Como abrir uma empresa de eletricidade automotiva? Quais são os passos e passos para se tornar um eletricista de veículos? Como anunciar corretamente uma auto elétrica?
Criar uma empresa elétrica automotiva pode ser muito lucrativo. Cada vez mais, os carros saem de fábrica com especificações próprias de suas marcas e modelos, por isso, é preciso confiar apenas em especialistas – para não comprometer toda a parte elétrica do seu veículo.
O eletricista é o responsável pela passagem de cabos, fios, painéis elétricos, troca de luzes e todo sistema que envolve a bateria. O eletricista também pode instalar equipamentos acessórios e fazer mudanças na configuração do carro.
Se você deseja abrir um negócio de auto elétrica, ou deseja saber mais como gerenciar sua oficina especializada em elétrica automotiva, não deixe de conferir até o final esse artigo. Nós do Portal Tá Contratado vamos te ajudar a saber mais sobre essa atividade que sempre foi o sonho de muitos apaixonados por carros.
Aqui está o que você precisa saber para se estabelecer como eletricista automotivo, e conseguir cada vez mais clientes
Eletricista automotivo: o mercado.
O mercado de eletricidade automotivo é dominado por pequenas e muito pequenas empresas, que representam quase 70% dos participantes do mercado. Ao contrário do que se pensa, a maioria dos carros que precisam desse tipo de manutenção acabam indo parar em oficinas próprias, e não em concessionárias autorizadas.
Qual segmento de mercado você deseja responder? Sem dúvida, será difícil atender a todos os tipos de públicos.
Por exemplo, quem procura uma oficina elétrica para seu carro mais antigo, pode não ficar contente com os valores cobrados por uma oficina voltada a carros mais modernos, onde o custo de investimento foi maior, e consequentemente, o preço cobrado.
Se o público-alvo for pessoas físicas com carros mais antigos ou empresas muito pequenas, pode ser uma boa ideia oferecer um serviço mais simples, porém rápido e cobrando um valor menor.
Para clientes com carros mais modernos, uma gama de serviços mais ampla pode fazer o ticket ficar maior: instalação de alarmes, colocação de faróis de neblina, troca de lâmpadas por modelos mais modernos, etc.
(h2) Qualidades e fatores-chave de sucesso para se tornar um eletricista automotivo
A abertura de uma empresa de reparo automotivo elétrico não pode ser feita do dia para a noite. O novo responsável pela oficina de reparos elétricos automotivos deve ser:
- Um bom técnico, lógico e rigoroso;
- Um bom gestor se a empresa tiver funcionários: o controle de pessoal e procedimentos de segurança é de fato essencial neste tipo de atividade;
- Um bom vendedor, agradável e atento às necessidades de seus clientes;
- Um bom gestor, pois os serviços de energia elétrica exigem excelente organização para serem rentáveis. O gestor de negócios terá que fazer cotações adaptadas à sua carga de trabalho, relançar pagamentos, gerenciar sua organização, seu lucro e antecipar riscos.
O empresário terá de zelar pela qualidade dos seus serviços para poder desencadear o boca a boca e assim desenvolver a sua clientela, num contexto muito competitivo. Quem procurar um bom eletricista automotivo e tiver ouvido falar de sua oficina, certamente irá te procurar.
Faça um plano de negócios ou “plano financeiro” para a criação de uma empresa de eletricidade automotiva. Mesmo conhecendo o negócio a fundo, administrar uma empresa de reparo automotivo pode ser ainda mais desafiador do que a execução dos serviços envolvidos.
Não hesite em procurar um especialista contábil para ajudar na administração dos pedidos de compra e na organização dos sistemas de cobrança.
Antes de abrir sua empresa de reparo elétrico automotivo, é preciso conhecer alguns pontos
As etapas da criação de uma empresa geral de eletricidade.
Aqui estão os principais passos para se tornar um eletricista automotivo:
- Valide seu projeto por um estudo de mercado – quantos carros há em sua região de atendimento? Há uma oficina por perto que não ofereça esse serviço?
- Faça um estudo econômico: construa um plano de negócios e um plano financeiro, liste suas necessidades, incluindo estoque de peças;
- Escolha e alugue um salão comercial, que não comprometa boa parte do seu faturamento mensal;
- Escolha seu status legal e formalize seu negócio;
- Adquira o equipamento necessário para a sua atividade (elevador, alicates);
Como fazer uma elétrica automotiva ter sucesso a longo prazo?
Administrar corretamente uma auto elétrica com certeza demanda mais tempo do que algumas pessoas pensam. Ao contrário do se imaginam, a execução e reparos corretos que acontecem na oficina é apenas uma das coisas que fazem com que uma oficina elétrica tenha sucesso.
A administração é importante, mas deve sempre fazer com que as atividades do eletricista sejam cada vez mais eficientes, e rentáveis.
O eletricista automotivo é um profissional que projeta, instala, gerencia e repara todas as instalações elétricas dos veículos. Seus serviços podem ser variados:
- Determinação da localização de futuros equipamentos elétricos acessórios;
- Reparo de painéis e itens elétricos;
- Instalação de equipamentos: aquecimento, iluminação, ar condicionado, alarme, etc.;
- Controle da distribuição correta de eletricidade e cumprimento das normas de segurança;
O eletricista automotivo geralmente trabalha em conexões de muito baixa tensão, mas também pode trabalhar em redes de alta tensão em veículos maiores.
Bom saber – O eletricista automotivo também tem um papel consultivo, principalmente em problemas que envolvem a parte mecânica junto a parte elétrica.
A menos que seja especializado, o eletricista automotivo deve, portanto, ser capaz de se adaptar a qualquer tipo de carro – dos modelos mais antigos aos mais recentes.
Quais qualificações você precisa para se tornar um eletricista automotivo?
Para além de possuir conhecimentos técnicos em eletricidade automotiva, o eletricista de carros, deve possuir algumas outras qualidades essenciais:
- Ter um senso de análise: A eletricidade requer conhecimento especializado e um bom senso de observação. Você precisará ser capaz de pensar rapidamente e demonstrar lógica para fornecer uma solução rápida e eficaz ao seu cliente.
- Ser hábil e metódico: Para garantir a sua segurança e a do seu cliente, deve respeitar escrupulosamente cada passo, demonstrando destreza e rigor em todos os momentos, quando realizar a manutenção no sistema elétrico do veículo.
Atenção: O manuseio de eletricidade envolve riscos e pode causar danos materiais muito graves (superaquecimento, incêndio) e lesões corporais (eletrocussão). Para evitar esses possíveis desastres, este trabalho exigirá, portanto, maior vigilância e respeito incondicional às regras de segurança.
Mesmo considerando a rede elétrica de um automóvel, que é muito mais fraca em comparação com uma rede residencial, todo cuidado é pouco.
Mas depois de como aprender a montar uma auto elétrica, vem o segundo desafio – Tornar sua oficina especializada em reparos elétricos mais conhecida.
Como divulgar corretamente sua auto elétrica?
1 – Faça um estudo de mercado do seu público
Embora a pesquisa de mercado não seja essencial para definir o público algo do seu negócio reparo automotivo elétrico, ela continua sendo a melhor maneira de entender bem seus futuros clientes
De fato, mesmo que você tenha a impressão de dominar seu ambiente, a pesquisa de mercado permitirá que você analise realmente como seus concorrentes agem e quais são as reais necessidades de seus clientes em potencial.
No final, isso permitirá que você estabeleça uma estratégia clara e, acima de tudo, limite surpresas desagradáveis! Para começar com tranquilidade, é igualmente importante elaborar um plano de negócios que lhe permita estruturar o seu projeto. Juntar todas as suas ideias fará com que você aja com mais eficiência e tranquilize seus potenciais investidores.
2 – Opte pela comunicação local
Se você trabalha com o conserto e manutenção de carros comuns, certamente atenderá preferencialmente as pessoas que moram na sua região. Para promover efetivamente a sua atividade de eletricista automotivo, é aconselhável optar por ferramentas de comunicação clássicas e de baixo orçamento:
- Distribuir panfletos e/ou cartões de visita nas caixas de correio e nas lojas;
- Entrar em contato com a imprensa local para uma reportagem;
- Adesivar seu veículo;
- Exibir uma publicidade no Ponto de Venda, ou seja, em frente à sua oficina de reparos elétricos automotivos;
- Confiar no boca a boca , fidelizando os clientes e oferecendo-lhes um serviço sempre de muita qualidade.
Finalmente, uma presença na internet é uma vantagem real! Existem muitas ferramentas à sua disposição: site, redes sociais, plataformas para conectar profissionais e indivíduos, sites de página amarelas online, sites de classificados, etc.
E claro, um portal regional, como o Tá Contratado. Com ele, sua oficina de reparo automotivo elétrico irá aparecer para todos da sua região, que precisam do seu serviço urgentemente.
Para ajudá-lo a encontrar novos clientes, o portal Tá Contratado pode fazer referência aos seus serviços em sua plataforma. Poderá rapidamente mostrar a sua oficina elétrica automotiva justamente quando os clientes mais precisam.
Eles ligam para você de graça para perguntar!
3 – Crie uma boa fama local
Tal como acontece com todas as empresas locais, o boca a boca é excelente para desenvolver rapidamente o seu negócio. Para se beneficiar disso, você terá que fornecer um trabalho de qualidade, ser agradável e comercial, por exemplo, realizando pequenos reparos sem cobrar mão de obra, por exemplo.
Saiba que as recomendações de clientes satisfeitos são uma verdadeira garantia de qualidade, especialmente para os donos de veículos, ansiosos por encontrar um mecânico ou eletricista de confiança.
Agora você está pronto para iniciar sua nova atividade de eletricista de automóveis!
Lembre-se que nesse negócio, um sorriso no rosto e uma dedicação genuína são as melhores formas de sempre ser chamado pelos clientes. Nós do Portal Tá Contratado podemos indicar os seus serviços de reparos elétricos automotivos rapidamente.
Entre em contato conosco agora para saber mais.