O que os empresários mais querem agora é estar gerando mais vendas na temporada de Natal, aproveitar bem a época e ver se a Copa não atrapalha o desejo de consumo do período. Poucos setores exemplificam melhor o dinamismo e a resiliência das pequenas empresas do que o varejo. Pequenos varejistas empregam milhares de pessoas, conduzem um bom percentual de toda a produção econômica do setor e unem as ruas comerciais e as comunidades. A alta temporada de varejo chegou, mas chega sob uma nuvem econômica. As taxas de juros, a inflação e o custo de vida estão impactando os orçamentos das empresas. Grandes varejistas ainda têm orçamentos significativos para investir em publicidade paga, mas isso é um luxo que nossos pequenos varejistas não podem pagar. No entanto, existem maneiras econômicas de os varejistas locais conseguirem grandes vendas com pequenos orçamentos.
Liberte seus clientes… e o Google
O que as empresas locais podem não ter em orçamento para anúncios do Google ou do Facebook, elas compensam em sua conexão com seus clientes. Aproveite a afinidade deles com sua empresa local incentivando as avaliações do Google – uma das formas de publicidade mais influentes e econômicas. As avaliações são uma das formas mais populares de aumentar a classificação do seu Perfil comercial do Google – que é a forma como muitos consumidores encontram varejistas locais.
Um quarto dos brasileiros leem as avaliações online de uma empresa antes de decidir se entram em uma loja, portanto, seu valor não deve ser subestimado. Além disso, três quartos de todos os cliques vão para as três a cinco principais empresas listadas no Google. Portanto, se você puder incentivar seus clientes a gerar uma alta quantidade, qualidade e regularidade de avaliações, provavelmente receberá muitos cliques em seu website.
Transforme seu site de estático em vendas
Um site otimizado, preparado para converter leads, é como um trabalhador adicional ou uma vitrine para um pequeno varejista. A melhor maneira de garantir que um site seja estrategicamente projetado para converter leads em vendas é atualizar de um site estático para um que envolva os visitantes e analise seu comportamento. Considere o webchat, um chat ao vivo que envolve os visitantes quando eles visitam seu site. Apenas dois por cento dos visitantes do site convertem em uma consulta ou venda, mas o webchat pode gerar um aumento de 20 por cento nas conversões.
Você pode pré-programar as respostas, que são eficazes no tempo, ou se envolver em uma conversa real que atrai os consumidores que valorizam as interações humanas. O Webchat garante que você não perca uma venda em potencial porque eles não conseguem encontrar o produto ou a informação que procuram. Depois, há o Google Analytics, uma ferramenta gratuita que analisa seus visitantes e fornece informações importantes que você pode usar para melhorar as conversões. Por exemplo, se você perceber que as pessoas abandonam seus carrinhos regularmente, melhore seu processo de checkout.
Conveniência, conveniência, conveniência
A qualidade, e não a quantidade, impulsiona as vendas. Então, não prejudique seus alvos por entender mal o que os compradores querem. O relatório de comunicação Business-to-Customer da Podium revelou que quase milhares de internautas excluiu o e-mail de uma marca sem abri-lo nas últimas 24 horas e 63% preferem comunicações por SMS devido à conveniência. Para as empresas que erram, há consequências. E 73% dos internautas colocam na lista negra empresas que enviam spam para eles com marketing inconveniente.
O SMS não é apenas melhor para eles, mas também para você. O SMS tem uma taxa de abertura de 98% e uma taxa de cliques de 45%. Portanto, use campanhas de texto para se conectar com os clientes, enviar ofertas personalizadas e segmentar clientes com ofertas com base em sua lealdade e preferências. Isso aumenta as vendas, assim como um processo de checkout contínuo. Um quarto dos consumidores abandona uma venda se seu método de pagamento principal não for oferecido e 41% dizem que a flexibilidade de pagamento é uma consideração importante ao escolher um negócio. Portanto, não deixe que esta etapa final prejudique suas metas de vendas.
Um pequeno orçamento não precisa comprometer o sucesso do seu negócio de varejo local nesta temporada de vendas de verão. Os brasileiros adoram apoiar os locais. Por meio de avaliações, um site otimizado e foco na conveniência em cada interação, você dará a eles todos os motivos para comprar com sua empresa local.