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O que são Backlinks: como usar para melhorar o site

O que são Backlinks: como usar para melhorar o site

Lá está você navegando pela internet. Entra em um site que por algum motivo chamou a sua atenção. Leitura adentro e você começa a correr o ponteiro do mouse pela página. Nesse meio tempo, é bastante provável que você encontre pelo menos um link nela.

Um link é uma ligação direta para algum conteúdo disponibilizado na internet. Eles são muito usados pelos usuários para referenciar alguma outra página ou conteúdo que considerem relevante, acrescentando mais valor e credibilidade ao que compartilham na rede. No mundo das linkagens pela internet estão os backlinks.

Estes tipos de links configuram uma das estratégias mais importantes para quem quer alcançar a primeira página do Google e se tornar referência no que produz ou oferece às pessoas.

E como todo empresário ou empreendedor, seja iniciante ou experiente, deseja ser reconhecido e ter autoridade no seu campo de atuação, vamos explicar tudo o que de mais importante você precisa saber sobre backlinks.

Importante: saiba que você precisa – e muito – deles para ser reconhecido, bem posicionado e conseguir fazer seu negócio decolar na internet. Está preparado para começar a sua jornada rumo ao domínio digital?

UM LINK É UMA LIGAÇÃO DIRETA PARA ALGUM CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NA INTERNET. ELES SÃO MUITO USADOS PELOS USUÁRIOS PARA REFERENCIAR ALGUMA OUTRA PÁGINA OU CONTEÚDO QUE CONSIDEREM RELEVANTE, ACRESCENTANDO MAIS VALOR E CREDIBILIDADE AO QUE COMPARTILHAM NA REDE. NO MUNDO DAS LINKAGENS PELA INTERNET ESTÃO OS BACKLINKS. | SERVIÇOS: ENCONTRE OS MELHORES PROFISSIONAIS PARA O SEU PROJETO NA PLATAFORMA TÁ CONTRATADO! CONTRATE ESPECIALISTAS, AUTÔNOMOS E TALENTOS DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL. | BACKLINKS

O que é backlink?

Backlinks são ligações (links) que qualquer página na internet recebe de domínios ou subdomínios apontando para ela. Eles também são conhecidos como “inbound links” ou “links de chegada”, pois foram posicionados estrategicamente em algum conteúdo que está recebendo ou apontando para algum site de interesse. Numa primeira classificação mais ampla, os backlinks podem ser dos divididos em dois grandes grupos.

  • Internos

É quando os backlinks são feitos dentro de um mesmo domínio, em que as páginas de um site são linkadas entre si para completar informações e fazer com que os usuários recebam conteúdos e conhecimentos adicionais.

Essa prática faz com que um site linkado internamente melhore suas estatísticas de tempo de permanência do usuário no domínio e no número de visitas a algum conteúdo. Também ajuda na diminuição do “bounce rate”, uma métrica que denuncia a rejeição de um site ou página pelos visitantes.

  • Externos

É quando os backlinks recebidos são de domínios externos a um site. Geralmente, isso acontece quando um domínio encontra em um site externo um conteúdo que ele não tem. E, por ser tão bom e relevante, esse conteúdo se torna irresistível de fazer uma linkagem para o site proprietário do conteúdo.

Essa prática não apenas é uma forma de contribuir com conhecimento para os visitantes em um site, como também ajuda o site referenciado a construir sua autoridade e relevância para os motores de busca. Além desse mesmo domínio também passar a receber mais tráfego com o tempo.

Por que seu site precisa de backlinks para alcançar a primeira página do Google?

Backlinks servem basicamente para medir a autoridade e a relevância de um domínio sobre um determinado assunto ou produto. E é exatamente isso o que você deve querer para seu negócio na internet.

Quanto mais um site cria uma safra de backlinks internos e recebe apontamentos externos vindos de outros sites, mais é reconhecido como uma referência no que se propõe a fazer e passa a receber ainda mais valor pelos motores de busca, como Google.

Em outras palavras, um site referenciado em outro começa a ganhar tanta atenção dos mecanismos de busca que logo é jogado para as primeiras páginas dos resultados de pesquisa neles.

Consequentemente, começa também a receber muito mais tráfego orgânico, se tornar autoridade na internet e se consolidar como uma grande referência no seu campo de atuação ou assunto com que trabalha.

É assim que profissionais de publicidade e marketing se aproveitam para agir e criar suas campanhas para potencializar as vendas de produtos ou indicar anúncios patrocinados, como banners, em sites que já estão bem posicionados.

Essa lógica de ideias é extremamente importante para você guardar e entender a real importância de ter backlinks apontando para o seu site. E também para entender que é imprescindível criar e aplicar uma estratégia de aquisição de backlinks, de quantidade e de qualidade, para conquistar a tão sonhada primeira posição no Google.

Como backlinks influenciam no SEO do seu site?

Estar nas primeiras páginas do Google é o desejo de praticamente todo usuário ou empreendedor que quer ter sucesso na internet. Mas o caminho para chegar até lá depende também da influência que os backlinks têm nos fatores de ranqueamento dos motores de busca.

Ser bem ranqueado no Google significa que seu site ou conteúdo tem tanta qualidade e relevância que os usuários o referenciam no site deles ou compartilham nas suas redes sociais apontando backlinks diretamente para o seu domínio.

E quando as pessoas forem pesquisar por determinado assunto no Google, seu site vai estar tão bem referenciado e com uma relevância já tão bem consolidada que é ele que vai aparecer como sugestão de conteúdo para ser lido ou consumido.

Se tem muita gente acessando e compartilhando seu conteúdo pela qualidade, é porque ela realmente tem algum diferencial para o usuário e o ajuda de alguma forma. Por isso os backlinks influenciam tanto no SEO (Search Engine Optimization) da sua página.

A quantidade de backlinks de um domínio é um indicador para mostrar aos motores de busca que ele é bem conceituado e relevante para os usuários. E quanto mais apontamentos em outros domínios um site tem, mais ele vai sendo puxado para o topo.

Tipos de backlinks para focar sua estratégia de aquisição

Além da classificação mais ampla (internos e externos) que você já conhece, backlinks também são classificados de acordo com as suas características mais particulares. Você deve se atentar a cada uma delas e a cada tipo de backlinks para entender no que deve focar e fazer com sua estratégia de aquisição de links tenha sucesso.

Afinal, como você quer que seu site apareça na primeira página do Google, é fundamental que os links que você conseguir sejam de valor e tragam com eles relevância e autoridade de outras páginas melhor posicionadas.

Juice Links

São os tipos mais básicos e comuns de backlinks. Esse tipo de link simplesmente traz visitantes de outros sites da internet para dentro do seu negócio online, consequentemente aumentando o tráfego da sua página.

E, como já sabemos, quanto mais tráfego uma página tem, melhor ela é ranqueada nos motores de busca, pois eles entendem que sua página tem conteúdos tão atrativos que as pessoas não conseguem deixar de acessá-la.

É o que se chama de autoridade de domínio. A partir do momento que um site chega às primeiras posições do Google, ela automaticamente se firma como referência em alguma área especializada, servindo de modelo e exemplo para outras páginas, sites e até mesmo concorrentes.

Links No-Follow

Links No-Follow são os que têm um limite na transmissão de autoridade e relevância de um site para outro. Isso quer dizer que, embora uma página esteja ligada a outra por meio de um link, se este link tiver a tag “nofollow” no script da sua página, a ligação simplesmente não estará completa.

A tag “nofollow” é normalmente utilizada por um site com métricas altas de autoridade e relevância para impedir que sites com iniciantes ou pouco conhecidos melhorem seu posicionamento às custas dele.

É uma forma de impedir linkagens desnecessárias vindas de toda a internet. É o que acontece, por exemplo, em sites do governo (órgão públicos) e educacionais (instituições de ensino).

Também acontece com frequência em comentários de blogs, para evitar que usuários aleatórios deixem mensagens invasivas (spams) e sem contexto, apenas para serem referenciados de graça.

Links Do-Follow

Links Do-Follow são o tipo de backlinks que você deve perseguir na sua estratégia de aquisição de backlinks. Mas por quê? Eles funcionam de forma contrária aos links do tipo No-Follow, completando totalmente a ligação entre domínios.

Isso quer dizer que, quando um link criado em um site possui a tag “follow” no script da sua página, ele transmite a autoridade e relevância do site para a página a qual que ele está apontando. Esse tipo de backlink é um grande diferencial para sites com baixa relevância e autoridade perante os motores de busca.

