Escolhendo imagens ideais para usar nas Redes Sociais

Escolhendo imagens ideais para usar nas Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais são essenciais para quem está iniciando um novo negócio e quer se diferenciar dos concorrentes e mostrar seus valores. E para poder se destacar, na maioria dos casos, um texto engenhoso costuma não ser suficiente. E você sabe disso … Nesse sentido, as imagens são essenciais para fazer suas mensagens baterem e darem vida às suas redes sociais. Na verdade, e isso já é pura estatística, 80% dos profissionais de marketing afirmam usar conteúdo visual em seus canais sociais profissionais. Estudos mostram que os tweets com imagens recebem 150% mais retuítes do que aqueles com apenas texto.

Até o momento tudo parece claro, mas quando as marcas querem usar imagens em suas redes sociais, algumas dúvidas ou até mesmo um mar de perguntas podem surgir. Essa imagem para um artigo do seu site também pode ser publicada nas redes sociais? Os créditos do fotógrafo têm que aparecer cada vez que a imagem for publicada? Seus direitos de uso permitem que você publique no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn sem mencionar a fonte da imagem?

Conheça sua plataforma

A primeira coisa a saber é que cada plataforma de mídia social tem seus próprios termos e condições. O Pinterest, por exemplo, exige que o usuário seja o único responsável por tudo o que publica. A empresa possui uma equipe que monitora e responde às reclamações de direitos autorais e, com base nisso, removerá quaisquer imagens que não tenham os direitos de publicação. O Instagram também exige que os usuários sejam os únicos responsáveis ​​pelas imagens carregadas; o que significa que cada usuário (incluindo uma marca) deve garantir que os direitos de uso sejam cumpridos ou creditar adequadamente o criador original da imagem. Esta rede incentiva seus usuários a se perguntarem o seguinte:

  • “Eu criei todo o conteúdo sozinho?”
  • “Tenho permissão para usar todo o conteúdo incluído na minha postagem?”
  • “O uso do conteúdo corresponde a uma exceção em relação à violação de direitos autorais?”
  • “O conteúdo é protegido por direitos autorais?”

Lembre-se de que só porque você pode clicar em uma imagem e salvá-la em uma pasta em seu computador, isso não significa que você tem permissão para usar o conteúdo – fazer isso pode expô-lo a uma ação de violação de direitos autorais . Então, se você quiser usar imagens de outros fotógrafos em suas redes sociais, pense em adquirir uma licença para isso de uma agência de fotografia. Depois de selecionar uma imagem, consulte as letras pequenas e certifique-se de que inclui os direitos de uso para redes sociais e meio digital e, se necessário, o direito de uso para campanhas comerciais ou promocionais.

Não tome memes como uma piada

O conteúdo evoluiu junto com as próprias redes sociais. Esses canais deram um toque especial ao conteúdo visual por meio de animação ou manipulação, ou o que é o mesmo com GIFs e memes. Importante: todos os dias milhões de GIFs são publicados no Tumblr. Mas eles são legais? Embora as pessoas tenham mais liberdade quando se trata de postar GIFs ou memes, tanto os indivíduos quanto as marcas estão sujeitos às diretrizes de órgãos de controle. Essas diretrizes estipulam que o endosso , patrocínio ou postagem paga deve ser claramente reconhecido (daí a inclusão de “#ad” ou “anúncio” em um número crescente de postagens). Portanto, se você deseja usar uma foto de banco de imagens em uma campanha comercial ou de endosso, é importante certificar-se de que as imagens sejam licenciadas para uso comercial.

Quando uma marca publica um GIF ou meme (ou mesmo retuíta um de um usuário), esse ato pode ser implicitamente considerado uma ação publicitária (embora realmente não seja) se, por exemplo, uma pessoa famosa ou estrela de celebridade aparecer em esse conteúdo. esporte. Os GIFs e memes, embora tenham trabalho criativo de terceiros e adicionem um toque de humor, ainda estão sujeitos às leis de direitos autorais com relação ao criador original que, na maioria dos casos, deve aparecer nos créditos. As marcas devem ter um cuidado especial ao retuitar ou viralizar uma postagem de terceiros e, é claro, ao criar GIFs e memes, uma vez que a publicação de um conteúdo pode ser considerada como um endosso a uma ideia com a qual o criador do conteúdo original pode não concordo. As marcas devem respeitar o direito à confidencialidade e publicidade e não usar a caricatura ou imagem de uma pessoa para fins comerciais sem o devido consentimento, e isso se aplica a GIFs ou memes que podem ser retuitados ou compartilhados.

Escolha um acordo que se adapte a você

Na hora de adquirir seu conteúdo, é importante ter tudo amarrado, desde a cobertura que ele oferece para as plataformas de mídia social até a indenização em caso de sinistro. Portanto, garantir os direitos de uso corretos é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes de qualquer contrato de licença de imagem. Sua licença especificará o tipo de mídia, território, duração e usos – editorial ou comercial – permitidos para arquivos visuais.

Um dica de uso de imagens com direito de uso “flexíveis” é o Pixabay, vale a pena conferir.

 

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