Fuja das armadilhas da falsa inovação

Fuja das armadilhas da falsa inovação

Todos os dias ouvimos marcas anunciarem que estão inovando porque estão investindo na transformação digital ou na nuvem.

Ambos são coisas boas e, embora algumas empresas tenham demonstrado esforços genuínos de inovação, em muitos casos o termo “inovação” é usado independentemente de algo tangível estar mudando. Isso é uma falsa inovação.

Um exemplo importante de falsa inovação é o conceito de “levantar e mudar” na nuvem. A nuvem é certamente uma parte importante da transformação e essencial para a inovação. Mas muitas empresas pegam tecnologias e práticas existentes e simplesmente as movem para a nuvem. Eles essencialmente replicam problemas locais na nuvem, em vez de desembaraçar, retrabalhar e abordar pontos problemáticos que sufocam a inovação. 

Inovação é a criação, desenvolvimento e implementação de um novo produto, processo ou serviço. Seu objetivo é melhorar a eficiência, eficácia ou vantagem competitiva de uma organização. Muitas vezes é impulsionado pela necessidade de fazer mais com menos.

Mas você não pode comprar vantagem competitiva, você precisa construí-la e, para muitas empresas, isso significa inovação técnica real. À medida que mais empresas dependem da tecnologia para fornecer seus produtos e se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado, a inovação não pode ser um exercício de caixa.

As empresas que caíram na armadilha da falsa inovação estão cada vez mais em perigo de serem apanhadas de surpresa. Como Warren Buffet notou, “somente quando a maré baixa você descobre quem está nadando nu”.

Inovação: falando

A pandemia mostrou o que a verdadeira inovação pode oferecer. Muitas empresas, grandes ou pequenas, que investiram em inovação antes da pandemia foram as que melhor reagiram, se adaptaram e criaram novas oportunidades.

A organização entrou na pandemia com uma abordagem estabelecida e compromisso com a inovação, o que significava que era capaz de prosperar e encontrar novas maneiras de entregar valor ao cliente, incluindo o lançamento de uma nova solução de recibo eletrônico.  

Por outro lado, vimos empresas correrem para investir em recursos digitais apenas para sobreviver no dia a dia, sem se comprometer com uma estratégia inovadora de longo prazo. 

Como essas empresas reagirão à próxima crise, seja uma nova onda de Covid ou uma das outras inúmeras mudanças potenciais vindas de nossa economia globalizada e interconectada?

 

 

Leia também: 6 principais profissões na área de Marketing Digital

Falhe rápido e os fundamentos de solução

A inovação é difícil. Não há botão fácil de apertar.

Um ponto de partida é criar uma estrutura estratégica centrada em pessoas, processos e plataformas:

  • Pessoas: Identifique em sua empresa as pessoas e equipes que desbloquearão a inovação. Onde o valor é criado? Em muitas empresas são as equipes de desenvolvimento, em outras pode ser uma equipe de vendas ou serviço. Dentro dessas equipes, você tem o talento certo, com a mentalidade certa e eles têm as ferramentas e o suporte necessários para fazer algo genuinamente diferente?
  • Processos: Seja estratégico e comece em projetos pequenos e focados. Crie uma matriz de dois a dois com um eixo Y de risco para os negócios e um eixo X de valor potencial para você e seus clientes. Em seguida, pense em todos os projetos em que sua empresa está trabalhando ou poderia trabalhar – podem incluir aplicativos, funcionalidade do cliente, novos serviços etc. Em seguida, trace os projetos nessa matriz e concentre-se naqueles no canto superior direito. Divida esses projetos em partes gerenciáveis ​​que possam progredir. Seja um fracasso rápido ou um sucesso rápido, uma mistura de ambos é de se esperar. Não comece com grandes projetos de elefantes brancos que prometem demais e não cumprem.
  • Plataformas: Equipe seu pessoal com a tecnologia certa para fazer o melhor trabalho. Ouça aqueles que são responsáveis ​​por oferecer inovação e construir vantagem competitiva – o que eles querem? Dê-lhes acesso, facilite e deixe-os decidir. Incentive as equipes a criar concepções e processos e usar tecnologias que permitam que elas se concentrem em sua missão principal e no valor do cliente. Por exemplo, muitas vezes as tecnologias de software como serviço (Saas) podem simplificar bastante as atividades do dia-a-dia – sem levantar e mudar.

A pandemia tem sido uma maré vazante que revelou muito sobre onde as empresas estavam em sua jornada de inovação.

Mas não acabou. Além disso, cada setor está enfrentando suas próprias forças poderosas que estão trazendo mudanças, desafios e oportunidades.

Então, agora a questão é: quão confiante você está de que tem as pessoas certas, os processos certos e a tecnologia certa para aproveitar a próxima maré?

Compartilhar:

Campinas, BR
08:51 - 29/05/ 2022
16°C
céu limpo

Tempo, 28 Janeiro
Tempo em Sumaré

+27

Máx.: +27° Mín.: +18°

Humidade: 66%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Americana

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 64%

Vento: SSE - 17 KPH

Tempo em Hortolândia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Paulínia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 66%

Vento: SSE - 16 KPH

Tempo em Valinhos

+26

Máx.: +26° Mín.: +19°

Humidade: 72%

Vento: SE - 16 KPH

Tempo em Vinhedo

+25

Máx.: +25° Mín.: +19°

Humidade: 74%

Vento: SSE - 15 KPH

Tempo em Indaiatuba

+26

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 69%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Monte Mor

+27

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Capivari

+27

Máx.: +27° Mín.: +20°

Humidade: 68%

Vento: SSE - 20 KPH

Tempo em Ribeirão Preto

+29

Máx.: +25° Mín.: +20°

Humidade: 54%

Vento: WNW - 11 KPH

Publicidade

Artigos por Data

Adicionados Recentemente

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES