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Usando uma boa estratégia de marketing

Usando uma boa estratégia de marketing

Como evitar as armadilhas comuns no planejamento estratégico

A maioria dos empresários perguntam: “O que você acha que devemos fazer?” ou “Qual você acha que é a melhor plataforma para usar?” Esta é realmente a última coisa em que as empresas devem se concentrar, mas sempre parece ser a primeira.

 

A estratégia de marketing de solução rápida não é a solução

Os proprietários de empresas hoje procuram respostas rápidas sobre como devem se promover na plataforma mais recente. Para o profissional de marketing que ainda não conhece os meandros do negócio, é quase como usar uma venda nos olhos e ser solicitado a descrever o que está vendo!

Alguns empresários dizem: “Já gastei dinheiro em novos sites e nisso e naquilo, mas não funciona, o que estamos fazendo de errado? O que você acha que devemos fazer diferente?” No entanto, não é surpreendente, pois, infelizmente, muitas empresas venderam a ideia de que precisam gastar dinheiro no Google Ads e nas mídias sociais. Acham que a maneira de expandir seus negócios é promovê-los em uma nova plataforma digital mágica que renderá mais clientes gastando apenas alguns reais. Por outro lado, no entanto, os empresários podem acabar gastando muito dinheiro com resultados muito limitados e podem, de fato, obter os leads errados e não conseguir clientes ou melhorar as vendas da empresa.

Muitas empresas estão vendendo estratégias digitais de solução rápida que são muito superficiais e se concentram apenas nos elementos da campanha ou táticas e plataformas. Esta não é uma estratégia de marketing real – na melhor das hipóteses, é apenas uma campanha promocional e uma estratégia de mensagens. É como o velho teste do espaguete na parede – jogue-o e espere que algo grude.

Qualquer profissional de marketing que se preze nunca deve se sentir pressionado a dar uma resposta ou opinião rápida de 10 minutos sobre qual plataforma ou mensagem usar.

É preciso haver uma mudança no pensamento e na abordagem, tanto dos empresários quanto do pessoal do “marketing”, para dar mais respeito ao ofício do planejamento e ao tempo necessário para entender todas as facetas de um negócio que ajudarão a criar uma visão clara. estratégia.

Abordagem para uma estratégia de marketing real

Estratégia tornou-se um termo muito usado, mas seu poder certamente não deve ser subestimado. As marcas e empresas de maior sucesso, pequenas e grandes, têm um plano sólido. E como qualquer outro plano robusto, uma estratégia de marketing leva tempo para ser bem elaborada, de modo a ser eficaz. Pare antes de pensar “Seria bom ter uma estratégia de marketing, mas preciso de vendas agora” ou “Podemos chegar às estratégias mais tarde; agora vamos nos concentrar em uma solução rápida para impulsionar o negócio”. Mas você não liga para o seu mecânico e pede que eles lhe digam o que há de errado com o seu carro antes que alguém tenha olhado sob o capô, não é?

Ao criar uma estratégia de marketing é a mesma coisa: começamos entendendo os problemas e pensando em como você pode resolver os problemas do cliente e depois trabalhamos com os líderes para traduzir isso em um plano de marketing. Uma estratégia de marketing é elaborada por meio de uma sólida compreensão do negócio, de seus clientes e das oportunidades e desafios do mercado.

Como qualquer outro plano robusto, uma estratégia de marketing leva tempo para ser bem elaborada, de modo a ser eficaz.

A estratégia é então traduzida em um plano de comunicação completo com diferentes ferramentas, plataformas e atividades digitais e não digitais para apoiar a estratégia. O marketing é abrangente – trabalha em conjunto com várias outras áreas do negócio: vendas/desenvolvimento de negócios, finanças e operações. Para as vendas, o marketing fornece a cobertura aérea, enquanto as vendas entregam a greve.

Para finanças, o marketing precisa entender as margens e desenvolver preços de acordo. Para as operações, o marketing precisa entender o mercado e garantir que eles estejam focados no que fazem bem e encontrem outras oportunidades de mercado.

Medindo o plano

Planejamento e medição não funcionam um sem o outro. Um dos elementos-chave dentro de um plano de marketing é a medição. E como diz o velho ditado, o que você não planeja não pode medir!

Às vezes, as medidas podem ser óbvias, como o número de novos pedidos de clientes. Outras vezes, eles podem ser difíceis de estabelecer. Se você está perplexo, faça a si mesmo algumas das seguintes perguntas:

  • O que faz com que um determinado objetivo seja alcançado?
  • O que causa o aumento das vendas?
  • O que faz com que as operações melhorem?
  • O que causa um aumento na participação de mercado?
  • O que causa a satisfação do cliente?
  • O que causa a satisfação dos funcionários?

Para certas empresas, também pode valer a pena dividir as medidas em categorias mais significativas:

  • Medidas de eficiência: essas medidas são a produtividade e a relação custo-benefício medidas como a proporção de produtos por insumos.
  • Medidas de resultados: essas medidas são o resultado final de os serviços atenderem às metas ou padrões propostos e demonstrarem o impacto e o benefício das atividades.
  • Medidas de qualidade: essas medidas medem a eficácia das expectativas e geralmente mostram melhorias na precisão, confiabilidade, cortesia, competência, capacidade de resposta e conformidade.

Uma vez que sua estratégia geral de marketing esteja em vigor, ela delineará os objetivos de longo e curto prazo do negócio e fornecerá uma compreensão clara do que precisa ser feito e quando. Agora, ao realmente implementar a estratégia, como um negócio, você precisa garantir que sua mensagem seja consistente e que sua marca seja gerenciada de forma eficaz.

É aqui que a estratégia de marketing digital entra em ação – é o modelo para toda a sua atividade e direção de comunicação. Ele fornece o roteiro para ajudar nas comunicações consistentes.

Um plano escrito sob medida, específico para suas necessidades de negócios, importante ter um esboço de metas e medidas para garantir que haja um retorno de marketing sobre o investimento.

Então pare de procurar soluções rápidas e invista seus recursos em um plano estratégico sob medida!

MARKETING, ESTRATÉGIA DE MARKETING,
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