Os dados são tudo. É o que você usa para garantir que está no caminho certo para atingir seus objetivos. É o que você estuda para comparar o que funciona e o que não funciona. É o que você analisa ao decidir o que fazer a seguir. Isso não é novidade.

No entanto, todos os dias, diferentes produtos de software aparecem, prometendo tornar sua vida no trabalho muito mais tranquila. Alguns fazem. Outros são tão confusos que é mais fácil seguir em frente sem eles.

Mas algo em que você deve prestar atenção são os painéis de dados. Essas ferramentas bacanas podem aumentar significativamente a eficiência do seu negócio – sem exigir que você se torne um especialista em tecnologia para entendê-las. Mas o que exatamente eles são? Quais são seus benefícios? E como eles podem tornar seus fluxos de trabalho mais eficazes?

O que são painéis de dados?

Os painéis de dados são instantâneos que exibem os principais indicadores de desempenho (KPIs). Seus KPIs sendo coletados dependem de seus objetivos específicos. Por exemplo, se você deseja aumentar o número de visitantes do site, pode rastrear não apenas o tráfego do seu site, mas quanto tempo eles passam em cada página, o quanto eles rolam para baixo e se uma determinada página tem uma rejeição maior do que o normal avaliar. Da mesma forma, se você está procurando melhorar seu departamento de suporte ao cliente , deve rastrear o número de problemas registrados por dia, o tempo médio de espera e as taxas de resolução.

Painéis especializados podem ser personalizados de acordo com as necessidades da empresa. Painéis de controle de departamentos individuais, como operações de serviço, vendas, segurança, desempenho de rede e finanças, são uma maneira pela qual uma empresa pode rastrear suas funções corporativas.

Por que usar painéis de dados?

O uso de painéis de dados garante que você veja todos os dados relevantes de que precisa, em um local centralizado – em tempo real . Você vai querer usar painéis que podem ser personalizados para exibir dados de uma maneira que faça sentido para você. Gráficos de pizza, gráficos de linha , medidores, gráficos de barras, etc. A chave está em ser capaz de acessar as informações rapidamente e compreender totalmente o que está acontecendo em um piscar de olhos.

Assim que tiver essas informações à sua frente, você poderá tomar decisões baseadas em dados para melhorar os processos e o desempenho de sua empresa. 

Os proprietários de pequenas e médias empresas sabem a grande diferença que a menor decisão pode fazer. Quanto mais conhecimento você tem, mais apto você está para fazer o caminho certo. Quanto mais decisões certas você tomar para sua empresa, maior será sua produtividade.

10 maneiras de os painéis de dados melhorarem a eficiência

Certo. Portanto, os painéis de dados são essenciais para melhorar a eficiência dos negócios. No entanto, é bom estar ciente das muitas maneiras pelas quais isso acontece:

1. Crie uma apresentação visual

 

Usando recursos visuais, como gráficos e tabelas, você pode ver todos os dados de desempenho coletados em quantidades mensuráveis.

2. Centralize seus dados

 

Você não terá mais que classificar as informações de arquivos separados ou solicitar funcionários de departamentos diferentes para ajudá-lo a preparar gráficos de fontes múltiplas.

3. Obtenha transparência

 

Quando os dados estão bem na sua frente, é mais fácil comunicar (e mostrar!) Para todos os envolvidos o que está acontecendo em um departamento. Sem suposições ou eufemismos. Você não pode se esconder dos números .

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4. Automatizar relatórios

 

Você pode economizar horas do seu dia de trabalho usando um software que gera relatórios automatizados , em vez de ter que criar um manualmente.

5. Rastreie os dados em tempo real

 

Vincular painéis às suas fontes de dados permite uma revisão de dados atualizada . Isso pode ser crucial em certos setores, como saúde e finanças .

6. Identificar insights

 

Você não pode melhorar o que você não pode medir. Se o que você está rastreando parece estar indo bem, continue com os processos atuais. Mas se houver um declínio (na produtividade, qualidade, serviço), você será capaz de ver de onde vêm os problemas e tomar decisões informadas sobre o que fazer a seguir.

7. Melhorar o foco

 

Como você pode definir o que deseja medir, não será distraído por dados irrelevantes; nem você perderá tempo tentando teorizar o que está causando obstáculos em seus processos.

8. Impulsione a produtividade

 

Sua equipe estará mais capacitada para desempenhar suas funções de trabalho quando souber exatamente o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Os painéis também podem ajudá-lo a avaliar a capacidade, para que você possa determinar se há necessidade de treinamento adicional ou novas contratações.

9. Melhorar a gestão do tempo

 

É mais rápido e eficiente executar um relatório em vez de vários relatórios. As informações nos painéis são organizadas para uma visão geral ideal.

10. Crie uma cultura baseada em dados

 

Quando você tem dados claros, pode tomar decisões mais rápidas. E como são baseados em informações precisas, você eliminará os casos de tentativa e erro. Isso permitirá que você melhore significativamente o trabalho de sua equipe e as experiências de seus clientes .

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Práticas recomendadas para painéis de dados

Agora que você está ciente de todos os benefícios da implementação do uso de painéis de dados em suas práticas de negócios, é hora de examinar práticas recomendadas .

Selecione KPIs relevantes

Os KPIs tradicionais incluem fatores como custos de aquisição de clientes, receita por cliente, valor de vida útil do cliente (CLV) e retenção de clientes, para citar alguns. Em seguida, você obtém esses dados para tomar decisões informadas sobre todas as suas estratégias de negócios.

No entanto, limite os KPIs para escolher exclusivamente aqueles que o ajudarão a mover o ponteiro para a frente em uma tarefa específica. Se você deseja analisar a retenção de clientes, pode incluir o crescimento da receita do cliente existente, compra repetida e taxas de rotatividade .

Seja consistente com a rotulagem

Mantenha a linguagem consistente em todas as suas ferramentas de negócios – software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, arquivos e métricas. Isso ajudará a evitar confusão e reduzir a probabilidade de mal-entendidos ou erros.

Escolha um layout que faça sentido para o leitor

Lembra como mencionamos acima que você pode criar o layout de um painel? Fabuloso. Agora, lembre-se que, para serem benéficos, devem ser exibidos na preferência do leitor. Não necessariamente você como CEO (a menos que estejam sendo preparados para você), mas para o membro da equipe que usará os dados para informar suas decisões.

Ninguém tem tempo para relatórios enfadonhos ou confusos. O leitor deve ser capaz de entender o que está vendo e o que tudo significa com uma simples explicação ou revisão da legenda do painel.

Use painéis responsivos

Os painéis de dados não foram feitos apenas para parecer bonitos. Elementos interativos (como a capacidade de filtrar, comparar e vincular dados) os tornam muito mais úteis. Eles também ajudam a analisar dados dentro do contexto e ver atualizações em tempo real.

Precisa-de-servicos

Comunique-se regularmente

A cada poucos meses, reavalie se seus KPIs e layouts atuais estão alinhados com suas prioridades. Se houver alguma mudança nas circunstâncias, comunique-se com sua equipe sobre isso e determine se é hora de atualizar seus painéis de acordo. 

Sempre que puder, revise suas informações e painéis mantendo-os brilhantes para o seu tipo de negócio.

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