Tenha sucesso usando as redes sociais

Tenha sucesso usando as redes sociais

10 principais dicas de mídia social para pequenas empresas.

Quer sua empresa esteja apenas começando ou esteja ativa nas mídias sociais há anos, sempre há espaço para melhorias. E enquanto as mudanças de algoritmo vêm e vão, existem fundamentos que você pode aplicar para garantir o sucesso.

Aqui estão as principais dicas para fazer suas redes sociais funcionarem!

1. Não confie nas mídias sociais

Sabemos que esse conselho pode parecer contra-intuitivo, mas a mídia social é apenas um canal de marketing, não uma estratégia e funciona melhor quando faz parte de sua estratégia geral de marketing.

Quando você envolve pessoas nas mídias sociais, isso não garante uma conversão. Mas quando faz parte de sua estratégia geral de marketing e é combinado de forma eficaz com outros canais de marketing, torna-se um elemento-chave para o sucesso.

Isso ajuda a ganhar reconhecimento e interesse em sua marca e no que você oferece.

2. Escolha as plataformas de mídia social certas

Você é um novo negócio e a primeira coisa que você faz é criar um perfil em todas as plataformas de mídia social que você possa imaginar. Você precisa sair por aí, certo? Errado, meu amigo.

Nem todas as plataformas se adequam ao seu negócio. Escolha aqueles em que seu público-alvo passa a maior parte do tempo e acerte em cheio! Essa é a plataforma de mídia social na qual você deve se concentrar a maior parte do tempo.

Não force estar em uma plataforma de mídia social só porque todo mundo está e você acha que precisa estar nela. Se o que sua postagem não está obtendo engajamento, é inútil. Coloque seus esforços em outro lugar.

3. Defina metas

Pense no principal motivo pelo qual sua empresa usará as mídias sociais. É para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego para o seu site, aumentar o envolvimento da marca, para distribuição de conteúdo, geração de leads ou suporte ao cliente?

Sem uma meta, você não tem ideia se a mídia social está funcionando para você ou não. Aqui estão alguns objetivos para pensar:

  • aumentar o reconhecimento da marca (contagem de seguidores, alcance, menções e compartilhamentos)
  • aumentar o engajamento da marca (curtidas, compartilhamentos, comentários por postagens, menções e respostas)
  • direcionar o tráfego para o seu site (tráfego das mídias sociais, compartilhamento do tráfego geral, taxa de rejeição, cliques nas postagens)
  • aumentar as vendas (inscrições, receita e receita direta de anúncios)
  • construir uma comunidade (grupos do Facebook – número de postagens, curtidas e comentários)
  • geração de leads (aumentando sua lista de discussão).

4. Não anuncie para um público frio

A publicidade em mídia social pode fazer coisas incríveis para os negócios, mas você deseja anunciar para um público caloroso e engajado para aumentar as conversões. Um público frio é alguém que não conhece o seu negócio e nunca se envolveu com você… é difícil vender para alguém que não tem conhecimento do seu negócio e do que você faz.

“Escolha as plataformas onde seu público-alvo passa a maior parte do tempo e acerte em cheio!”

Públicos frios são ótimos para o reconhecimento da marca e oferecem valor por meio de iscas digitais. Em seguida, trabalhe para aquecê-los com valor agregado e movê-los pelo processo de compra. Eles são então perfeitos para vender seu produto ou serviço.

5. Lembre-se da arte da conversação

A mídia social é um meio de transmissão e conversação. Isso significa que você precisa se envolver com seus seguidores, responder a comentários e participar de conversas.

Os usuários de mídia social desejam interações autênticas com as empresas que seguem. Não basta postar e esquecer.

6. Foco no marketing de conteúdo

Sem conteúdo você não tem nada para compartilhar em sites de mídia social. Concentre-se no conteúdo que envolve seu público-alvo e pergunte a si mesmo:

  • Qual é o objetivo do seu conteúdo?
  • Acrescenta valor?
  • Está apoiando meus objetivos?
  • Como posso reaproveitá-lo?

