Fique atento à saúde financeira do seu negócio

Fique atento à saúde financeira do seu negócio

O início de um ano financeiro é um ótimo momento para realizar uma verificação de saúde em sua pequena empresa para identificar quaisquer problemas e garantir que todos os seus sistemas e procedimentos estejam funcionando de maneira ideal.

Os custos de não fazer esse exame de saúde podem ser altos. Pode haver impactos negativos no fluxo de caixa, aumento do risco financeiro, redução da competitividade e, em última análise, menor lucratividade.

Os elementos a serem incluídos na verificação de integridade são avaliar o gerenciamento do fluxo de caixa, examinar os índices financeiros, examinar sua base de clientes, monitorar o feedback dos clientes, realizar uma auditoria técnica, verificar a satisfação da equipe e revisar os saldos de estoque.

Avalie a gestão do fluxo de caixa

É fundamental garantir que os procedimentos corretos estejam em vigor para manter uma posição financeira saudável e permitir o crescimento. Isso pode incluir:

  • Previsão de fluxo de caixa – para garantir que o dinheiro esteja disponível ao longo do ano ou avisá-lo antecipadamente de um provável déficit.
  • Olhando para soluções alternativas de fluxo de caixa para pequenas empresas – procure alternativas como financiamento de fatura ou factoring, que não exigem bens pessoais como garantia.

Examinar índices financeiros

Os índices financeiros são as principais métricas contábeis para verificar a saúde financeira do seu negócio. Eles revelarão quais áreas do negócio estão operando com mais eficiência e onde as mudanças precisam ser feitas.

Os principais índices a serem examinados são o índice de liquidez (também chamado índice atual) que mede a capacidade de uma empresa de pagar dívidas comparando ativos com passivos; o índice de liquidez imediata que indica a capacidade de uma empresa de pagar seus passivos circulantes, mostrando a quantidade de ativos líquidos disponíveis em comparação com os passivos circulantes; e o índice de lucratividade, que mostra quão bem o negócio pode gerar receita em relação às despesas e outros custos e, portanto, reflete o desempenho do negócio.

Analise sua base de clientes

Analisar sua lista de clientes pode revelar muito sobre a saúde do seu negócio e onde podem estar as oportunidades de crescimento. Se sua lista de clientes é predominantemente de pessoas mais velhas, há uma oportunidade de aumentar as vendas através do marketing para pessoas mais jovens. Observar as localizações geográficas de seus clientes também pode fornecer alguns insights.

Monitore o feedback do cliente

Monitorar o feedback dos clientes é uma ótima maneira de aprender sobre suas preferências e comportamentos. É também uma maneira eficaz de gerenciar a insatisfação e lidar com ela antes que ela saia do controle. Com a capacidade de amplificar a insatisfação por meio da mídia social, agora é mais importante do que nunca cortá-la pela raiz.

Faça uma auditoria técnica

Garantir que aplicativos de tecnologia, como software de contabilidade, permaneçam atualizados é crucial para manter a eficiência contínua de seus negócios. Ao fazer compras, sempre pergunte aos fornecedores quais relatórios seu software pode produzir e execute um teste usando seus dados de negócios antes de tomar a decisão final.

Verifique a satisfação da equipe

Muitos operadores de negócios esquecem ou não sabem que seu recurso mais valioso e principal diferencial entre os concorrentes é a qualidade de sua equipe. Existe uma correlação positiva entre os níveis de satisfação do pessoal e a produtividade. Em pesquisa a Harvard Business Review citou estudos da Queens School of Business e da Gallup Organization que revelaram que as empresas com baixas pontuações de engajamento dos funcionários tinham:

  • Produtividade 18% menor
  • Lucratividade 16% menor
  • 37 por cento menor crescimento do emprego.

Revise os saldos de estoque

É aconselhável realizar um inventário a cada seis meses para manter o controle do estoque. Dicas para melhorar a eficiência do inventário incluem:

  • Descarte o estoque antigo e lento.
  • Revise as políticas de compra para minimizar gastos excessivos em estoque.
  • Anote o excesso de estoque.
  • Rastreie itens de estoque de alto custo usando o software de rastreamento.

 

Compartilhar:

Campinas, BR
14:03 - 25/06/ 2022
27°C
céu limpo

Tempo, 28 Janeiro
Tempo em Sumaré

+27

Máx.: +27° Mín.: +18°

Humidade: 66%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Americana

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 64%

Vento: SSE - 17 KPH

Tempo em Hortolândia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Paulínia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 66%

Vento: SSE - 16 KPH

Tempo em Valinhos

+26

Máx.: +26° Mín.: +19°

Humidade: 72%

Vento: SE - 16 KPH

Tempo em Vinhedo

+25

Máx.: +25° Mín.: +19°

Humidade: 74%

Vento: SSE - 15 KPH

Tempo em Indaiatuba

+26

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 69%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Monte Mor

+27

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Capivari

+27

Máx.: +27° Mín.: +20°

Humidade: 68%

Vento: SSE - 20 KPH

Tempo em Ribeirão Preto

+29

Máx.: +25° Mín.: +20°

Humidade: 54%

Vento: WNW - 11 KPH

Publicidade

Artigos por Data

junho 2022
STQQSSD
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Adicionados Recentemente

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES