Mais do que nunca, as organizações estão olhando para o futuro com uma lente próxima e estratégias afiadas. Esse tipo de pensamento geral é imperativo para o sucesso de qualquer empresa. Faz parte da construção da aptidão mental .
Afinal, nosso mundo está em constante mudança. Com grande parte do futuro desconhecido e incerto, as empresas (e as pessoas) precisam permanecer ágeis e pensar estrategicamente sobre o que está por vir. Na verdade, metade de nós se sente incapaz de planejar o futuro.
Importante estudar como é esse tipo de pensamento no local de trabalho. Ser uma organização voltada para o futuro significa que você é pragmático e otimista. Você olha para frente para encontrar o lado positivo e a possibilidade de oportunidade. Você tem confiança em sua capacidade de agir e influenciar os resultados.
Mas você também abre espaço para ser reativo. Sua organização sabe que o futuro não é imutável. Para olhar para o quadro maior à frente, você sabe que precisa abrir espaço para reflexão caso as coisas não saiam conforme o planejado.
Porque se há algo que aprendemos nos últimos dois anos, as coisas nem sempre saem como planejado. Até os planos mais bem elaborados são interrompidos. Afinal, fatores externos como a pandemia global , um mercado flutuante e agitação política desempenham um papel.
O que é o pensamento geral?
O pensamento geral é um tipo de pensamento que ajuda você a pensar sobre o futuro. É o pensamento estratégico que ajuda você a construir uma visão das oportunidades à frente.
Esses tipos de habilidades de pensamento não são inerentemente naturais para nós. Como qualquer outro tipo de habilidade ou músculo, é preciso prática para começar a pensar com uma visão geral. Vejamos alguns exemplos de pensamento geral – e por que vale a pena investir na construção de uma mentalidade voltada para o futuro em seu local de trabalho.
Um exemplo de pensamento geral
Vamos dar um passo para trás para ver alguns exemplos de pensamento geral no local de trabalho. Você poderia usar este exemplo como uma estratégia de pensamento com os membros de sua equipe.
Carol é diretora de uma empresa de tecnologia. Como líder de RH, Carol tem ampla experiência em gestão de recursos humanos . Sua equipe é responsável por garantir que os funcionários sejam bem atendidos.
Durante a pandemia, Carol e sua equipe enfrentaram alguns desafios para ajudar a garantir que os funcionários sejam uma prioridade. Quando a pandemia ocorreu pela primeira vez, Carol foi desafiada a liderar o fluxo de trabalho do COVID-19 para ajudar a migrar para o trabalho remoto . Ela e sua equipe precisavam formar diretrizes e políticas em torno do COVID-19 .
Ela foi encarregada de analisar os benefícios e recursos dos funcionários para oferecer aos funcionários em resposta à pandemia. Ela também foi convidada a pensar sobre o futuro da estratégia de trabalho e apresentá-la à equipe de liderança sênior.
A estratégia inicial de trabalho futuro de Carol incorporou uma abordagem de retorno ao escritório. A empresa de Carol anteriormente exigia que os funcionários trabalhassem no escritório. Ela sabia que era uma prioridade para a liderança que os funcionários voltassem ao escritório.
Mas Carol manteve-se atualizada sobre as tendências e pesquisas do setor. Ela descobriu que os funcionários preferiam trabalhar em casa . Mas, mais importante, ela aprendeu que os funcionários queriam flexibilidade para tomar decisões sobre como (e onde) eles trabalham. As empresas concordaram, com 83% dos empregadores dizendo que a mudança para o trabalho remoto foi bem-sucedida .
Ela também acompanhava o mercado de trabalho e o clima fora do mundo corporativo. Com os funcionários saindo em massa durante a Grande Demissão , Carol mudou sua estratégia. Ela também percebeu que, embora o mercado de trabalho ainda seja competitivo, a empresa precisaria reter e continuar a desenvolver seus principais talentos. Afinal, a empresa estava apertando seus orçamentos.
Carol permaneceu ágil e adotou as habilidades de uma líder voltada para o futuro. Sua estratégia incluía uma abordagem detalhada e orientada para o funcionário para retornar ao escritório. Em vez de exigir que os funcionários trabalhem no escritório, Carol propôs uma abordagem centrada no funcionário. Deixe os funcionários escolherem como querem trabalhar. Acomode funcionários para ambientes de trabalho híbridos e invista em oportunidades de desenvolvimento profissional .
Carol também propôs iniciativas como atividades de equipe virtual , equipes externas e dias de conexão “no escritório” para ajudar a manter fortes as conexões sociais . A equipe de liderança viu a estratégia de Carol como uma abordagem inclusiva, cultural e que prioriza as pessoas. Eles concordaram em implementar a estratégia de Carol graças a ela para pensar grande.
5 benefícios de olhar para o quadro geral
Pensar no quadro geral tem seus benefícios. Vamos falar sobre cinco benefícios de olhar para o quadro geral.
- Ele ajuda as organizações a permanecerem resilientes diante de mudanças e adversidades. O pensamento geral ajuda você a construir uma almofada de resiliência em meio à mudança. Quando as coisas o colocam em um loop, seu pensamento geral pode ajudá-lo a se adaptar com facilidade.
- Mantém as empresas ágeis (especialmente em tempos desafiadores). A agilidade é mais importante do que nunca com a mudança como uma constante. Especialmente quando a mudança se torna mais complexa, o pensamento geral mantém sua empresa ágil.
- Isso ajuda a melhorar sua linha de fundo. Adotar o pensamento estratégico ajuda a melhorar seu desempenho organizacional . Quando as organizações estão voltadas para o futuro, seu desempenho geral também se beneficia.
- Cria uma cultura de imaginação e criatividade. Valorize o entusiasmo, a diversão e a imaginação. Quando você consegue incorporar o pensamento estratégico à cultura da sua empresa , seus funcionários se beneficiam.
- Pode aumentar a capacidade da sua organização de adotar a previsão estratégica. A previsão estratégica é a capacidade de olhar para o futuro e fornecer informações sobre o que pode acontecer no futuro. Essa tomada de decisão voltada para o futuro ajuda sua organização a ficar à frente da curva.