Diferentes tipos de conteúdo atendem apenas a determinadas plataformas de mídia social. O Facebook, por exemplo, prioriza vídeos ao vivo e no Instagram as citações funcionam bem, mas não tanto no Facebook. Você precisa estar ciente de qual conteúdo funciona em qual plataforma. Os três principais tipos de conteúdo que funcionam em todas as plataformas:

  • vídeos
  • Por trás das cenas
  • dicas/conselhos.

7. Planeje seu conteúdo/crie um calendário

Ao planejar seu conteúdo de mídia social, você mantém um cronograma de postagem consistente, pode agendar postagens no melhor momento para sua empresa atingir um público máximo, garantir que seu conteúdo seja relevante para o que você tem naquele mês – e, sem falar no planejamento à frente poupa-lhe tempo.

A pior coisa que você pode fazer é chegar às 21h e pensar “Ah, não, ainda não postei nada” e depois postar algum conteúdo aleatório só por postar.

8. Expanda seu público

Invista em publicidade nas redes sociais. Não pense nisso como pay-to-play, mas mais como uma maneira de ampliar seu conteúdo e alcançar um público mais amplo.

Nem toda publicidade está saturada. O Instagram Stories é definitivamente um canal subutilizado.

9. Acompanhe e refine/relate seu desempenho

Não adianta gastar tempo nas mídias sociais para o seu negócio se você não souber como ele está se saindo para você. Você precisa medir e analisar seus resultados pelo menos mensalmente e eles precisam se vincular diretamente às metas que você definiu. Algumas das métricas que você deseja procurar incluem:

  • alcance e engajamento para o Facebook
  • impressões, retuítes e menções no Twitter
  • cliques, impressões e interações no LinkedIn
  • engajamento e impressões no Pinterest
  • curtidas, comentários e menções no Instagram
  • visualizações e engajamentos no Instagram Stories
  • tráfego sendo direcionado para o seu site a partir das mídias sociais
  • leads/conversões das mídias sociais.
  • impressões, retuítes e menções no Twitter
  • cliques, impressões e interações no LinkedIn
  • engajamento e impressões no Pinterest
  • curtidas, comentários e menções no Instagram
  • visualizações e engajamentos no Instagram Stories
  • tráfego sendo direcionado para o seu site a partir das mídias sociais
  • leads/conversões das mídias sociais.

10. Os vídeos são obrigatórios

Os usuários estão assistindo a mais conteúdo de vídeo do que nunca e, de acordo com as postagens de mídia social da HubSpot com vídeo, têm 48% mais visualizações. E 45% das pessoas assistem mais de uma hora de vídeo por semana no YouTube ou Facebook. É difícil ignorar as estatísticas ao defender a incorporação de conteúdo de vídeo em suas mídias sociais.

Você também não precisa investir muito dinheiro. Vídeo do Facebook Live e Instagram Stories e IGTV funcionam muito bem, assim como os bastidores. Você pode simplesmente gravar no seu iPhone.

O engajamento não é apenas maior no conteúdo de vídeo, mas redes como Facebook e LinkedIn estão dando maior prioridade em seu algoritmo às pessoas que postam conteúdo de vídeo.

Apenas certifique-se de adicionar legendas aos seus vídeos para que, se as pessoas estiverem rolando nas mídias sociais com o som desligado, elas ainda possam assistir ao seu vídeo.

11. Dica bônus … o número de seguidores que você tem é uma métrica de vaidade. Não se compare a outras empresas. Ter 500 seguidores engajados é melhor do que 10.000 seguidores comprados que nunca vão comprar seus produtos ou serviços.

Lembre-se, cada negócio é diferente e seus concorrentes não terão exatamente os mesmos objetivos que você. A mídia social é uma maneira de ajudá-lo a atingir esses objetivos e medir o sucesso com base em sua definição de sucesso.

 

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