a tendência é diferenciar o atendimento se aproximando ainda mais das necessidades dos clientes atuais e futuros.

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