Quanto mais eles conseguirem links Do-Follow, mais o posicionamento deles será melhorado com o tempo. Links Do-Follow também são normalmente usados por empresas de segmentos de mercado parecidos ou que de alguma forma se conectam nos seus negócios.

É uma tática de construir relacionamento entre si enquanto se apresentam aos clientes umas das outras. E, ao mesmo tempo, trocam links de qualidade para reafirmar sua relevância e autoridade no Google.

Root Domain Links

Os links do tipo Root Domain se referem à quantidade de links que um site recebe de um mesmo domínio. Ele basicamente indica que, não importa se uma página recebe 100 links de um único domínio, a relevância e autoridade transferida a ele, considerando que seja um backlink também do tipo Do-Follow, será apenas de único link.

Então, não adianta sair linkando desesperadamente para um único site com métricas mais altas para tentar também ganhar essa mesma autoridade e relevância para o seu site. O que será contado, no final das contas, é somente um link.

Você precisará de muitos links únicos de sites com bons posicionamentos nos motores de busca para também ser puxado para as primeiras páginas.

Como fazer Link Building e conseguir backlinks

Você já tem uma boa noção do que é backlink, como ele funciona e influencia no SEO do seu site. Também conheceu os tipos de backlinks existentes, o que eles significam e como se relacionam com as páginas espalhadas por toda a internet. Então, chegou a hora de dar mais um passo importante no sucesso do seu negócio na rede.

Antes de tudo, você precisa se planejar e saber como vai conduzir a sua estratégia de apontamento de links para o seu site. Ou seja, como você vai planejar e realizar a sua estratégia de Link Building. Esse termo pode assustar num primeiro momento.

O que é Link Building?

Link Building é um conjunto de técnicas que têm como finalidade conseguir links apontando para um determinado site. O objetivo com isso é influenciar a relevância e melhorar a autoridade desse mesmo site nos motores de busca.

Um link recebido de um site externo ao seu funciona basicamente como um voto de confiança para ele. Receber vários votos de confiança de diversos sites é o que deve ser o foco da sua jornada em conseguir links para o seu site.

Tenha em mente que um site sem links ou sem links apontando para ele simplesmente não consegue alcançar um bom posicionamento. Com isso, ele também jamais vai ter popularidade, gerar tráfego naturalmente e nem se tornar relevante na internet. Mas como exatamente receber links de outros sites?

Que tipos de coisas você pode fazer para que outros sites façam apontamentos para a sua página? Isso é o que você vai descobrir agora, com uma relação de tarefas úteis logo abaixo para pôr em prática.

Crie conteúdos sensacionais

Um dos primeiros passos iniciais para se tornar uma referência na internet é criando conteúdos sensacionais. Todo mundo é especialista ou domina muito bem algum tipo de assunto. Que tal aproveitar esse conhecimento todo e começar a publicar conteúdos no seu blog?

É assim que seus visitantes vão passar a considerar você uma referência em determinado assunto. E, com o tempo, a sua página vai começar a chamar a atenção de cada vez mais pessoas, além de também passar a ser recomendada a outras pessoas que seus leitores conhecem.

Seu site vai começar a atrair cada vez mais tráfego orgânico, aumentando número de visitas e muito provavelmente começará a ser linkado em diversos outros sites. E isso não é exatamente o que você quer na sua estratégia de Link Building?

Mas fique atento: seu conteúdo realmente precisa ser bom e o mais completo possível. Delimite os tópicos que pretende abordar durante os assuntos, explique toda a sua ideia e envolva o leitor com seu conhecimento e curiosidade que só você sabe. Uma dica aqui é pesquisar em blogs já consagrados que tipos de temas eles trabalham.

Procure brechas de tópicos que talvez possam estar faltando nos conteúdos e use nos seus. Ou, ainda, capriche e tenha empenho e dedicação para melhorar o que já existe pela internet. E, claro, jamais copie os conteúdos de outros sites.

O máximo que você pode fazer é se aproximar de ideias e contextos já existentes. Mas jamais replicar integralmente uma frase ou, pior ainda, um parágrafo inteiro de algum assunto. Afinal, você não quer ser visto como preguiçoso e nem ser penalizado pelo Google, certo?

