Dê aos seus clientes histórias brilhantes

Dê aos seus clientes histórias brilhantes

Lembra quando você era criança e seus pais lhe ensinaram o certo do errado por meio de uma história? Histórias como essa transmitem significado e ensinam uma lição para aqueles a quem são contadas.

Ao longo das gerações, o storytelling tem sido utilizado como veículo de divulgação de informações. Se é uma história com significado rico, pode ser recontada por séculos.

O poder de contar histórias faz sentido. De acordo com a pesquisa da Universidade de Stanford, quando as estatísticas são compartilhadas sozinhas, elas têm uma taxa de retenção de 5% a 10%, mas quando combinadas com anedotas (ou histórias), a taxa de retenção aumenta para 65% a 70%.

Enriqueça sua ação contando histórias

Mas os donos de pequenas empresas contam suas histórias no conteúdo que criam? Muitas vezes não. É irônico que exatamente o que permite aos proprietários de pequenas empresas contar histórias esteja impedindo a maioria de fazê-lo. Culpa da mídia digital.

Você tem acesso a uma grande variedade de ferramentas para compartilhar informações. Blogs, ebooks, webinars, podcasts ou vídeos e isso é extremamente positivo, mas também está aberto à saturação em massa.

A barreira à entrada nos negócios é incrivelmente baixa nos dias de hoje. Qualquer pessoa com uma conta de mídia social pode pontificar sobre o sucesso de seus negócios e bombardeá-lo com conteúdo crasso direcionado ao ego que só os beneficia. Infelizmente, esse ruído branco está afogando o valor que você pode adicionar.

Esses “empreendedores” são rápidos em postar selfies na frente de carros caros (alugados) com citações motivacionais incentivando você a sair do “nove às cinco” e viver uma vida de sonho como eles.

Você não chegou onde está nos negócios sendo enganado por essa falsa economia e nem seus clientes ideais. Eles querem que seu conteúdo seja envolvente e ofereça uma solução para o problema deles – você pode fazer isso compartilhando uma história, mas não entregue egoisticamente.

A melhor história pode ser, exatamente, a sua

Para evitar a criação de conteúdo direcionado ao ego, você precisa realmente entender seu cliente ideal e com o que ele deseja se envolver para transformá-lo de um público em um seguidor, em um cliente fiel.

É importante ter uma estratégia de conteúdo em vigor, mas as dicas a seguir são o início de um processo de conteúdo que garantirá que você evite conteúdo do tipo “olhe para mim”.

SEO é um grande componente disso. Se você entender o que seu mercado está procurando, poderá criar conteúdo em torno do que eles precisam. Indo além disso, porém, está a capacidade de criar histórias a partir das palavras-chave/temas pesquisados ​​- caso contrário, você está apenas enviando conteúdo e todos os outros também.

Compile uma lista de seus clientes em cuja opinião você confia e faça uma pesquisa (use um programa online) para obter a opinião deles sobre os temas e tópicos nos quais você deve focar o conteúdo. Confie em mim, eles vão te dar ideias que você nunca pensou.

Você terá muito com o que pode trabalhar. Este será o início de um catálogo de histórias que você pode continuar a construir e usar em todo o seu conteúdo. Também aliviará a pressão de tentar constantemente identificar tópicos para usar em seu conteúdo.

Na verdade, você pode até incluir clientes em seu conteúdo se eles contarem uma história. Isso irá removê-lo ainda mais da criação de conteúdo voltado para o ego, porque outros o estão apresentando para você. Se bem criado, também se tornará um testemunho gigante para você.

Blogs, e-books, webinars, podcasts e vídeos são ótimos geradores de leads, mas somente se você fizer isso para o benefício de seus clientes ideais. Lembre-se, você não agrega valor dizendo a todos que você é incrível.

 

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