Quer saber o que faz um paisagista? Ou então decidiu empreender na área do paisagismo? Confira agora um conteúdo completo sobre o tema e tenha capacidade de alcançar resultados incríveis!

Sem dúvida nenhuma o jardim de uma casa é uma das principais formas de apresentação de um ambiente organizado e com boa apresentação. Mas como lidamos com seres vivos de vontade própria, esta tarefa não é um tanto quanto simples.

Quem aí já tentou fazer um canteiro de flores dar certo, ou mesmo tentou cuidar de algo como uma orquídea mais delicada, com certeza sabe o trabalho que dá.

Mas isso se considerarmos um simples espaço familiar, como por exemplo uma casa.

A missão fica ainda mais difícil, importante e desafiadora quando falamos de estabelecimentos corporativos ou comerciais. Afinal de contas, nestes casos estaríamos apresentando toda uma imagem de uma empresa através desta apresentação.

E não se engane, não é porque você tem simples plantas em vasos que elas vão dispensar cuidados.

Entretanto o principal desafio é dispensar o tempo que este tipo de ser vivo precisa. Sem contar a necessidade de entender do assunto de maneira suficiente para garantir um bom resultado de maneira geral.

É para isto que surgiu a área do paisagismo, algo que vai muito além da jardinagem tradicional, até mesmo sendo considerado como paisagismo e jardinagem de uma forma geral.

Esta é uma área extremamente importante para todos que desejam ter um visual incrível e garantir bons resultados.

Vamos conferir?

contratar-paisagista

O que é paisagismo e jardinagem?

Primeiramente é interessante notar que este conceito normalmente se engloba só na primeira palavra, já que as atividades de jardinagem se encaixam neste grupo.

Mas de uma forma bem mais direta, esta é a técnica utilizada para projetar, planejar, gerir e preservar espaços que sejam livres de uma maneira otimizada.

E isto irá se encaixar para qualquer tipo de local, seja público, privado, urbano ou rural.

Em geral é uma aplicação prática da arquitetura, mas podemos encontrar profissionais práticos, como por exemplo jardineiros e decoradores, que possuem técnicas avançadas e experiências para fazer seus próprios projetos.

Entretanto, ainda não consideram o espaço de uma maneira geral, estão mais propensos a manter o que já existe de uma maneira excelente.

Existem também empresas especializadas no assunto, onde há a possibilidade de se contratar os recursos em um pacote mais econômico.

contratar-profissional-paisagista

Técnicas e ações utilizadas por profissionais paisagistas hoje

Aqui estão alguns exemplos de alguns serviços que um profissional da área pode executar em um ambiente. 

Assim como é interessante mostrar que a pessoa precisa ter uma noção interessante de como fazer seu trabalho para conseguir bons resultados de uma maneira geral.

Por isso é crucial saber o local correto de onde contratar estes profissionais.

1 – Jardim Vertical

Muitas pessoas desejam entregar algum tipo de vegetação em seus ambientes, pois isso ajuda a suavizar a imagem do local, além de proporcionar até mesmo um aroma agradável.

Entretanto, o local pode não ser muito espaçoso, ou mesmo não ter nenhuma quantidade de terra exposta. E por isso, é importante ter em mente que você pode fazer algo na posição vertical.

É como se fosse uma horta em vasos, mas nestes caso serão plantas ornamentais dispostas em vaso em uma parede.

Quando o serviço é feito de maneira dedicada de inteligente, o resultado costuma ser muito interessante e ótimo de se expor.

2 – Lago Zen

Uma outra forma de entregar vida para um ambiente é implementar um pequeno lago artificial para o local.

Também chamado de lago zen, esta é uma estrutura que entrega um visual incrível que normalmente é melhor apresentado com carpas ornamentais, que entregam um espetáculo de cores.

A disposição de pedras e vegetação nas bordas consegue entregar um efeito ainda mais incrível.

3 – Escolha de mobiliário

Você provavelmente já deve ter visto jardins incríveis por aí, com uma excelente distribuição de cadeiras, mesas e bancos.

Assim como provavelmente deve ter ficado encantado com algum tipo de gazebo, que também é uma estrutura muito interessante.

De fato, é trabalho de um paisagista escolher estes móveis, além de decidir o posicionamento e quantidade.

Lembre-se, é interessante que você preserve o espaço que tem. Um profissional de qualidade vai entregar a melhor distribuição de móveis pelo espaço disponível.

Isto fará com que você tenha não só uma apresentação e conforto acima da média, mas também uma excelente mobilidade para todos que precisam frequentar o local.

4 – Preservação de área verde bem trabalhada

As leis do nosso país exigem uma certa quantidade de área verde a ser preservada em todos os imóveis. Isto significa normalmente uma grande dor de cabeça, principalmente para imóveis de pequeno porte.