Escreva Guest Posts para outros sites

Também conhecidos como postagens de convidados em outros blogs, os Guests Posts são uma prática muito eficiente para conseguir backlinks de forma natural para o seu site. E eles devem ser encarados como um segundo recurso para você priorizar na sua estratégia de Link Building.

Publicar um conteúdo com a sua especialidade em um outro site garante uma série de benefícios para a sua página. Você não apenas estará assumindo uma postura de autoridade sobre um assunto, como também conseguirá atingir uma audiência que normalmente não está no seu volume de visitantes ou base de clientes.

Guests Posts acontecem com frequência quando duas empresas fecham uma parceria que têm pontos de interesse em comum nos seus negócios. Elas trocam conteúdos de qualidade entre os seus blogs, informando e educando o leitores de cada uma delas com as suas especialidades na internet.

E assim como você quer aparecer em outros sites e receber backlinks apontando para o seu blog, os seus contatos também querem produzir conteúdos para publicar na sua página. Entenda que, para alcançar uma boa posição no Google, você precisa ceder espaço para que terceiros também sejam autores no seu blog.

É uma troca de favores que todo mundo sai ganhando. É mais fácil conseguir backlinks por Guests Posts quando já se tem um site ou um blog com uma reputação positiva na internet.

O próprio contato inicial com o site em foco e a ideia da proposta de troca de conteúdos de qualidade com Link Building em mente são aceitos e concretizados com muito mais fluidez.

Divulgue Publieditoriais em outros blogs

Os publieditoriais também são conteúdos que você pode criar para contribuir com outros sites e conquistar backlinks. Eles têm algumas particularidades que você precisa conhecer antes de começar a produzir e a contactar blogs em potencial.

A primeira delas é que os publieditoriais têm um tom bem mais comercial, apresentando produtos e reforçando suas características mais atrativas. O que é totalmente diferente dos Guest Posts, que são, na sua essência, mais informativos e educativos para o leitor.

Além disso, os publieditoriais são sempre conteúdos pagos. Então você só vai conseguir aparecer com conteúdo e links do seu blog em um outros sites se tiver um orçamento para gastar com essa estratégia de Link Building.

Faça comentários em blogs e fóruns

Comentários são uma das formas mais simples e rápidas de se conquistar backlinks. Você apenas precisa encontrar blogs e fóruns que tenham um espaço para comentários e começar a marcar presença neles. Às vezes, comentários nesses lugares precisam de uma aprovação prévia dos produtores de conteúdo ou mesmo dos donos das páginas.

Isso acontece porque eles querem evitar ao máximo que comentários aleatórios sejam feitos só pelo fator da linkagem pura. Por isso, é importante caprichar e acrescentar alguma novidade ou mensagem relevante no comentário postado. A ideia é não ser identificado como um usuário tóxico, que apenas faz spam e não contribui em nada para o conteúdo disponibilizado.

Geralmente, os comentários com links postados em blogs ou fóruns são automaticamente atribuídos com a tag “no-follow”. E como você já sabe, esses tipos de links não carregam relevância consigo e nem ajudam na autoridade da página de destino. Mas isso não chega a ser exatamente um problema.

Ainda que seus comentários tenham essa marcação, pelo menos você estará espalhando a mensagem do seu blog ou da sua empresa pela internet. É uma forma de garantir que, de alguma forma, você estará sendo citado na rede. Algo que, em alguma hora, pode começar a trazer mais visitantes e, consequentemente mais autoridade, para o seu site.

Esteja nas redes sociais

Não tem escapatória: quem quer ter autoridade e relevância na internet precisa estar nas redes sociais. Então, é mais do que recomendado que você crie uma página ou comunidade do seu blog ou da sua marca. Mas não adianta só criar.

É preciso participar ativamente, criar um relacionamento com seus visitantes e clientes. Responder perguntas, interagir com comentários e tirar dúvidas são só algumas das práticas que você pode fazer diariamente para engajar com todos eles.

As redes sociais permitem que você replique seus links normalmente, ainda que, na maioria das vezes, eles recebam a tag “no-follow” quando publicados. Você pode fazer isso quando saírem novas postagens no seu blog ou quando houver novidades na sua loja virtual.

Usar a estratégia de Link Building em redes sociais é mais uma forma de espalhar seus links pela internet e fazer com que seu site receba cada vez mais visitas. Algo extremamente importante para quem quer aparecer nas primeiras posições nos motores de busca.

 

 

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