Ignorar esta prática faz com que você tenha que pagar multas ou até mesmo tenha algum impedimento legal para vender o imóvel mais para frente.

Sendo assim, o profissional de paisagismo consegue entregar uma excelente vista com a facilidade de aproveitar cada centímetro desta área verde.

Além disso, ele é capaz de implementar uma, mesmo que o imóvel já tenha sido removido a que lhe pertence.

Uma das técnicas que normalmente são aplicadas neste momento é exatamente as texturas diversificadas. Onde você pode, através de plantas, fazer uma combinação variada de cores e apresentações.

Só o profissional de paisagismo qualificado tem a possibilidade de realizar isto de maneira eficaz.

paisagismo-e-jardinagem

Como me tornar um paisagista?

Existem vários caminhos pelos quais você pode se tornar um profissional destacado na área. Sendo que a maioria deles é rápida e barata.

Entretanto, quanto melhor profissional você for, melhor você irá receber e mais propostas de trabalho vai alcançar.

Claro, você pode começar com uma abordagem mais livre de início e utilizar o dinheiro que ganhar para ir se especializando.

Sendo assim, gostaria de apresentar aqui algumas das opções que fazer toda a diferença neste mercado.

Tipos de cursos

[1] Cursos de Graduação

Esta é a opção de preparação mais longa e cara que você irá encontrar, e normalmente o profissional deste calibre fica mais na parte de planejamento, onde quase nunca põe a mão na massa.

De fato, é uma das melhores maneiras de aprender como organizar espaços, fazer combinações de cores e texturas.

Entretanto, você terá que encarar em média 5 anos de aulas e muitas vezes pagar uma grande soma por isso.

Mas em geral você terá a possibilidade de ganhar melhores salários.

Algumas das opções de curso mais comuns são:

[2] Cursos técnicos

Os cursos técnicos são opções intermediárias incríveis, onde você irá encontrar uma gama de conhecimentos básicos para trabalhar em parte no planejamento e em parte na execução.

Muitos profissionais conseguem empreender sozinhos desta forma, mas começar no topo deste modo costuma exigir algum talento.

Ou seja, o normal é começar com uma abordagem mais prática e ir acumulando experiência com o tempo para ter resultados de verdade.

É uma excelente maneira de iniciar a profissão se você tem tempo livre em certa medida e não tem muitos recursos de sobra.

Alguns dos cursos técnicos que você pode se apoiar são:

  • Decoração

  • Jardinagem

  • Plantas ornamentais

  • Manejo de solo e manutenção

  • Técnico em meio ambiente

  • Botânica

  • Desenho arquitetônico

[3] Cursos livres

Outra opção interessante nesta área são os cursos livres. Normalmente eles possuem um valor muito baixo, onde o curso inteiro acaba contando como uma fração de uma mensalidade de faculdade.

Entretanto, nem sempre o conteúdo de um curso só é suficiente, e você vai precisar acumular alguns para começar a trabalhar.

Ainda assim, estamos falando de algo que pode ser feito em algumas semanas ou poucos meses, mas que de maneira geral possibilita iniciar na profissão.

Claro, não será na melhor posição ou com o melhor salário, mas é uma ótima forma de começar quando se está limitado de uma maneira geral.

contratar-jardineiro

Como conseguir clientes?

Esta é uma das tarefas mais desafiadoras para quem está começando. Por isso, é interessante contar com a ajuda de uma equipe e plataforma especializada na divulgação de serviços em geral.

Sendo assim, hoje gostaria de falar um pouco mais do nosso site, o Tá Contratado. Este é um local onde especialistas encontram um espaço para ter seus trabalhos divulgados de maneira incrível!

E por isso vale a pena conferir de maneira especial.

Se você quiser saber mais como conquistar clientes de uma forma orgânica e rápida, clique no botão abaixo:

botao-cta-empresa-1

Como contratar um bom paisagista

Agora, se você chegou aqui esperando contratar alguém da área do paisagismo, então chegou ao local certo.

Temos um bom catálogo de profissionais de várias áreas que irão facilitar o seu trabalho. Por isso, clique no botão abaixo e confira as opções:

botao-cta-prestador-1

Conclusão

Uma das melhores formas de manter seu ambiente com capacidade plena de receber pessoas e clientes é realmente garantir um profissional de qualidade.

Para aqueles que desejam uma profissão interessante e estável, o paisagismo também é uma opção incrível.

Por isso, recomendamos que você passe pelo Tá Contratado para encontrar as melhores opções na área.

Qualquer dúvida estamos à disposição aqui nos comentários, ok?

Até a próxima dica!

 
Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.